Prosa Poetica Vinicius de Moraes
A palavra tem força criadora, minha mente é mais do que o agora; refiz meus conceitos, quando ouvi conselhos; me refiz, aprendiz, eu mesmo; vertente de pensamento, eu prego o respeito, me fiz desse jeito; revejo o que eu vejo; não limito minha mente, limpo, vívido, simplesmente benevolente; água ardente descontente - sorri alegremente - plantei a semente, quebrei a corrente - olhe pra minha gente - sou um entre quantos? Julgado um delinquente, só quero a felicidade, dês de poucos anos de idade; enfrentei os vilões da minha cidade, inveja, a trama é vaidade, precioso seja o poder da ação: que gera a reflexão.
Eu quero: educar a ignorância - ensinar o mau a respeitar - o depressivo a sonhar - juntar os rebanhos - limpar os crânios - revisitar onde estamos - fragmentar o que pensamos - contemplar o que façamos - destravar a roleta no espaço - vincular a vírgula com o ponto - sou o próprio óbvio -revestido por acaso - fiz da vida meu lazer - quero viver aquilo que desejo - revejo meus critérios - liberdade vem da mente.
Minha função é a mesma de quem se compromete com a existência além do próprio lucro. Devemos observar este mundo artificial que criamos e entender que ele deve ser ignorado para que possamos pensar no verdadeiro mundo natural, aonde ser tem mais valor do que qualquer objeto criado pelo homem.
Sou água viva observando cardumes em direção a rede. Entre estrelas e cavalos marinhos, procuro sentido na existência do ser que habita tudo que existe nestas águas tempestuosas necessitando de calma. Haveria um sentido a ser seguido, sentido este que tenho perseguido todos os dias da minha vida; já não vejo mais objetivo para à existência, a não ser: descobrir porque ela existe.
Rompi os limites do incompreensível. Administrei a vida sabiamente; me vi com o ego e ele na minha mão; olhei com os olhos de quem vê a verdade nas entrelinhas: de quem respira o sentimento de clareza, que se derrete no amor da tristeza. Frente a versos a beleza fria e quente de um tom rosado que mostra a beleza da natureza, o sol que toca a atmosfera nessa esfera solitária onde Deus habita no centro da alma.
Ouvi todas as orações do mundo. Me baseio em águas densas de sabor árduo, frente minha navegação crônica de fatos repassamos. Me mostrou que sei do valor do sentimento. Vivendo sempre livre. Pensamento que organiza a matéria. Criado da plebeia, referência da alcateia, resumo de uma vida. Só quem sofreu sabe. Relance ao alcance. Me liberto quando crio; vivo sobre meu domínio.
Respiro pensamento, me livro no momento rumo ao infinito descrevendo o que almejo. Resolvo todos os problemas, antes que aconteçam. Desci dos céus aos olhos de quem vê, de quem se mostra pelo que diz, fiz viagens por lugares jamais vistos no universo desconexo tudo isso engana minha mente, agora sei quem sou o próprio criador do que se movimenta a minha frente, quem sabe experimenta, ausente do que me acorrenta, moro nas palavras, destravo travas deste mundo, sábio e profundo, mergulho fundo na minha alma, vivo no sonho do amor, calor que corre com meu sangue por minhas veias, uma abelha da colmeia, vida é coisa é séria, existe algo além de mim e da plateia.
Sigo solto no espaço me encaixo no compasso desembaraço o complicado é desarmo as armadilhas fuga da jaula antes que chegue a guilhotina flutuando olhando pairando sobre todos os problemas, visões e dilemas ritmologia que reprograma o sistema bolando um tema fixo no objeto fácil o sódio nunca foi motivo pra ficar imóvel
Me encontro nas palavras todos os dias, assim vou curando velhas manias. Sou eu quem guia meu próprio destino. Vou respirando lembrando dos tempos de menino: a pureza, a beleza de viver com intensidade; agora é só vaidade, isso invade os centros da cidade, até a periferia. Escrevi com o coração pra entender qual minha intenção, cansei de me calar perante os maus; fiz da minha vida algo surreal, distinção do físico e astral. Desenvolvimento de um Ser que pensa no todo. Realidade criada, uns servem de escada, vida mal amada, alma desarmada.
Uso minha mente pra quebrar todas barreiras destruo limites e fronteira imaginação processo de criação olho minha volta a medusa se encontra na coxa de correios chega mais algumas contas transformo chumbo em ouro sou besouro deste formigueiro me vigio o tempo inteiro frequência de desabrochamento relaxamento perante o sofrimento variedades de sabores, cores e caloria liricismo prático tático didático pra quem sabe etimologia dente de sabre fisiologia representatividade atividade flexibilidade homenagem pra quem me observa fiz da minha ente minha vida a minha selva.
Pra voar não preciso de aeronave. Pra sair da atmosfera não preciso de espaçonave. Pra viajar no tempo não preciso de maquinário. Sou uma existência no tempo espaço ilimitado, atravessando dimensões do imaginário; ando pelo vocabulário; sou mais do que esperar por salário. Depois de certo tempo não faz sentido comemorar aniversário.
Vou escrever tudo que vejo, tudo que sei e que imagino: tudo isso vai virar um hino; vários sorrindo o tempo inteiro, tô sonhando além do travesseiro. Viver livre é ser você o tempo inteiro, sou arteiro dês dos tempos do recreio - veja no que creio - recriação de realidade, autenticação de releitura da verdade.
Tiro a venda dos olhos para ver a verdade. O Ser fica ofuscado em meio a inversão de valores. O amor foi posto como produto ou moeda de troca. Não existe mais o senso de humanidade. O homem perde todo o tempo de sua existência preso a seus extintos e paixões, se assemelhando aos animais, porém com menos habilidades e mais fragilidades.
"As revoluções de 1789 e 1917 são idênticas, tiraram o poder da mão de apenas um, para depois colocar na mão de apenas um. Acabaram com o feudalismo no país. Tentaram criar um novo estilo de sociedade do zero, ignorando fatores humanos e econômicos, e levaram os respectivos países a uma chacina étnica e cultural sem precedentes."
Segundo o cristianismo Jesus o filho mais amoroso de Deus foi sacrificado para salvar a escória. Essa afirmação me leva às seguintes questões: como é chamado um pai que mata seu filho? Jesus não seria mais útil vivo do quê morto? Quem se salvou? Salvar do quê? Pra mim a única explicação é que mataram Cristo porque ele era um idealista que colocava o império em risco, então o sacrificaram para servir de exemplo, igual ao que sempre aconteceu na história.
A mídia espalha negatividade através de reportagens para que entre na sua: casa, vida, pensamento... Tudo para preencher o tempo de transmissão e intercalar os comerciais que é o grande objetivo. Do quê adianta saber de tudo que eles querem que você saiba e não fazer nada para mudar a situação? Seríamos uma espécie de testemunhas, ou cúmplices da falta de Humanidade? Haveria algo há ser feito para mudar o panorâmica?
Parei de frequentar "templos sagrados" quando percebi que a maioria das pessoas rezavam e seguiam dogmas mas não agiam no dia-dia, não existia uma união aonde o líder promovesse uma revolução para acabar com o mau na Terra! Só existia egoísmo e vitimização pela falta de reflexão e alienação promovida pelo sistema - pois o mau que existia também era fruto dos atos dos próprios adeptos. E foi em meio a estes e outros questionamentos: que descobri que sou um filósofo.
Não, não, não, eu não sou um cara comum, na verdade não consigo o ser, sabe o que eu sou? sou monstruosamente sonhador e sonhador. Aquilo que é comum me irrita perto da loucura excepcional, desmedidamente sã e consciente que tudo está acabando e precisamos aproveitar. Por que me entregaria ao previsível padrão humano quando posso ser extraordinário?
O ateísmo não é capaz de sustentar sua crença, esse crente precisa ter superpoder para ter tal fé, que é assustadoramente mil vezes maior que a fé cristã, se há sabedoria e inteligente nisso há uma montanha no sapato que aponta loucura, por essa e outras o ateísmo é uma farsa colecionadora das estupidezes.
A sua identidade é o reflexo de tudo aquilo que você se identifica, ou seja, o que você gosta, esses gostos e sabores experimentados e aderidos, inevitavelmente vão guiando você, direcionando a um destino que é fruto de toda plantação em sua caminhada chamada vida, por isso fique atento, cuidado com o que você deixa ter parte da sua atenção, logo tem parte da sua existência, para o bem e para o mal, tudo, absolutamente tudo influencia.
