Prosa Poetica Vinicius de Moraes
Caminha, vai, dá mais um passo,
Todas as grandes coisas
Começam pequeninas.
Toda grande jornada
começa com um passo.
Redime o pensamento de fraqueza,
Deus te guiará.
Não olhes para trás,
nem pares no caminho.
Vês lá no fim da estrada
aquele arbusto pequenino?
Não é arbusto, não,
é a árvore mais alta que encontrarás.
Senta-te à sombra dela e te dirá:
"Eu nasci de uma simples sementinha!"
A CERTEZA
Lá onde a arte não traz a resposta,
Lá onde a ciência não entende, nem explica
Lá onde o conhecimento não alcança,
Lá, onde o sentimento expande até não caber mais
Pois é bem lá, onde eu tenho esperança...
... no que o ser humano nem consegue alcançar,
...em quem a razão não consegue nem conceber
...é lá que minha certeza mora!
É sua, é minha... É dor, de amor.
Cabe a nós pensarmos em algo que nos abrigue a mente e de fato nos faça reagir ao sombrio da dor. Pelo que deixa minha alma embasbacada pelo não compreender da traição, e com meus botões fico a relutar, como posso tão nefasta sensação e desprezível sentimento retrair minha mente no não merecer perdoador?
Todas as lágrimas não apagarão jamais minha sombra de angústia, as palavras não serão de prolongar algum capaz de amenizar as feridas do meu eu, e porque me dizer perdão, se perdão não vem de mim? Perdoar é santo e santa no momento está longe da minha condição humana.
Muitas águas sobrevirão, e milhares de casos se repetirão, mas jamais será normal, não será aceitável e feliz desdenhar do amor, como se as mudanças negativas da sociedade hipócrita e mentirosa venham acessar minha vida e tirar de mim o direito de ser antiquada sim, infeliz pela felicidade da nação de modo algum.
Cabe a nós não permitirmos deixar acontecer, mas caso aconteça, não nos é correto fingir entender a farsa da traição e desmedir a realidade de que quem ama também pode facilmente trair e pedir desculpas.
Sou dona da minha razão, sou eu quem decide se fico ou se não, quem é você para decidir de mim e fingir assim?
Não sou dona do que sente o coração, agir irracionalmente me faz ser chocante e buscar dentro da dor a solução para o que não pode ser explicado.
Bom, diante de tanta indecisão, me resguardo no meu eu para tentar uma possível reabilitação e por fim, continuar vivendo, pois quem não vive não tem coração.
Definho-me no meu âmago e me detenho de uma dose de sabedoria, me permitindo ser forte e caminhar rumo a mais uma jornada, porque este é o verdadeiro sentido de viver.
E nada, jamais poderá ser explicado sem antes ser, vivido, sentido, chorado!
FORA DA ORDEM
O mundo todo passa por uma situação de total descontrole, desordem. As pessoas cada vez mais são excluídas por força do sistema capitalista, voraz, onde tudo funciona em torno do lucro. O ser humano passa a ser apenas composição da paisagem, pois o indivíduo foi esquecido, a coletividade existe, porém não ha coesão, a valorização humana é relativa. Tornam mártires pessoas como a pagodeira baiana Kelly Cyclone (assassinada recentemente), assim como acontece no Rio de Janeiro em meio aos morros ao som do funk. Por aqui, não existe mais ordem, respeito, critério pra coisa alguma. Deparei-me esta semana às 08:30 da manhã no sufocante e sempre engarrafado trafego da capital baiana, com um sujeito em seu carro, vidros baixos, escutando seu pagodão cujas letras propagam a violência e desvalorizam a família, em especial a mulher. Com aspecto ameaçador, guiava seu carro imitando a voz do cantor, dando socos no ar, tatuagens nos braços, olhos avermelhados e rosto inchado, num comportamento anormal, ziguezagueando entre os demais veículos e parecia ter pressa por algo. O que se esperar de tudo isto? Aqui tudo pode, afinal é a diversidade cultural! Em benefício de quem? Isto é democracia? Vivemos em liberdade sem paz. Isto é possível? Claro que não! Vivemos como bois na toada e quem não se enquadra sofre por omissão dos poderes. Precisamos de um choque de ordem moral, de ética, de rumo e prumo, de verdadeiros lideres que nos possa conduzir a valorização humana e desenvolvimento social. Na minha opinião está tudo fora de ordem. Vale citar a nível mundial o atentado na capital Norueguesa, OSLO, onde sempre esteve em paz com o mundo, lembrada sempre como refúgio. Na Africa, as pessoas morrem de fome, em Bangladesh as comunidades sobrevivem com apenas U$ 1,00 / dia para cada indivíduo, e se formos explorar as desigualdades no mundo afora, não terminaremos de citar exemplos. A gente estuda, procura seguir os princípios básicos para uma sociedade sadia e contemplamos descalabros nas instituições, onde bons profissionais são descartados e nem sempre os escroques são punidos, pior ainda, permanecem nestas mesmas instituições de forma inexplicável, privilegiados, dando a todos a sensação de que o crime compensa. Como otimista, honesto, seguirei sempre na busca por um lugar ao sol, contribuindo da melhor forma possível e não desistirei jamais de lutar por todos, pelo respeito a vida, a pessoa, pelas crianças e pelos idosos. A coragem não precisa ser violenta, apenas firme e resoluta.
Sempre se pode libertar de um domínio quando se tem vontade firme.
Deus assiste aqueles que agem e não aqueles que se limitam a pedir.
Seu protetor estará com você sempre que for chamado.
Você não deve ordenar, pedir ou clamar para que o mal saia de ti:
Você deve ignorar-lo e se desligar dele, de tal modo que você se depure e eles desistam de te prejudicar.
"Noite fresca, sinto chegando leve pelo ar algo de novo algo melhor.
A vida acompanha o clima, e hoje ela é mansa aconchegante e sonolenta.
A paz que tras o sentimento de que enfim as coisas voltam a se acertar.
Os crueis pagam por seus erros os humanos perdoão os defeitos e os bravos ainda caminham, mesmo que exaustos e um tanto mais envelhecidos, o semblante não nega são Heróis.
E então os caminhos se divergem entre Céu Inferno e seus patamares entremeados.
Hoje a vida respira amor.
Amor a vida.
Hoje eu brindo ao imutavel e imortal.
Hoje eu abraço o corpo em que habita o ser eterno.
Sou grata pelo vento frio que entra pela janela.
Pelo sono manso do meu cachorro e meus gatos espalhados pela minha cama e vou durmir ansiosa com a promessa do amanham."
"O vazio que voce deixou não pertence a você, este é um vazio que cultivo a anos, um vazio que me é bem quisto me é caro e custa caro.
Um vazio de dimensoes astronomicas, de tao pequeninas.
Nele so cabe um unico ser, a outra metade de mim, aquela que me foi arrancada a gritos choros e berros de desespero.
É minha missão, é minha sina, nasci para perde-la, só para ter a alegria de encontra-la uma vez mais.
Não pense que por que tirei suas medidas comparei os tamanhos e formas que tua metade se encaixa em meu vazio.
Foi por pouco. Talvez por ser um pouco áspero nas bordas."
R.I.P
Não alimente a fé e a esperança.
A beleza de hoje é a dor de amanham.
Não acredite no seu coração ele não sabe de nada.
Aquele em quem mais confia o dono do seu afeto e do seu carinho não vai esitar em te magoar quando algo de melhor atrair sua atenção!
Não importa quanto voce lute o quanto seja bom e o quanto queira bem, a dor vem ela sempre vem e varre tudo oque um dia foi sonho.
So resta o pesadelo diario da solidão implacavel que vem chega e invade te inunda te arromba arranca e machuca, despedaça sem dó oque era sentimento puro.
Jamais pede perdão e te acusa de culpado de burro te deixando mais uma vez com o vazio sangrento doque um dia foi coração.
Como um buraco negro que vem dragando tudo a sua volta, vai-se o sorriso, vai-se a fé a esprança a alegria a dor a agonia e te deixa como ser apatico e dopado de nada.
Pois a ti não resta nada nem a dor para consolar.
Os meses minutos horas dias anos tudo passa desapercebido os rostos os sons os caminhos esta tao anestesiado que já não ve nada nem ninguem.
É a tristeza dos que amam e acreditam, é a dor dos que curam e acariciam, o fim dos que um dia foram começo.
E não tem nada que se possa fazer.
Por isso me proponho desde ja a abolir de mim o verbo amar em todas as suas conjugações passados e preteritos pois não ha futuro perfeito que dira um imperfeito.
Me nego a voltar a conjulgar esse verbo e ou defender seus sinonimos de significado.
Encero por fim minhas lagrimas, ja não me servem de nada.
Me desfaço oficialmente de todos os meus sentimentos, não quero peso morto durante minha caminhada e para onde eu vou de nada me serviriam.
E pra onde eu vou?
Vou ao fundo da minha alma a direta na curva final do meu amago onde pequeno se esconde meu ego.
Surrado e castigado.
Meu dever agora é buscar a cura para todas as enormes feridas e infecçoes que um sentimento morto e cancerigeno me causou.
Descance em paz meu doce amor, e contigo tudo oque ha de bom em mim.
Já não ha mais motivos para acreditar.
Viver agora é apenas uma condição imposta.
E quer saber de uma coisa? Por muito tempo achava que eu era uma pessoa diferente, não só por ser ingênuo com sentimentos, mas por achar que todo mundo era igual a mim, e notar que não era nada daquilo foi muito difícil, e acho que o fator principal para eu me tornar quem sou hoje, foram meus amigos e o que eles puderam me passar de bom, se hoje eu pude me encontrar, a maior parte de tudo foi feita por eles.
E depois de começar a me entender, eu descobri que realmente sou diferente das pessoas, e tenho total certeza que a maneira que criei pra poder lidar com as pessoas, é a maneira que todas as pessoas deveriam ser tratadas.
Tem certos dias que nascem pra nos fazer bem.
Certos dias que acordamos, já esperamos por algo de bom.
Já telefonamos, ligamos os computadores, nos conectamos e já sentimos aquela energia maravilhosa de saber que a noite vai ser boa, as companhias vão ser alegres, a energia positiva e transmitir uns com os outros a vibe da tranquilidade de poder olhar para os amigos e sentir a melhor das sensações que o ser humano pode ter. A graça de sentir o amor.
Qual o preço da nossa amizade?
Qual o melhor sentimento sem a saudade?
Qual o melhor humor sem alegria?
Afinal qual o preço da nossa armonia?
Qual o sentimento da distancia?
Qual é o querer sem substancia?
Qual a sensação do viver sem vc?
Qual a alegria sem o seu viver?
Do que seria o prazer sem solidão?
Seria o mesmo que olhar para vc
E em qualquer hora te dizer não.
Digo-lhe que me partiria o coração.
Do que seria a vida sem respirar?
Não seria pior que viver sem seu olhar.
Do que seria eu sem o seu apoio moral?
É o mesmo que viver a vida passando mal...
Do que seria a vida sem emoção?
Seria o mesmo que viver sem ter razão
Do que seria a vida sem o teu olhar?
Seria o memos que algum dia não poder falar.
Qual o tamnho da nossa amizade?
Eu sei que é algo de supera a saudade
Qual o sentimento que sinto por ti?
É algo que não se pode sentir
Qual o preço da sabedoria?
È algo que não supera sua alegria
Qual o preço do teu olhar?
É algo a mais do que eu possa pensar
Dedicado a barbara ferreira
Na terra da luz
nasceste um homen belo
Considerado por muitos
uma pessoa alem do singelo
Em relação á este homem
a vida como dura podes ser interpretada
Ainda no inicio de sua vida
perdeste as pessoas amadas
No ato de sua Ingenuidade
Na terra da garoa chegaste
E de Homem para Homem
Começaste uma amizade
amigo, era santista e isto podemos dizer
Ate que um dia o tal amigo chegou a falecer
E em homenagem a ele
Para o santos começaste a torcer
No meio de tanta tristeza
Encontraste a Bebida
E com ela estava disposto
a destruir sua vida
Nessa mesma tristeza
chegou a entender
que tudo oque precisava era pessoas
a lhe compriender
E a A.A.A chegou a conhecer
Mesmo com tantas tristezas
Pai um homem de sorte tu és
Pois saiba que seus filhos
Lhe amam assim como é!
Amigos, quem os completará...
Eu sempre acreditei no valor real de uma amizade, jamais medi o tamanho de um amigo pelos seus atos e ações, porque sei que uma hora ou outra o erro virá, a mágoa aparecerá e a amizade onde ficará?
Sempre tive aptidão para separar, um amigo dos seus erros, atos e palavras, porque todos têm defeitos, temos humor e magoamos às vezes, mas não nos impede de pedir perdão aos nossos amigos e perdoar os amigos que amamos.
Sempre fui amiga de pessoas que se diziam amigos, me detive no erro de relevar sempre, e não perceber que estava sendo usada como escada por alguns...
Mas também fui erguida pelos braços fortes de grandes amigos, que mesmo em conflitos consigo mesmos, não me negaram abrigo.
O tempo foi meu amigo, me ajudando a enxergar quem verdadeiramente eu devia amar, e aprendi que amar não é dar e esperar em troca, não!
Amar é dar sem receber, é amar e dar a cara pra bater, amar um amigo é estar com ele em todas as horas, nas horas de alegria, e nas horas de perigo.
Amizade é um presente lindo que Deus nos dá, e agradecer pelo presente é saber se doar é saber a um amigo amar.
Não entendo até hoje, e sei jamais entenderei porque nos afastamos de amigos tão magníficos, porque a vida se encarrega de nos levar feito poeira no vento, feito a brisa no mar.
Não compreendo porque o medo nos afasta de verdades e segredos, de amigos verdadeiros.
Por muitas vezes me peguei chorando em meio ao desespero, sem um amigo por perto, é tão triste, é tão sofrido não ter um amigo.
Mas dou graças a Deus por ter me feito assim:
Amiga, com carisma, tranqüila, cheia de amor pra dar, com um sorriso singelo no rosto e amor no coração, posso encher a boca pra falar:
Eu tenho amigos pra amar!
Érwelley C. de Andrade ALB/bsb.
Por que existem pessoas que param no tempo?
Medo de viver? Rancor por um amor perdido?
Parem, Reflitam VIVAM POR VOCÊS e por mais ninguém
A vida é linda olhe ao seu redor está cheio de coisas lindas para se viver
Não se importe com o que os outros pensam ou que dizem sobre você
Assim você verá e conhecerá o significado verdadeiro do MUNDO.
Neste exato momento eu me recuso a aceitar que pessoas magoam tanto a gente, com mentiras que poderiam ser facilmente evitadas, nos fazem acreditar que tal sinceridade existe de fato, mas logo tratam de nos puxar o tapete de maneira tão fria e doentia...
Estou profundamente decepcionada com o SER HUMANO, mas ao passo que me decepciono ainda brilha em mim a esperança de dias melhores, onde pessoas aprenderam como lidar com seus valores, seus sentimentos, sendo assim, ninguém gosta de ser magoado, portanto, existe esperança, porque se eu existo, e eu tenho tanto pra oferecer pro meu mundo, pras pessoas, pra Deus, eu preciso acreditar que mais de mim existem, mesmo que raros mortais com o simples sonho de serem felizes...
Sem coração
Queria não ter coração, pra não sofrer tanto e quase morrer de paixão.
Queria não ter coração, pra não me apaixonar tanto e depois descobrir
Que tudo não passou de ilusão.
Queria não ter coração, assim eu muito viveria,
Pouco sofreria e nunca me apaixonaria.
Queria não ter coração, seria tão mais fácil entender certas coisas,
Como por exemplo, porque o amor nos faz perder a razão.
Queria não ter coração, o mundo seria menos doido, do que serve a loucura
Sem um toque de emoção. É o amor sem coração.
Queria não ter coração, pra respirar fundo quando na cara levasse um não.
A dor eu não sentiria porque então, não teria um coração.
Queria não ter coração, pra quando meu mundo caísse logo eu juntasse os cacos
E seguisse em frente, porque não tem sofrer um ser sem coração.
Queria não ter coração, assim, seria oca, vazia, sem amor, sem ilusão...
Um amor sem coração, eu não sofreria, mas do que tudo me adiantaria um amor sem ilusão, uma paixão sem emoção, um ser sem coração...
Sei de fato não me livraria de sonhar, de emocionar, com ou sem coração, eu nasci foi pra amar, mesmo que no fim da estrada, novamente eu me depare, outra vez sem coração.
Prato frio...
Você não faz idéia de quem sou não sabe nada a meu respeito.
Não conhece o meu coração, você não imagina o quanto eu posso ser cruel. Seria muita sorte sua, se por algum momento você pudesse sentir o que eu sinto. Poderia se considerar um cara sortudo de verdade se soubesse o que estou pensado agora.
Mas lamentavelmente você não me conhece, não passa por um segundo sequer pela sua cabeça de quem sou eu, não conhece minha vida, não sabe nada sobre o que eu gosto o que desejo ter.
Tenho tanta vergonha de mim, que tenho ânsia de vômito quando me lembro da sua cara se fazendo de rogado pra tentar me convencer desse seu amor fajuto.
Como pude ter me deixado enganar tanto, talvez eu não conheça você, quem sabe se de fato você existe.
Mas minha memória não falha meu amor, e eu se bem, exatamente em qual momento você me fez passar por imbecil, lembro do seu sorriso de deboche rindo da minha dor, e você não faz idéia da minha vingança, você não sabe com quem está lidando, não me conhece nem de nome.
Foi no instante em que me enganei achando que aí dentro desse corpo batia um coração, mal sabia eu que era uma pedra de gelo embrulhada em papel de presente, dos que tem a embalagem mais bela, e enganam direitinho a gente.
Você não faz idéia de quem sou eu. Você não faz a mínima do quanto eu posso ser cruel, meu amor o jogo virou e você é grande perdedor.
Quem sabe assim você poderia se livrar da minha ira, do meu ódio, mas lamento informar, sua sina está marcada, porque você não faz idéia do quanto eu posso ser cruel, portanto comece a rezar peça socorro do céu porque você vai desejar nunca ter me conhecido, vai implorar pra não ter nascido, vai desejar nunca ter vivido. Tudo porque você arrancou de mim, o que mais valia à pena, tirou meu bem mais valioso, você arrancou de dentro de mim o meu coração, e vai me pagar sem perdão, tudo porque você não faz idéia do quanto eu posso ser cruel.
Não existe espera mais dolorosa do que esperar pelo que não vem.
Não existe ferida mais dolorosa do que tentar curar o que não vai cicatrizar.
Não existe saudade mais torturante do que sentir falta de alguém que não existe.
Não existe amor mais cruel do que amar quem não nos ama.
Não existe lembrança mais triste do que lembrar dos momentos que jamais voltarão.
Não existe vergonha maior do que declarar-se apaixonado por quem não tem coração.
Dor is... Pain
Pedaço de pano rasgado
Colcha de retalhos desconjuntados
Amores desmanchados em partículas
Que o tempo costurou equivocado
Quebra-cabeça-coração
Pá de cal
jogada contra o vento
espirrada pelos ventrículos
De um espírito de louco
Revelados
Numa Pollaroid de rua:
A imagem nítida de um casal real...
Não acredito em palavras que o tempo faz mudar o sentido, não acredito em promessas que as consequências fazem mudar o destino, não acredito em humanos, que enganam tão facilmente, não acredito nem mesmo em mim, que hoje choro, amanhã rio, traduzindo o desejo em momento.
Acredito em Deus, que é um ser perfeito e infinito.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp