Prosa de Casamento

Cerca de 1321 frases e pensamentos: Prosa de Casamento

Quando vivemos com alguém, acabamos nos acostumando com a sua presença e quanto mais o tempo vai passando, menos vamos notando como é importante ter alguém ao nosso lado.

Às vezes passa tanto, que quando nos damos conta o tempo passou e ele se foi...

Se vocÊ tem alguém ao seu lado, não espere o tempo passar,
Diga agora o que tem para dizer,
Faça agora o que tem que fazer
Demonstre agora tudo o que tiver que demonstrar

porque o tempo passa tão rápido que,
quando nos damos conta
o tempo passou e ele se foi...

Quando alguém toma posse de tudo que é seu.

Uma palmeira leva anos para crescer tornando-se robusta, resistente e finalmente cumpre seu objetivo: ser admirável e permanecer firme até o fim de sua existência.

Por sua vez, a trepadeira é uma planta venenosa e cresce infinitamente se alastrando por todo canto, e mesmo se podada, continua se espalhando por onde passa.

Assim, é a vida de algumas pessoas que levam décadas para construírem suas vidas em busca de um casamento feliz, uma carreira profissional formidável, amizades duradouras e entres outros sonhos.

Depois de um certo tempo, se deparam com certas pessoas que tomam conta de sua vida, e por inveja, ganância e incapacidade, apoderam-se dos projetos ainda não conquistados e dos sonhos ainda não realizados. Destroem casamentos e enfraquecem as amizades.

Eu gosto da trepadeira, não nego sua elegância, porém, prefiro as palmeiras.

⁠Na vida todos nós desde que nascemos trilhamos um caminho. Muitas vezes tentamos pegar um atalho desviando do cansaço, da desmotivação das incertezas e por muitas vezes pra desviar de sentimentos que não queremos sentir...
Mas não há como fugir do caminho por mais que queremos tomar atalhos sempre voltamos para o caminho principal, pois só ele leva ao destino certo.
As vezes encontramos pessoas no caminho pra nós ajudar em parte da caminhada, outros pra nós afastar do caminho e tomar atalhos e muitas vezes também nesses atalhos encontramos outras pessoas que também estão no atalhos desviando dos mesmo sentimentos, problemas e obstáculos...
Porém quando o destino prepara algo reencontramos essa pessoa no caminho e temos a oportunidade de dar as mãos e caminhar juntos pois entendemos no atalhos que temos os mesmos objetivos no caminho...
E entendendo isso que eu decidi dar as mãos pra vc e caminhar contigo...
Me leva junto nessa caminhada, segura na minha mão e não solta... Porque quando as coisas estiverem difíceis, ainda que cansado, se necessário for, te carrego no colo, mas não desisto de ti....

⁠ Em tempos tão tecnológicos, ler uma carta em um papel se tornou raro, tão raro quanto um sorriso seu (temos que mudar esse jogo), não negue a você mesma a oportunidade de se ver sorrindo. VOCÊ JÁ SORRIU HOJE? Eu gostaria muito que sua resposta fosse sim, será que você vai tomar café hoje? Será que não vai? Será que vou te fazer sorrir hoje, antes de você ler essa carta?
Se olhe no espelho e repare na pessoa que você é, digna de tirar fotos todos os dia, para registrar seu momento de felicidade, mesmo que ao seu redor, as coisas não andam como o esperado, mas, sorria, tenha sempre um motivo para sorrir e se um dia esse motivo não mais te fazer sorrir, busque outros motivos e por aí vai.
Repare nesse seu carrinho, cada coisa em seu lugar, cada coisa tem a sua importância, cada coisa é especilista em fazer alguma coisa e todos caminham juntos para o mesmo projeto de limpeza (é claro que seu carrinho é especial, imagina o privilégio de ser empurrado por você, sentir sua mão pelo menos uma vez por dia) se eu fosse esses utensílios e produtos ai, não sairia daí nunca mais.
Sou chato né, mas, escrevo só para te lembrar das coisas boas, da importância de sua presença, independente do lugar em que você esteja, pois, o que faz a especialidade do momento não é o lugar mas, sim, você. Já tirou foto hoje? Não seja exigente com você mesma, se cobre menos.

⁠Quero você na minha vida não apenas por um momento
Hoje você me faz sonhar com algo que eu nem pensava antes de te conhecer
Quero um dia bem próximo, ver você assinando meu sobrenome em frente ao juiz
E nesse momento te olharei e não direi nada, quero pegar no teu rosto com as duas mãos, e em frente a todos os convidados te beijar como se fosse a primeira vez
Porque será a primeira vez, a primeira vez que beijarei a minha esposa
E assim que o beijo terminar olhar nos teus olhos brilhando com a felicidade e dizer "eu te amo minha esposa" e você vai apenas sorrir, e ter a certeza ali, que será a mulher mais feliz do mundo a partir daquele momento te amo

⁠FELICIDADE A DOIS

Se querem a felicidade a dois
não casem pela aparência –
esta é como bijuteria:
com o tempo perde o brilho...

Se querem a felicidade a dois
não casem por interesse –
pois se a dificuldade vem e demora,
a afetuosidade logo vai embora...

Se querem a felicidade a dois,
pra toda vida, e da cor do arco-íris,
se assumam pra um cuidar do outro,
que só assim, serão mais felizes!

SONETO Nº3 - CASAS, CASOS E CASADOS

⁠tanta casa sem gente
e tanta gente sem casa
tanta gente se casa
e tanta gente descasa

descasa por puro descaso
casa só pra ter casa

há quem crie asa mesmo depois que casa
e quem depois de casado se encasa
casos que parecem ser de caso pensado
e acasos que de caso em caso já é casado

gente que se junta pra evitar pergunta
gente que desculpa pra esconder a própria culpa
gente que se ama mas não casa
e gente que só pra esquentar a cama se casa

tem ainda quem depois que casa tem um caso
e quem prefere o acaso a casar
mas o caso não está no casar em si
e tampouco no "se casar"

casar por casaré como sair de casa
só pra não se atrasar
ouevitar o azar
pois há casa em demasia
mas pouca casa há um lar

Um único dia seria insuficiente para descrever, o quanto te amo! Sinto-me um homem amado, realizado e ainda digo-lhe mais:

Nestes 15 anos, 180 meses, 780 semanas, 5 mil e 475 dias, 131 mil e 400 horas,
7 milhões e 884 mil minutos, 473 milhões e 400 mil segundos, continuo te AMANDO.

Aliás como sou feliz ao seu lado! e mesmo todo este tempo, parece que foi ontem mesmo que descobri "que eu te amo" continuarei a enamorar-te sempre, todos os demais dias da minha vida, ou seja, continuaremos ser um casal de enamorados, que reformam, reformulam, renovam e restauram o conceito do namoro no casamento!

Amor não é dor;
Amor não é atormento;
Amor não é lamento;
Amor não é desprezo;
Amor não é medo;
Amor não se vende;
Amor não ofende;
Amor não é tristeza;
Amor é a certeza;
Que o Amor é valor;
É comprometimento;
É bom intento;
É beijo, é festejo;
Vem e entende, compreende;
Amor é a sublime prece;
Ele transforma, enriquece e nos enaltece;
Amor apetece amor;
Amor é poder, amor se faz ser; cuida, sonha, doa, ganha...idealiza e realiza.
O amor e sua linda e relevante façanha!

⁠Ainda que eu pudesse decifrar os enigmas de cada olhar, certamente não saberia desvendar os mistérios da luz, que vem dos seus olhos ao acordar.
Amor é isso! Amor é admirar!
Contemplação e dedicação;
É entrega, é encanto!
Renova, é salutar!
Meu amor, você é minha incalculável preciosidade, que sempre vou amar.
Nara Nubia Alencar Queiroz

⁠Não sou um grande poeta
E minha escrita é modesta
Mas tu me inspira as mais belas poesias
De sentimento e fala honesta.

No vasto universo
Nem um astro já se viu
Que tenha tamanha beleza
Como quando você sorriu.

Encanta com seu brilho intenso
Ofusca a Lua que anela
E te observa lá do alto
Desejando que a beleza fosse dela.

És tão bela, quão astro neste sistema
Sua forma os planetas desalinha
Cada qual que a deseja intensamente
Pensando: Ah! Quem dera fosse minha!

Tens uns jeito que encanta
Seus olhos brilham na imensidão
Arde com fogo e brasas vivas
E abala com qualquer desavisado coração.

SOU BELA, RECATADA E DO LAR!

SOU NATURALMENTE BELA... Amo-me como sou, mesmo não me achando perfeita. Nunca fui escrava da beleza, de frequentar academias, de ficar me analisando no espelho e fazendo selfies o dia inteiro. Não tenho cirurgias plásticas, tintura no cabelo, lente colorida; odeio maquiagem e exercícios localizados. A genética me favoreceu e - até o momento - me alimento de tudo sem muito engordar ou prejudicar minha saúde. Não me considero vaidosa, somente o suficiente para me sentir confortável, pois me cuido para me sentir bem e não para ser admirada. Odeio me preocupar com decotes em que preciso tapar com a mão para me curvar, saias curtas e justas em que eu tenho que ficar puxando enquanto eu ando ou cada vez que me sento, roupas transparentes demais ou agarradas demais que mostre ou marque cada detalhe do meu corpo. O fato de eu não ser vaidosa não significa que eu seja relaxada, do tipo que usa saia até o pé e camisas de mangas pra não ter que depilar as pernas e as axilas usando a desculpa de que a religião não permite. Amo perfume, mas não para substituir a higiene. Minhas roupas não são de marca, mas tem marca de patas e pelos de cachorros, é só lavar que sai... Acredito que a beleza está em não precisar ficar se enfeitando muito para ter que desmontar tudo na hora de dormir e acordar alguém irreconhecível.

SOU MODERADAMENTE RECATADA... Moderadamente porque não sou santinha e nem tenho a pretensão de ser, pois não levo jeito para ser hipócrita. Já fui sim meio porra-louca (ops, soltei um palavrão), na minha época de solteirice e juventude, fase em que nada nos intimida, amedronta e que não medimos muito as consequências dos nossos atos. Fazemos protestos por causas patéticas (e achamos bonito), nos revoltamos por idiotices, fazendo coisas que não resolvem os velhos problemas e ainda acrescentam novos. Já me importei demais com a aprovação e aceitação dos outros. Já fiz coisas para chamar a atenção e atrair admiração. Já experimentei coisas, por revolta ou mesmo curiosidade, buscando nelas um modo de ser quem eu nunca fui ou seria por causa de uma ilusória insatisfação de ser quem eu era. Eu já quis ser o que quisesse, quanto e até quando quisesse. Já quis ser o centro e o motivo das atenções. Já quis ser ouvida, falando o que vinha na cabeça e nos moldes do “doa a quem doer”. Enfim, poderia dizer que aproveitei bem tudo o que pude na juventude e solteirice, e que só me arrependo das coisas que não fiz. Já pensei assim, no entanto não penso mais. Hoje me dou ao “luxo” de ser mais recatada (no sentido de me resguardar, ser cautelosa, ponderada, criteriosa); e não só porque sou casada, mas principalmente porque ser porra-louca não me fez feliz. (Ops, falei palavrão de novo). O que ganhei sendo assim? O vício do cigarro, algumas decepções amorosas, relações oportunistas e rasas, olhares desejosos (outros invejosos e outros raivosos), noites sem dormir chorando ou “amando” quem não merecia, prazeres momentâneos de risos fáceis, fúteis e inúteis. Arrependo-me da maioria das coisas que já fiz e o que me conforta um pouco hoje é ter aprendido algumas lições, ainda que na dor, e ter tido a chance de corrigir algumas coisas sem me prejudicar ainda mais. O bom em conseguir se arrepender das coisas (e deixar de praticá-las) é ter a convicção de que não somos psicopatas, o que é um alívio! Na verdade, a ideia de prejudicar os outros sempre me incomodou e toda a minha porra-louquice prejudicou apenas a mim. (Cacete, falei palavrão mais uma vez)... Bom, eu disse que sou recatada e não santa, ok?).

SOU OPCIONALMENTE DO LAR... Fui criada pra casar, mas não tive casamento planejado e nem fui dada através de dote num casamento de conveniência. Ainda bem que algumas coisas melhoram com o tempo e o casamento por amor foi finalmente admitido (mesmo nas famílias nobres, ainda que alguns se utilizem de chantagem ameaçando deserdar filhos desprendidos de status). Fui educada pro casamento - por amor - com um homem de bem, direito, responsável, respeitoso... Enfim, atributos automáticos de quem ama... Na verdade o que minha mãe me aconselhava era casar por amor e de preferência com alguém que me quisesse como esposa pelo mesmo motivo, pois ela queria me ver uma mulher realizada. Mas paralelamente, ela me incentivava a estudar, trabalhar e buscar minha independência e realização pessoal. Muito sábia minha mãe! No entanto, nasci numa geração em que a sociedade jovem já pedia por mudanças... As meninas já não aceitavam mais serem as “Amélias”; e os meninos, quando não “saiam do armário”, exigiam dividir a conta e não abriam mais a porta do carro, afinal, as mulheres estavam ficando cada vez mais “independentes” e cada vez menos “românticas” (quando não eram interesseiras e preferiam joias em vez de flores ou caixa de bombons). E eu cresci nessa geração meio doida, sempre ficava dividida entre conservar tradições ou me livrar delas aceitando novos valores. Como ser alguém normal? Sobrevivi, tive uma boa educação em casa, me formei, trabalhei bastante (ainda trabalho) e me tornei uma mulher com muita bagagem e maturidade precoce, apesar de não parecer pra quem vê esse meu rostinho "de 15" e não conhece minha história. No entanto, meu maior sonho sempre foi o de constituir uma família. E após diversas tentativas frustradas, pude finalmente conhecer o amor. Sim hoje eu sei o que é o amor e tenho certeza de que não foi nada daquilo que vivi antes (pena ter demorado tanto para conhecê-lo). Casei-me, da forma moderninha que já está batida (juntando as escovas de dente), com um homem que não é rico e não me dá joias, porém me proporciona o que de mais precioso pode haver numa relação. Entendi o significado de ser esposa, que não é o de andar atrás (à sombra do marido), nem tampouco à frente, e sim ao lado. Tive a sorte de ter como esposo um amigo, um parceiro, um cavalheiro que faz questão e se sente honrado em ser o provedor do lar e um homem de família. Não me proíbe de trabalhar, mas tenta me proteger de ter que enfrentar estresses e aborrecimentos, seja de condução lotada, trânsito, ou de passar mais de oito horas na rua aguentando pressões externas e principalmente sem valer o esforço; tendo inclusive de lidar com o fato de que neste país talento e capacidade é o que menos importa e não enriquece ninguém. Ele me deixa a vontade para escolher, pensar, agir e fazemos isso sempre juntos... Mas tenho ciência de que a cada escolha há uma renúncia e definitivamente não quero correr o risco de sacrificar meu casamento, pois sei como é difícil chegar bem em casa depois de um dia cansativo na rua e não ter a mãe pra fazer a janta e colocar comida no seu prato. Então, sou do lar sim! Um lar de amor, paz, companheirismo, respeito, onde um não faz nada sem a aprovação do outro, onde um conhece muito bem o outro, onde um coopera com o outro e ambos trabalham juntos em prol do bom funcionamento desse lar. Um lar acima de tudo cristão no qual o Senhor habita, tendo como projeto perfeito de Deus a união da uma só carne em que um é dependente (e suficiente) ao outro e ambos de Deus.

Casamento não é negócio. Não é sociedade em que o contrato permanece enquanto se tem dinheiro ou estoque. Não foi feito pra ser “eterno enquanto dure”. Não se sustenta dos “ismos” do machismo e feminismo, ou qualquer outro fanatismo em que a motivação seja o “EU” e não o “NÓS”. Se não for um pelo outro e ambos pelo lar, melhor não casar.

Ass: uma esposa, com orgulho!

Foi-se o mês de maio, mês do amor, da doçura das noivas e mães. Passou para dar lugar ao mês de junho, mês paixão, cheio de cores, sabores, sons, luzes no céu e no chão. Não sei se é o calor da fogueira. Não sei se é o amendoim torrado, o coco ralado, quadrilhas, barraquinhas o forró, o quentão. Não sei se é o frio que pede abraço e dengo, se é o dia dos namorados que espalha romance no vento, ou é o arrasta-pé, coladinho no salão, que faz todo mundo lembrar que ser casal é arretado. Em junho, quem tem xodó fica muito mais apaixonado. E quem não tem, se anima a procurar um amor para se alegrar e quem sabe fazer um casamento...
Mesmo que seja só pelo tempo de uma quadrilha.

Fim de papo. Fechou a cortina, acabou o espetáculo. E a última cena foi mais um fiasco, de quem mal representou.

Fim de ato. Pode ir para o camarim tirar a maquiagem, porque ela não serve nem mesmo de ultraje pra esconder seu mal humor.

Ô ô ô A peça acabou e restou desse envolvimento apenas fragmentos de um falso amor

Inserida por SARGENTOLAGO

Tudo parece louco eu sei
Mas é o que eu sempre sonhei
O destino escolheu
Que é o seu sorriso, quem gera o meu

Quando a noite cai
Eu fecho os olhos
Lembro do seu sorriso
Nossos sonhos não estão mortos

Me encontrei em você
E então eu pude perceber
Que o que eu sempre precisei
Era estar, com você

Me encontro em você
E algo eu devo enaltecer
Que o que eu sempre sonhei
Foi morar, com você

Um sorriso bobo eu dei
Do nosso inicio eu lembrei
Um romance escondido
Foi Jesus Cristo, nosso cupido

Seu perfume traz
O nosso encanto
Lembro o quanto era ardente
E secreto, o nosso canto

Me encontrei em você
E então senti a emoção
Quando então vivi o prazer
De andar pegando a sua mão

Encontrarei em você
Aliviarei tua agonia
Para ti devolverei
O prazer e a alegria

Inserida por lucasbrando

Sê presente

Um prato de comida;
Uma dose de boa vontade:
Um trabalho produtivo;
Um desapego sábio;
Uma Natureza cuidada;
Uma fé quando acordar;
Um lugar onde encostar a cabeça;
Um abraço demorado na pessoa querida;
Um adormecer despreocupado dos laços do viver;
Um intensidade de Amor. Para reforçar os laços
que acumulam o bom animo;
Utopia?? A terra continua girando.
E o tempo?? Bem aí. Na sua frente.

marcos fereS

Inserida por marcosviniciusfereS

QUINTAL

Varias picadas no caminho.
Com tuias, uma ao lado de outra;
Com portinholas de ferros em formas
De grades.
Intercalando com cupinzeiros de vários
Andares. De onde se observam as cabecinhas.
Olhando para o horizonte pensando? Sei lá o que?
No solo, massa negra e pedra. Para não sujar
As solas dos pés. E evitar que o magnetismo,
Retorne para a terra. Já acumulados pelas nas solas do
Sapatos.
Os Rios e nascentes já canalizados, não se conseguem perceber.
Apenas peneirar e retirando, se possível , as shigellas e correlatas.
Com a água preta tirada do poço. Se movimentam-se corcéis
De dois mil quilos feito de ferro, que pessoas usam para irem,
Trabalhar na roça.
De tanto engajamento, vão liberando enfileirados; gás carbônico, já servindo para eliminar zicas e dengues.
Sanitarizando .O Rios e nascentes já canalizados e esquecidos,
De onde; não se percebem mais. E apenas peneirando e retiram, quanto possível as shigellas e outras. E devolvem pelos canos, por onde existiam os bambuzais.
No ar, Aves gigantes silenciosas, transportando trezentos; cem passageiros. E libélulas girando suas elicies a todo tempo,
Indo para lá e para cá. Indo sei para onde?
Algumas arvores não frutíferas e fuligem , enfileiradas em calçadas, fazem as sombras para os caminhantes que; se movimentam para inalarem o oxigênio batizado para transportá-los ao organismos já acostumados.
Caminhantes que andam com uma caixinha na mão. Olhando a todo instante. Aprendendo, apreendendo, apreendendo.
Que só observando a Natureza. Que o Homem pode se reconhecer.
Qual a natureza do homem que nasce e vive nesse quintal?
Para essa pergunta. Deixo uma palavra chamada futuro.

marcos fereS

Inserida por marcosviniciusfereS

Sim

Sim. Chega o tempo.
Que dores e tristezas,
Diminuirão. Mas não
Agora. O sonho acaba
De começar.
A infinidade o universo
Conhecido terá mudado,
Os paradigmas de conhecimentos.
A educação dos desejos.
E a reafirmação da inteligência.
Frente aos desejos e forças instintivas.
Mas não agora. O agora é o começo.
O agora. É como entendemos o tempo
Passar. O agora é; como internalizamos;
Nossos sentidos. E extintos; de realizações.
Muitas coisas; realmente não fazem sentido.
E buscamos não ver. Não por egoísmo?
Mas por ignorância e medo.
Um mundo. Não se muda assim tão rápido.
Evoluir, involuir. A mente não consegue
Captar essas transformações e torná-las
Conscientes no tempo e espaço.
Mas as descobertas ocorridas nos últimos
Anos. Potencializou a capacidade de alcançar
E melhorar o estado aumentado de bem-estar.
Sem muitos choques de pensamentos e medos.
Razão e coração caminhando juntos.
Para novas descobertas, desafiadoras.
Sim. O Amor venceu.
Apesar de tantos desaforos, as incongruências
Dos seres Humanos, só encontrarão contendas,
Nos universos digitais. E a consciência encarnada.
Triunfará reinante nesse e noutros planetas.
Refletindo o sol que carrega todo o alimento
Para o Universo. E tudo chegará.
Onde precisar chegar.

Inserida por marcosviniciusfereS

Fim do casamentos

1 - Hoje em dia muitos famosos estão se separando. O exemplo de Angelina Jolie e Brad Pitt, tidos até então como um casal feliz e perfeito por muitos, chocou grande parte do público. O que podemos ver é que essa separação e outras não apenas afeta o casal, mas muitas pessoas a descrerem no casamento, tomando a separação dos famosos como mais uma "prova" de que casamentos felizes e, principalmente, duradouros já não existem mais. Por que isso acontece?
Fernando Vieira Filho - As pessoas usam esses exemplos de figuras públicas para desacreditarem nas uniões felizes e duradouras como uma forma infantil de projetar suas dúvidas e infelicidades vivenciadas em suas próprias vidas.
2 - Sabemos que na verdade é que não há nada de errado com o casamento como instituição. Mas as pessoas é que estão mudando com relação ao casamento. Por quê?
Fernando Vieira Filho - O relacionamento para ser duradouro precisa de alicerces sólidos, tais como amizade profunda com muita cumplicidade, estilo de vida semelhante entre os parceiros e lealdade. E para "construirmos" estes alicerces precisamos de algo importantíssimo - o tempo - por isso o período de namoro é importante. Na atualidade os períodos de namoro são muito curtos e com foco na "química sexual", sem grandes preocupações com a amizade e o estilo de vida.
Por exemplo: O rapaz é segurança do hospital X, adora futebol e barzinhos com amigos, ela é médica do mesmo hospital X, adora ler, estudar e detesta futebol, mas os dois se sentem atraídos e tem uma ótima química sexual, amizade boa, mas não cumplicidade, e os estilos de vida são praticamente opostos. Casam-se, o primeiro filho chega ... a química diminui e, eu te pergunto: Sobra o quê? Isso mesmo, nada.
Depois de alguns meses, ela pede o divórcio.
A culpa é da instituição do casamento? Claro que não. É das pessoas que já não dão a devida atenção à fase do pré-casamento.
3 - Por que, hoje em dia, os casamentos não duram tanto como antigamente?
Fernando Vieira Filho - Por falta de bases sólidas, como amizade, cumplicidade e estilos de vida, falta de respeito e lealdade, etc.
As pessoas precisam entender que apenas o amor não basta para manter um relacionamento. Os cônjuges precisam desenvolver competências como autoestima, maturidade, desapego, combater expectativas que um joga no outro, entender o funcionamento do homem e da mulher com suas diferentes características etc.
4 - Vimos que atualmente os casais entram num casamento, mas não querem ter o trabalho de cuidar dele. Não entendem que o fato de um casal estar anos juntos não é fruto de sorte, mas de um "trabalho" que fazem diariamente para manterem. Como e de que maneira muitas pessoas descuidam de seus casamentos? Descreva alguns exemplos.
Fernando Vieira Filho -
• Baixa tolerância ao contraditório - cônjuges ficam violentos por não terem argumentos numa discussão, por vezes, banal. Querem ter sempre a última palavra.
• Aceitar a manipulação dos filhos que muitas vezes jogam os pais um contra o outro.
• Compartilhar a cama com filhos, o que atrapalha a intimidade e a privacidade tão necessárias ao casal.
• O casal se esquece de manter as lembranças dos motivos que os levaram a se apaixonar.
• Os casais estão expondo demais sua vida privada em redes sociais, o que compromete a privacidade que toda família deveria ter.
• O uso exagerado dos Smartphones nos momentos de contato familiar acabam por gerar um sentimento de rejeição no parceiro ou na família em geral.
• Quando os parceiros perdem a capacidade de validação, achando que o que o outro faz não é mais do que obrigação.
• Quando um parceiro coloca expectativa demais no outro, esquecendo-se de aprimorar sua autoestima e autovalorização.
5 - Hoje em dia muitos casais se divorciam por causa de problemas que poderiam ser resolvidos se antes eles tivessem conversado. Um probleminha que surge aqui, outro ali. O casal se desentende, mas nada é resolvido. E, de repente, uma crise se instala e então veem o divórcio como a única solução. Por que isso acontece?
Fernando Vieira Filho - As pessoas precisam entender mais sobre o comportamento masculino e feminino. Por exemplo, homens e mulheres agem de forma diversa ante o estresse. O homem, diante de um problema, fica introspectivo, lembrando um comportamento ancestral, onde busca o refúgio em sua “caverna mental”, como o caçador que era há milênios; e a mulher, sensível e comunicativa, quer ser ouvida de imediato. Portanto, a mulher precisa entender que discutir relacionamento de madrugada ou tarde da noite é decepção na certa, ela vai pensar que ele não a escuta ou a ama mais e vai ficar falando sozinha.
Assim, é importante aprender a respeito das diferenças e características do homem e da mulher, através de cursos e livros específicos e também da terapia de casais.
6 - Como um casal com problemas deve agir (tanto um cônjuge quanto o outro) para resolverem tais problemas do casal e da família e não pensarem na separação como única solução?
Fernando Vieira Filho - O melhor caminho, a meu ver, é buscar o autoconhecimento e o aprimoramento da autoestima de cada cônjuge através de um trabalho sério de terapia para casais.
7 - A dor e as consequências de um divórcio superam em muito o esforço para mudar e trabalhar no casamento. O que cada um dos cônjuges pode fazer para salvar um casamento que está em crise e que o divórcio já está em mente? Cite alguns exemplos.
Fernando Vieira Filho - Como na resposta acima, é fundamental buscar um apoio profissional adequado.
8 - O que os casais novos devem fazer (e os maduros) também para terem um casamento duradouro.
Fernando Vieira Filho -
• É importante, em primeiro lugar, o sentimento de amizade e cumplicidade entre os cônjuges.
• Devem, também, buscar um mesmo estilo de vida, para compartilharem entre si.
• Os cônjuges devem buscar desenvolver a espiritualidade através de uma religião que venha de encontro aos seus anseios. A religiosidade é fundamental nos momentos de crise.
• Com muita sinceridade e verdade consigo mesmos, devem procurar cursos que os levem a trabalhar os sentimentos negativos que trazem ao longo de suas vidas, e que os ensinem a entender as características tão peculiares de cada sexo. É importante frisar que só o conhecimento dissipa a escuridão da ignorância.

Inserida por fernando_vieira_filho

Ainda hoje... Antes do Sol se pôr, estarei ao seu dispor. Afinal, não existe distância quando a motivação provém do amor.
Ainda hoje... Antes do Sol se pôr, e antes que possa duvidar, ao seu lado eu vou estar.
Ainda hoje... Antes do Sol se pôr, e, sem você entender, pois não há explicação, irei assinalar todas as lacunas que fizeram em seu Coração.
Ainda hoje, após o Sol se pôr e a Lua aparecer... Enfim, sentirá todo o meu Amor por você.

Inserida por JairoRamos