Próprio
Incompreendido
Um profeta não é sem honra, exceto em seu próprio país, entre seus próprios parentes. - Marcos 6: 4
É fácil ser mal interpretado. Minha esposa e eu ainda rimos de suas primeiras impressões sobre mim quando estávamos na faculdade. Ela viu minha timidez natural como indiferença. Acho que já resolvemos isso agora. De alguma forma, eu não tinha me comunicado bem com ela.
Quando somos incompreendidos, não nos comunicamos adequadamente. Por exemplo, a pessoa que escreveu este anúncio para uma loja de consertos de carros não quis transmitir o que fez: “Serviço de reparo automático. Recolha e entrega gratuitas. Experimente-nos uma vez e nunca mais voltará a lugar algum. ”Isso não é exatamente um construtor de confiança.
Jesus foi incompreendido durante o Seu ministério, mas, ao contrário dos exemplos mencionados acima, não foi culpa dele. Mesmo as pessoas que moravam com Ele e o observavam de perto não entendiam Sua missão. Por um longo tempo, eles não viram que Ele era o Messias enviado por Deus. É por isso que Sua pergunta em Marcos 8:29 é tão vital. Lá, ele perguntou aos discípulos: "Quem você diz que eu sou?"
"Você é o Cristo", respondeu Pedro. Por fim, ele viu claramente quem era Jesus - o Messias, o Salvador, o Filho de Deus. Quando as pessoas o entendem mal hoje, não é porque Ele não deixou claro quem é e qual é sua missão.
Peter finalmente entendeu. Você?
Nosso Salvador foi o enviado por Deus;
Embora Ele tenha sido desprezado, incompreendido,
Seu amor não evitaria a cruz.
Para carregar nossos pecados e nos fazer bem. —DJD
Jesus é bom porque ele é Deus! Dave Branon
Ó Deus, por que?
Confie no Senhor com todo o seu coração e não se apóie no seu próprio entendimento. - Provérbios 3: 5
Vários anos atrás, a estação de crescimento fora extraordinariamente boa no leste de Michigan. Os agricultores ficaram entusiasmados com o pensamento de seus lucros potenciais. Então, pouco antes da colheita, as chuvas chegaram - e ficaram.
Batatas apodreceram no chão; feijões moldados em suas vagens. Toda a safra permaneceu úmida. A antecipação de um rendimento recorde desapareceu rapidamente. Um agricultor desanimado foi citado dizendo: “Você se pergunta: 'Por que? O que fizemos de errado? '”
As pessoas sempre perguntaram o porquê quando confrontadas com reversão e dificuldades. A pergunta deles é significativa porque reflete o fato de que nada acontece por acaso. Deus está no controle. Nem Satanás nem o homem podem ir além do que é permitido pelo Todo-Poderoso.
A história de Jó, no entanto, deixa claro que não devemos nos preocupar demais com a pergunta por que. As razões de Deus são muitas vezes guardadas para Si mesmo. Ele pode mantê-los bem acima do nosso entendimento e muito além do nosso campo natural de visão, a fim de desenvolver nossa fé. Nossa resposta ao problema deve ser como a de Jó no começo e no fim de seus problemas (Jó 2:10; 42: 1-6).
Obedientemente confie em Deus em suas circunstâncias - mesmo quando você não consegue entender o que Ele está fazendo.
Quando através do labirinto escuro da vida eu vou
E os problemas tomam conta da minha alma,
ó concede-me, Senhor, Sua graça de saber
Que Você está certamente no controle. —DJD
Quando Deus oculta Seus propósitos, Ele consola com Suas promessas. Mart DeHaan
Eu estava errado!
Hipócrita! Primeiro remova a prancha do seu próprio olho. - Lucas 6:42
Alguns de nós são rápidos em encontrar falhas em nossos irmãos. Em nome de “encorajamento” ou “exortação”, apontamos os pecados e deficiências de nossos irmãos e irmãs em Cristo sem ver nossas próprias falhas ou culpas (Lc. 6: 37-42).
Lembrei-me disso quando ouvi o que aconteceu com Denise McKinney. Ela estava dirigindo pelas ruas de Broken Arrow, Oklahoma, tarde da noite, quando um carro se virou à esquerda na frente dela. Ela tocou a buzina para deixar a pessoa saber que ele quase causou um acidente por seu descuido.
Quando ela estacionou o carro alguns minutos depois, o mesmo carro parou ao lado dela e o motorista saiu. “Na próxima vez que você tocar sua buzina em alguém”, ele disse, “talvez você deva se certificar de que seus faróis estejam acesos.” Com certeza, na pressa dela, ela se esqueceu de acender as luzes. Ela estava tão convencida de que ele estava errado que ela nunca viu seu próprio erro. Foi ela quem quase causou um acidente.
Muitas vezes agimos de maneira semelhante. Somos rápidos em julgar o comportamento dos outros e apontar o erro deles. Jesus prefere que examinemos nossas próprias vidas e seja rápido em dizer: “Eu estava errado. Por favor me perdoe."
É preciso muita graça para julgar a nós mesmos,
pois o orgulho permanece tão forte;
Mas Deus abençoará a alma que clama:
"Senhor, perdoa! Estou errado!" - Bosch
Seja rápido em julgar a si mesmo e lento em julgar os outros. David C. Egner
W.D.J.D.
Deus demonstra Seu próprio amor por conosco, pois enquanto ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós. - Romanos 5: 8
Você já viu as pulseiras da WWJD? Eles nos lembram de perguntar “O que Jesus faria?” Há alguns anos, um grupo de jovens da Holanda, Michigan, estava lendo o clássico In His Steps, de Charles Sheldon. Uma pessoa teve a idéia de fazer braceletes da WWJD para lembrar os crentes da pergunta principal desse livro: O que Jesus faria em qualquer situação? Essas pulseiras levaram milhares a fazer uma pausa e refletir sobre essa questão.
Ao pensar na importância dessa pergunta para viver uma vida agradável a Deus, pergunto-me quantas pessoas precisam fazer uma pergunta mais básica: WDJD - O que Jesus fez?
Antes de contemplar as questões da vida da WWJD, precisamos primeiro entender o que Jesus fez. Ele morreu na cruz para fornecer um sacrifício para nós. Embora inocente de qualquer irregularidade, Ele foi crucificado, assumindo sobre Si o castigo por nossos pecados. Ele forneceu a única maneira de estabelecer um relacionamento com um Deus santo.
O que Jesus fez? Ele deu a vida para nos dar vida. Mesmo se vivêssemos perfeitamente de acordo com a máxima WWJD, nunca seríamos bons o suficiente para alcançar o céu sem o sacrifício de Jesus. Para isso, temos que depender do que Jesus fez.
Você confiou no que Jesus fez?
Seguir a Cristo em tudo o que fazemos
Pode ser uma meta digna
Se primeiro depositarmos nossa confiança Nele
Para salvar nossa alma pecaminosa. —Sper
Se você nunca encontrou Cristo, não pode segui-Lo. Dave Branon
Eles não o deixaram entrar
Ele veio para o seu próprio, e o seu próprio não o recebeu. - João 1:11
Faz mais de 60 anos desde que li o poema A morte do contratado. Ainda me lembro das seguintes frases: "Lar é o lugar onde, quando você precisa ir para lá, eles precisam levá-lo".
Essas palavras estão profundamente gravadas em minha memória, acredito, porque meus pais e irmãos expressaram esse tipo de amor por mim. Eu sabia que minha própria família me receberia calorosamente sempre que chegasse em casa.
Em nítido contraste com a minha experiência, Jesus "veio para o que era seu, e os seus não o receberam" (João 1:11). Ele foi rejeitado pelos que deveriam tê-lo aceito.
Ele foi quem os criou (João 1: 3), mas desistiu da glória do céu para nascer como ser humano. Ele veio ao Seu próprio povo para ser seu Salvador e Rei. Ele estendeu a mão para eles e deu-lhes todas as razões para amá-Lo. Mas eles O rejeitaram e O crucificaram.
Esse não foi o fim, no entanto. Até a morte de Jesus na cruz era uma expressão de Seu amor. Ele morreu para pagar a penalidade por nossos pecados, e Sua ressurreição garante que todos os que nEle crêem serão vitoriosos sobre a morte e gozarão a eternidade em Sua presença.
Jesus ainda está alcançando e buscando aqueles que O aceitarão em seus corações. Você o deixou entrar?
Oh, receba hoje quem o amou tanto
que ele morreu na cruz por seu pecado;
Oh, creia nEle e abra a porta do seu coração,
deixe entrar o Salvador que te ama. - Anon.
Jesus deu a vida por nós para que pudéssemos ter a vida em nós. Herbert Vander Lugt
Quanto você vale?
Deus demonstra Seu próprio amor por conosco, pois enquanto ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós. - Romanos 5: 8
Quando um jogador de beisebol assinou um contrato enorme que lhe pagaria US $ 8 milhões por ano, ele declarou sem vergonha que valia tanto. A maioria de nós discordaria. É difícil entender como alguém pode sentir que vale tanto dinheiro para acertar e pegar uma bola por 6 meses.
No entanto, há um sentido em que esse rico jogador de campo vale realmente US $ 8 milhões - e mais. Não é por causa de suas habilidades, mas por causa do valor que Deus em Seu amor coloca em cada pessoa. Quando consideramos o valor que nosso Deus vê em nós como Seus portadores de imagem por quem Ele enviou Jesus para sofrer e morrer, é fácil ver que valemos pelo menos tanto assim.
Costumamos estimar nosso valor em quanto ganhamos ou pelos títulos que possuímos. Ou medimos nosso valor pelas coisas importantes que fazemos pelos outros. Em vez disso, devemos entender que nosso valor está na importância que Deus coloca em nós. E esse valor é baseado em dois fatos: Deus nos criou à Sua imagem (Gênesis 1:27), e Deus nos ama tanto que enviou Seu Filho Jesus à Terra para morrer por nós (Rm 5: 8).
Isso torna cada um de nós muito mais valioso do que meros US $ 8 milhões. Quando Deus nos vê em Seu Filho, você não pode colocar um preço em nosso valor!
Redimido - como eu adoro proclamar!
Redimido pelo sangue do Cordeiro;
Redimido por Sua infinita misericórdia,
Seu filho, e para sempre eu sou. —Crosby
Nosso valor não está no que possuímos, mas a quem pertencemos. Dave Branon
O amigo em comum
O próprio Pai te ama, porque você me amou e acreditou que eu saí de Deus. - João 16:27
Eu conheci minha esposa através de um conhecimento mútuo. Eu provavelmente não teria tido a coragem de me aproximar dela sozinha. Mas uma pessoa que nós dois conhecíamos facilitou a apresentação nos apresentando. Como resultado, nosso primeiro encontro foi quase combinado. Quando a convidei para sair, eu já sabia que ela aceitaria porque nosso amigo em comum havia servido como intermediário.
Cristo cumpre esse tipo de papel entre pecadores e um Deus santo. Através de Sua obra redentora na cruz, Jesus removeu a barreira que nos impediria de ser introduzidos ou aceitos pelo Pai (Hb 7: 25-27). Foi Cristo quem nos mostrou que qualquer amigo Dele também é amigo do Pai.
Jesus assegurou a seus discípulos essa verdade consoladora quando lhes disse que logo os abandonaria. Ele queria que eles, e todos os que nEle cressem, soubessem que, por causa de seu relacionamento com Ele, poderiam, em Seu nome, ir a Deus com seus pedidos (Jo 16: 23-24). Nosso Senhor também deixou claro que qualquer pedido que seja consistente com Seu caráter será respondido pelo Pai, porque Ele ama todos os que amam o Filho (vv.26-27).
Porque Jesus é nosso amigo, também podemos ser amigos de Deus.
Deus poderoso, nós te chamamos Pai,
enquanto nos ajoelhamos diante do teu trono;
Cristo, teu filho, nosso amigo e irmão,
nos reivindica como seus. —DJD
Cristo preenche a lacuna entre o Deus infinito e o homem finito. Mart DeHaan
Encontre o seu próprio Calcutá
Vá para casa com seus amigos e diga a eles que grandes coisas o Senhor fez por você. - Marcos 5:19
“Encontre seu próprio Calcutá.” Essa foi a resposta que Madre Teresa enviou a uma mulher que queria se juntar a ela para ministrar em uma das cidades mais movimentadas da Índia.
Havia um toque de romantismo no desejo da mulher de deixar todo o seu passado para trás e servir em uma terra distante e exótica? Quaisquer que sejam seus motivos, o conselho conciso que recebeu é uma palavra exigente que todos devemos prestar atenção. Ele captura a essência da mensagem de Paulo para a igreja em Corinto: sirva ao Senhor em qualquer situação em que ele tiver colocado você (1 Cor. 7: 17-24).
Lembro-me do desafio que John Alexander, ex-presidente da InterVarsity, deu a um grupo de estudantes: “O que você fez no ano passado para fazer uma diferença útil a uma milha da sua casa?” Os famintos, os que sofrem , os não evangelizados à nossa porta carecem da aura mais atraente das almas necessitadas em outras partes do planeta. Mas os mais próximos de nós são aqueles cujas necessidades estamos melhor equipadas para atender.
Vamos levar pessoalmente o que Jesus disse a um homem que libertara dos demônios: “Volte para seus amigos e diga a eles que grandes coisas o Senhor fez por você” (Marcos 5:19).
Se olharmos ao nosso redor através dos olhos de Jesus, certamente encontraremos um Calcutá por perto.
O campo missionário está mais perto de casa do que você imagina. Vernon Grounds
O homem se afoga no seu próprio desespero, quando age sem pensar; no momento em que só a calma e o tempo podem o ajudar...
E mesmo que seu amor próprio seja infinito, você nunca estará satisfeito, completo e feliz. O prazer de ser amado ainda é a melhor cura para alma.
Quem não se planeja para vencer, sem saber já planejou o seu próprio fracasso, nunca despreze um bom planejamento.
Mas no entanto (consegues acreditar?) eu tenho visto o próprio homem que se gaba da sua ternura, a devorar de uma só vez a carne de seis animais diferentes atirados para uma fricassé. Estranha contradição de conduta! Têm piedade, e comem os objectos da sua compaixão!
