Professor Carlos Drumond de Andrade

Cerca de 141319 frases e pensamentos: Professor Carlos Drumond de Andrade

Não se limite
a dizer coisa com causa.
Não beba o eco ou o cio
que brota de versos alheios.
Não se banhe duas vezes
no mesmo vazio,
mesmo estando cheio.
Não caminhe por estradas conhecidas
nem queira novas perguntas
para suas velhas respostas.
Não se imite,
perca-se no caminho da volta.

Inserida por joao_andrade_2

Não tenho visão, sou visionário
no dicionário dos pequenos.

Não tenho calma, trago na palma
a alma dos mais, a alma dos menos.

Não tenho fama, sou difamado
pelos mais amados, pelos mais amenos.

Não tenho abrigo, sou amigo das estradas,
das madrugadas, do sereno.

Não tenho dor, vivo doendo.
Não faço versos,
os versos, em mim, vão se fazendo.

Inserida por joao_andrade_2

Quanta coisa me trava:
o medo, a solidão, a palavra.

Quanta coisa me cala:
a dor, o desejo, a fala.

Quanta coisa me cria:
a palavra, a fala, a poesia.

Inserida por joao_andrade_2

Palavro termos ternos,
buscando no efêmero
o que tenho de eterno.

A solidão vocabulizo
e, em cada rima perdida,
em cada rumo que tomo na vida,
eu me poetizo.

Inserida por joao_andrade_2

Verdadei minhas mentiras
de tal modo no abismo
mais profundo de mim
que as flores viçosas de plástico
coloriram e perfumaram meu jardim.

Sucumbi às minhas verdades
de modo tão íntimo, tão intenso
que construí com lágrimas
e com lenços
minha torre de marfim.

Vivi de tal modo
todos os meus eus,
que já não sei quem
me dirá adeus
quando eu chegar ao fim.

Inserida por joao_andrade_2

Se você pudesse
ouvir meu olhar,
evitaria a verdade
que, em minha boca, tropeça.

Se você pudesse ver
a alegria de minha alma,
quando a aurora começa,
amaria o menino
que a noite flecha.

Inserida por joao_andrade_2

Nada do que crio
serve ao ócio,
serve ao ópio,
serve ao cio.

Nada do que sou
serve a mim,
serve à míngua,
serve ao engano.

Prossigo adeusando
tudo que vejo,
tudo que desejo,
esperando o fechar das portas,
o apagar das luzes,
o descer do pano.

Inserida por joao_andrade_2

No fim da estrada,
estarei sozinho.
Os amores, os amigos,
os parentes, os saudosos inimigos
já terão me esquecido no caminho.

Terei os olhos vermelhos,
marca de letras nos joelhos
e as cicatrizes dos carinhos.

Inserida por joao_andrade_2

Ao meu amor a lua deu fases...

Inserida por Andrade19

Esta mania de ser joãoandrade
só me traz problema.

Quando todos esperam muito,
faço um poema.

Quando tento ser outro,
repito o mesmo esquema.

Se o poeta estiver certo,
minha alma é pequena.

Inserida por joao_andrade_2

Descobri que não era forte quando chorei por amor e a saudade me machucou

Inserida por wilson87

Creio que Deus, não é um Deus de barganha, mas de valores reais que preza o esforço de cada um na busca constante de melhores coisas pra vida tais como estudo, carreira, sonhos e conquistas. Está escrito: “Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á. Lucas 11-10”. Ou seja: mexa-se! Vá à luta.

Inserida por prrsoares

Em um dia a gente é feliz pelo resto da vida, em outro a gente nem quer viver.

Inserida por FlaviaAndradeOficial

Eles são dois.
Dois corpos, duas bocas. Eles e suas mãos, pés, cabelos, olhos.
Eles e seus olhos, é aí que tudo muda.
Ela o olha tão sincera. Consegue transmitir um abraço, um afago, um cafuné só por olhar.
Mas ele, bem ali na frente dela - justo dela, não significa nada de olhos abertos; e quando os fecha: vê outra.
Eles são vários.
Ela é quem sente e quem finge não sentir. Ele é quem não sabe quem é e quem finge ser outro alguém um tanto bem melhor. Ela sente tanto e ele sente diferente.
Conforme as horas passam, os dias voam e as semanas mudam, tudo é (re)descoberto.
Eles são vagos.
Não são um para o outro (e ele até pensa que não é pra ninguém).
Aonde os dois vão? Porque andando assim ninguém enxerga os tumultos internos, e para o mundo são só dois que se combinam.
Ela até se pergunta:
Se eles se jogassem no mundo sem mais nada, o que poderiam ser?

Inserida por FlaviaAndradeOficial

A gente é vida real de segunda a sábado, e no domingo vira filme.

Inserida por FlaviaAndradeOficial

Mesmo que não sejamos nada ou que sejamos apenas dois errantes, de alguma forma a gente se encontrou no melhor de nós.

Inserida por FlaviaAndradeOficial

Pra te esquecer seria necessário encontrar outras pessoas, mas estou preenchida de detalhes seus e não cabe nada novo nesse coração estragado. E só de pensar na burocracia tamanha, eu te ligo e digo que prefiro lembrar.

Inserida por FlaviaAndradeOficial

O amor começa a ser sentido, eu finjo que é sono e tento dormir. Mas amor é dos insones. Começo a sentir uma saudade enorme por vinte minutos de ausência e finjo que é fome. Mas saudade é para toques, corpo a corpo. Sinto uma vontade danada de dizer exageros gritantes sobre o quanto um pouquinho de você já me faz um bem maravilhoso, e depois tento disfarçar que é só animação e me arrumo para uma festa. Mas cada coisa que eu não digo aparece nas músicas que tocam lá fora e preciso voltar correndo para o silêncio da casa. Acontece que já gosto um tanto de você e isso me segue até que eu possa te encontrar e fingir que é só mais uma coisa banal. Mas o amor já pede espaço e tenta entrar na nossa conversa também. Daqui a pouco digo tudo, te assusto, tento acalmar, paro de fingir e espero que você fique.

Inserida por FlaviaAndradeOficial

Qualquer lugar, à beira do abismo ou na única cadeira vazia do boteco, é melhor quando você está. Ainda que eu fique muda sem saber o que dizer, ainda que você dê risada do meu jeito quase-sem-nenhum-jeito de dizer que foi até bom ter me convidado para estar ali porque eu não tinha mesmo mais nada para fazer em um sábado à noite. Digo isso porque não quero que se preocupe se a bebida está quente, nem com minha melancolia sempre estampada na cara e principalmente nos lábios, porque você está fazendo isso aqui ser melhor que uma semana inteira de chuva. Eu sei, faz tempo que não chove. Mas chovia dentro de mim, dos olhos pra dentro, eu estava cheia de choros contidos. Você vem me salvando e nem sabe, vem me causando umas coisas estranhas que talvez alguém se arrisque a chamar de felicidade, mas que só digo ser efeito seu.

Inserida por FlaviaAndradeOficial

Ele ainda é a pessoa mais bonita do local, ainda tem a voz que mais chama sua atenção e ainda diz coisas que te fazem rir. Mas não é nele que você vai pensar quando voltar para casa e se deitar na cama. Você tem mais o que fazer, tem alguns problemas, umas coisas da vida que não adianta adiar por causa de amor.

Inserida por FlaviaAndradeOficial

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp