Orgulho de ser professor: frases para quem ama a docência
Um verdadeiro educador nunca olha para o seu legado com tristeza, mas com a alegria de quem semeou sonhos e colheu conquistas.
“Linda Mulher"
O seu nome é como eflúvio.
O seu jeito tão frugal me conquista.
Você é como reflexo do sol.
Que a cada manhã sempre brilha.
És a mais linda das mulheres.
Como são belas as suas faces.
Seu sorriso é como flores brancas.
Que num lindo jardim nasce.
Os seus lábios gotejam doçura.
Como é maravilhoso o teu olhar.
Nessa doçura me encanto.
É difícil de explicar.
Seus cabelos são como o vento.
Que exalam fragrância no ar.
É como um amor que brota.
Quando passamos a gostar.
Sua voz é meu talismã.
Tu és dona de rara beleza.
Não duvide de minhas palavras.
Elas estão cheias de pureza.
Estava sozinha a pensar.
Na minha poesia mora seu nome.
Vim declarar meu amor.
Te amo professora Ivone.
Inteligência é o coordenador chegar à porta da sala, na hora da aula, cheia de aluno sem compromisso e perguntar ao professor por que eles estão ali fora.
Final do bimestre
Torturando-me estou,
me observando decair,
por meros conjuntos pontuais,
que toda manha são postas
ao que se nota, nada muda
e todos os alentos esmorecem dores
sempre iguais.
Tal uniformidade, se dá apenas
por tenebrosas situações,
que se apegam as mais complexas obras
e mais impetuosas ,dificilmente
incorrigíveis questões
Até que em parte sei agradecer,
por ser de meu o mal esforço que atina
na consciência,pois com ausência desse amigo
me pego sem palavras a escrever.
Como disse uma vez:
Não passo de libertino,
um mero vagabundo,
perambulando pelas classes
e corredores,
um mero simplório aluno,
um mero simplório aluno,
um mero simplório aluno,
vagando de vez em outro mundo.
Gabriel Silva Corrêa Lima
SALA
Alardes são mesclados com algazarra ,
uma situação fria e desconfortável,
um acomodo ereto e inspirada peça
se apóiam o braços e artifícios
Tem forma hexagonal,
um compendio branco e brilhante
uma hélice cíclica,
mesas bem formadas,
e me traz o sono só de observar a janela penetrante
As beldades que aqui se encontram,
são divertidas feições em um contexto interessante
outras no entanto são frias, chatas e maçantes
e as conversas são peculiares ,
vem meu pensamento como refúgio de um infante.
Gabriel Silva Corrêa Lima
Ser mestre é ter a capacidade de transmitir os seus conhecimentos e acima de tudo estar disposto a acreditar no potencial de cada indivíduo. É também saber doar o máximo de si para descobrir e desenvolver a competência alheia. Ajudar a transcender aos valores e superar os imprevistos. Apontar um caminho, mudar uma vida, abrir um horizonte e contribuir para tornar muitos sonhos em realidade. É saber tirar os indivíduos da cegueira que a falta de conhecimento se resume e com paciência e tranquilidade segurar pela mão e apontar um novo rumo ou quem sabe, simplesmente adequar os seus discípulos para que escolham caminhos mais certeiros. Além disto, o mestre se depara com a mais plena realidade de saber que a sua responsabilidade vai muito além do que foi mencionado. O mestre tem o compromisso assumido de formar cidadãos conscientes de que terão o desafio de contribuírem para uma sociedade mais justa e digna para ao menos tentar fazer um mundo melhor.
Sempre nos disseram que a educação se faz pelo exemplo e creio que este é realmente o caminho. Mas é certo também, que é mais difícil trilhar, se o rastro não foi deixado. E a tal doutrina militarista rudimentar? Falível como toda imposição. CHEFIAR implica no direcionamento de ações suscetíveis ao favoritismo, LIDERAR com excelência exige paciência, disciplina, respeito, compromisso e acima de tu...do, faz-se necessário o trabalho da Inteligência Emocional, o autocontrole. Devemos nós, portanto, escolher cautelosamente as nossas lideranças. O barco afunda sem o leme, a não ser que sua estrutura tenha sido previamente bem preparada, a equipe conquistada. O desafio de gerir pessoas é abissal, esgueirar-se nas dificuldades e jogar a toalha, é aceitável se assim for feito com a humildade de abrir espaço para alguém que esteja preparado e faça o trabalho que deve ser feito. E a técnica do “Laissez-faire”, do “deixai fazer”?Funciona, quando isto é permitido. Especificamente falando, as nossas escolas, a fonte que aperfeiçoa opiniões, que desmascara, elucida, que tem à frente profissionais capacitados, caminha sim, faz a vereda, pois é graças a gente assim que zela pelo nome e lapida sua carreira a cada dia, que nossas crianças têm a educação merecida. O educador em sua sala de aula, rege-a da mesma forma, de A a Z, com o mesmo respeito e compromisso, independente da motivação externa ou da vara que o guia. Porém, eis a trave no olho, mas só quem tem o argueiro sente o incômodo...E NADA É FEITO , VISTO QUE EMUDECEMOS A TANTA MARMELADA!
As escolas públicas no Brasil transformaram-se em restaurantes. Os alunos frequentam-nas para tomar refeição e não para aprender o ensino ministrado pelo professor.
Ensinar é uma coisa que dá muito trabalho, não só pela explicação em si, mas pela responsabilidade do que é ensinado.
A humildade que reside no coração de cada mestre os impede de cobrar o mínimo de gratidão, mas isso não significa que sejam menos merecedores.
Corrigir a pessoa discretamente repetindo o que ela disse digitando do jeito certo. Exemplo: "acho ela super inguinorante" "por que ignorante?"
A postura de alguns (alunos) assemelha-se à dos fiéis ante o sacerdote: exibem necessidade de certezas, de condução, e não de construção dialética de respostas possíveis ante a realidade e seus efeitos jurídicos.
Mudaram minha vida, minha forma de pensar, mudaram o meu olhar sobre diversas coisas da vida! No processo de aquisição do conhecimento não foram negligentes nem omissos! Alguns mais chegados e outros mais reservados ,o que é normal, mas sou grata a todos por toda a bagagem que levo! Os senhores são especiais pra mim e para os meus colegas! Todos os dias é dia do professor, mas hoje é especial, pois é dedicado todos os Profissionais do Magistério. Desejo aos senhores, tudo que a vida possa oferecer de bom, todos os direitos atendidos e sim, mais respeito à profissão mais linda que existe (que base para todas as outras). Se ensinar é uma arte, os Senhores são os verdadeiros artistas!!!
Feliz dia dos professores!!
SE VIRAR AS COSTAS PARA SEU MESTRE, SE DISTANCIARÁ DELE!!!! ASSIM COMO É RECÍPROCO "...RESISTI AO DIABO, E ELE FUGIRÁ DE VÓS!!!"
Dar aula é como aprender a andar de bicicleta... você lembra dos tombos que já levou, mas não sabe dos tombos que te esperam
- Relacionados
- Mensagens de agradecimento aos professores: textos que celebram a dedicação
- Poesias para Professores
- Frases sobre professores ditas por grandes filósofos e pensadores
- Frases de Augusto Cury sobre Professores
- Textos reflexivos para professores que motivam a paixão pelo ensino
- Mensagem para Professora de Creche
- Mensagem de despedida para professores inesquecíveis
