Primeiro dia de aula: frases que celebram esse novo começo
Ensina-me a voar?
Quero te alcançar...
Ensina-me a viver?
Quero te conhecer...
Quero cair na tua rede
Quero viver da tua sede
Como mestre e aprendiz...
Então me diz,
Ensina-me a voar?
🕊
Livros abertos
Quando menina gostava de livros abertos
Parecia que a qualquer instante bateriam asas, alçariam voo pela janela
Suas folhas me lembravam gaivotas
Aquelas que desenhávamos em nossos pores de sol no papel
Cresci!
Descobri que não era imaginação
Livros abertos sabem voar
Quando menina eu tinha razão.
DUREZAS
Quando uma flor nasce na rua
Brota em uma fresta de muro
Ou germina entre o vão de uma telha
Acho que a natureza tem algo a dizer.
SEGREDO DAS FOLHAS EM BRANCO
Nas folhas em branco há sempre algo escondido
Parece até que guardam segredos
Uma poesia
Um conto
Uma prosa
Às vezes até uma carta de amor
Em outras uma despedia
Gosto das folhas em branco
Acho que elas imitam a vida.
Elis Barroso
O melhor retorno de um investimento feito por uma educação de qualidade se dá ao investir no professor e ao resgatar o merecido respeito social por este profissional.
Ela era como o rio...
Seguia seu curso, ultrapassava os obstáculos, às vezes com dificuldade.
Alguns viviam nela, outros eram como peixes de estação, passavam um tempo e logo iam embora. Mas todos lhe ensinavam algo.
E tudo que jogavam nela, ela deixava que escorresse com a água. Não guardava nada que lhe fazia mal, e as coisas boas brotavam em suas margens.
Talvez os erros das pessoas sejam de pensar que precisa de muito pra conquistar algo, mas as vezes o necessário é suficiente.
“Uma das coisas mais horríveis que um ser humano pode fazer, é falar mal de algo ou alguém que já foi motivo da felicidade...”
A educação faz homens; a instrução faz sábios. A educação é o fim; a instrução é apenas um dos meios. A educação é, portanto, mais alta, mais profunda e mais extensa do que a instrução.
A educação e a instrução são conceitos profundamente distintos. A educação desenvolve as faculdades; a instrução dá conhecimentos. A educação eleva a alma; a instrução provê o espírito.
O pato e a galinha
Imponente e bem seguro, Lorde-pato aprumou-se à beira da lagoa. Passeou o olhar pela superfície plácida que se estendia a sua frente e à margem verdejante, antes de arriscar alguns passos vacilantes. O sol, decerto lhe fez mal. Perambulou até encontrar descanso nas raízes de um tronco e ali adormeceu.
Algumas horas depois, acordou com um leve toque em suas asas.
– Não está me escutando, galinha Arabel?
– Quem? – questionou o pato, ainda sonolento – Uma galinha?
Mas a voz insistiu:
– A senhora anda muito dorminhoca ultimamente... – disse a toupeira risonha para um pato agora acordado e muito perplexo. – Esqueceu-se de que me pediu notícias de sua irmã no sítio vizinho?
O Pato não se conteve: – Dona Toupeira, acaso está me confundindo com uma galinha? Não vê que sou Lorde-pato?
A toupeira emitiu um ruído de surpresa – Ora, mil perdões, Sr. Pato. Ao tocar sua plumagem tão macia, pensei que se tratasse de Arabel. Não enxergo quase nada e, por isso, sempre marcamos nossos encontros próximos ao Ipê.
– Pois bem! Era só o que me faltava! Uma toupeira a tratar-me feito galinha...
– E ambos não possuem um parentesco próximo? Qual o motivo da ofensa?
– Ora, pois! O fato de ser um mamífero não o eleva a condição de uma ovelha!
– Nem o pretendo ser – ponderou a toupeira constrangida.
O pato se levantou e bateu as asas num protesto.
– Caso não saiba, sou doutor na arte de ensinar a postura ideal às aves da Fazenda. Tenho títulos e prêmios que venho adquirindo a cada torneio. Já fui campeão três vezes na modalidade mergulho e meus voos atraem visitantes de todos os cantos, pois foram registrados como aparições inesquecíveis. E, num engano infeliz, vem o senhor atribuir-me a qualidade medíocre de uma galinha.
Nesse momento, já presenciando o diálogo há algum tempo, protestou Arabel:
– Ei, calma aí! Posso saber como se dá o direito de me chamar de medíocre? Sou mãe de mais de duzentos filhos... pintos que fui obrigada a ver partir sem escolha. Eu e minhas companheiras contribuímos para o sustento da fazenda com nossos ovos e ciscamos todo o terreiro ao redor da casa, recolhendo insetos, impurezas e até serpentes. Não se esqueça de que fazemos parceria na cata de parasitas do gado. Além disso, os galos anunciam cada amanhecer, cronometrando o tempo de descanso e lida dos trabalhadores. Está certo, patos são patos e galinhas são galinhas. Somos aves diferentes, papéis diferentes, mas ainda assim aves e nossas conquistas ou títulos não nos segregam em categoria de melhor ou pior. Não exiba seus prêmios como se fossem capazes de diminuir a minha história de vida. e se quer um conselho desta galinha que voz fala, não perca tempo em provar que é superior, a verdadeira sabedoria não está no fato de se tornar um mestre, lorde ou seja lá o que for, mas em reconhecer as diversidades e entender que além do que somos ou podemos ser, existe um mundo ao nosso redor. O que é grande se revela por si só.
Após trocar algumas palavras com a toupeira e marcar novo encontro, a galinha partiu ofendida. E lorde-pato esteve a refletir sobre a colocação de Arabel durante toda a noite. Afinal, sempre se preocupou tanto em aperfeiçoar-se para ensinar os outros patos, que se esqueceu de aprender.
Na manhã seguinte, o pato tomou uma decisão. Sua influência de mestre não seria em vão. Até a próxima temporada, estaria aberto o centro de reflexões filosóficas para as jovens aves. Seria um espaço ideal para a convivência dos filhotes que, independentemente da origem, iniciariam seu desenvolvimento interior, na arte de saber respeitar e valorizar as diferenças, desde a mais tenra idade.
Esquecer e não lembrar são coisas completamente diferentes, normalmente quem não apreende o que quer é por não saber como lembrar.
Ele não sabe o que é cuidar, tadinho! Cuidar não é deixá-la solta ao vento. Cuidar não é faze-la querer voar em cima do seu pescoço e te chamar de idiota. Cuidar não é permiti-la se apaixonar por outro sorriso, quando o único que ela deseja no momento, é o seu. Cuidar não é enlouquece-la e depois dizer que é ela que te enlouquece, mesmo sabendo que isso é verdade. Cuidar meu caro, não é deixá-la ir. E pelo que percebo, é isso que você está fazendo. É sério isso? Vai deixar a louca da sua vida ir embora da sua vida? Meu caro, é melhor ir aprender o que significa cuidar, antes que aprender ou não, acabe não fazendo diferença alguma. E não me pergunte o que é cuidar na cabeça das mulheres, somos diferentes umas das outras. Mas quer saber? Para mim, cuidar é simplesmente não deixar o violão perder as notas. Cuidar é não permitir que o avião decole sem você. Cuidar é não querer que toquem no seu CD favorito, não por egoísmo, mas por cuidado. Cuidar é não querer se despedir da sua novela favorita, por mais que ela vá. Cuidar é presenciar a derrota do seu time e mesmo assim jurá-lo amor eterno, não importa o resultado. Cuidar é simplesmente cuidar. Agora vá, pesquise sobre essa palavra tão simples, mas com algo tão grande. E tente entender por fim o que ela quer dizer afinal, espero que aprenda, e que no final você a pratique, e não deixe os olhos alheios olharem para outra direção. E se olhar, vou lamentar, afinal, quem mandou não aprender o que é cuidar? Claro que a culpa não é de nenhuma instituição de ensino, que não colocou ''Culpa'' como matéria. Adivinha só de quem é a culpa? Adivinhou? Pois bem, ela é sua. Quem sabe se cuidando da sua culpa, você não aprende o que é cuidar. Tadinho, você precisa aprender que algumas pessoas estiveram por muito tempo em 10:00, mas não notou que elas já pararam em 10:01.
Tudo que é mal tem seu lado positivo.
Isso mesmo.
Estranho não é?
Como se tirar algo positivo de uma coisa ruim?
Tudo que dói
Tudo que machuca
Tudo que consideramos ruim
Tem um lado positivo
Observemos as crianças e aprenderemos com elas.
Chorar pode ser algo desagradável. Mas com o choro as crianças ganham o peito da mãe para saciar a fome. Com o choro ganham o afago da mãe para acalmar o medo do novo. Com o choro ganham os cuidados da mãe para curar a dor.
E assim devemos ser.
Extrair do negativo o positivo.
Extrair da dor o alívio.
É caindo que se aprende a levantar e se equilibrar.
É chorando que se aprende a sorrir e gargalhar.
É apanhando que se aprende a bater e rebater os problemas da vida.
É sendo enganado que se aprende a não confiar em todos.
É perdendo amores que se aprende que novos amores virão.
É sentindo medo que se aprende a enfrentar a escuridão dos seus piores dias.
Até a morte tem seu lado positivo.
A morte nos ensina que estamos em uma contagem regressiva.
Um relógio invisível.
Que pode parar a qualquer momento.
E que devemos viver cada dia como se fosse o último. O único.
E assim tiramos proveito de tudo que a vida nos oferece.
E assim fazemos de limões azedos, doces limonadas.
- Relacionados
- 47 frases de volta às aulas para motivar no retorno à escola
- 47 mensagens de boas-vindas para alunos começarem bem o período letivo
- Textos de volta às aulas para um começo brilhante
- 27 mensagens de boas-vindas para professores no início do ano letivo
- Frases sobre educação escolar que despertam o prazer de aprender
- Pensamentos sobre a vida: reflexões para aprender com cada momento
- Poemas de volta às aulas
