Preconceito Racial
A construção de um mundo sem preconceito começa na educação base de uma criança. Podemos não chegar a viver nele, mas não estamos impedidos de colocar um tijolinho nesta edificação que poderá abrigar as futuras gerações num ambiente com mais respeito. Não somos obrigados a concordar e a aderir as novas nuances sociais, mas nos cabe evitar que o irreversível se torne objeto de guerra.
Eu sou o anticristo do deus preconceituoso, vingador e odioso que abunda no cérebro dos fanáticos doutrinadores neopentecostais, por ausência absoluta do que deveriam trazer em seus corações.
O medo é um preconceito dos nervos. E um preconceito a gente desfaz. Por isso o medo, é do tamanho que a gente faz.
Emagreça os seus preconceitos
Há 06 anos, bolei por conta própria uma dieta pra mim, que me tirou do corpo quase 40 quilos. Nada de muito específico, mas deu certo!
Por conta disso, respondi uma enxurrada de perguntas, em que posso definir em três principais e repetitivas:
- Podia comer de tudo?
- Tinha que fazer exercício?
- Em quanto tempo?
Eu soube ali, que estava acabando de conhecer a segunda parte onde o “serumaninho” gosta mais de estar na vida: descobrindo ATALHOS.
Logicamente, antes é a ZONA DE CONFORTO - seu habitat preferido.
Nossa espécie atual é apaixonada por fabricar felicidade. Tomar pílulas para esconder tristeza e paga o valor que for para estar inserida na sociedade.
Eu rodei muito tempo para encontrar algo que adequasse ao meu estilo de trabalho em duas jornadas e vida pessoal. Como não sou fã de doces, comigo funcionou bem. Mas, havia uma série de pessoas com diversas particularidades de gostos, vontades, preguiças e disposições que variavam do zero a mil em poucas horas.
Então não deu certo para elas, e por fim, fiquei na minha e toquei minha vida, sem tá passando formulas e nem nada. Até porque há quem se considere gordo, muito, gordo, cheio, cheinho, fofinha e precisando perder só “três quilos”.
De verdade mesmo, ninguém admite nada.
Eu pensei nesse assunto, porque li de um conhecido, um monte de reclamações por conta do Dia da Raça Negra, que não foi lá muito comentada pelos faceboqueanos.
Eu puxei pela história e lembrei que o preconceito é bem mais antigo e não escolhe somente a cor. Mas, também estatura, peso, origem, condição social e uma infinidade de coisas.
Os hebreus que depois viraram judeus, já tinham sido escravizados pelos egípcios, pelo menos três mil anos atrás. Os chineses pelos japoneses. Depois um terço da humanidade pelos romanos, os indianos pelos ingleses, e os judeus pelos alemães com o aval da Itália, Hungria e França.
Não nos esqueçamos, que durante 1880 – 1930 os chineses trabalhavam por comida e água nas construções de ferrovias americanas. Por onde você estude de fato a história da humanidade vai encontrar alguém tentando desumanizar outra raça, outra pessoa.
Ser obeso na nossa época é ter um atestado permanente de “DESLOCADO”. Pois os cinemas, restaurantes, roupas, carros e demais coisas não foram feita para nós. Imagino o dia nacional do Gordo. Deveria ter um também. O bullyng praticado é horroroso e cruel. Segue por toda infância e culmina nas escolhas para namoro das mulheres e rapazes, que afoitos pelo modelo perfeito, dão ombros para quem não tem a forma vigorosa e “gostosa” do padrão atual.
Mas, de minha parte, - tô cagando para quem queira se colocar como vítima! A gente tem de passar por cima ou o rolo compressor do preconceito acaba por atropelar. Por isso fico de saco cheio do ser humano que gosta de atalhos para conquistar suas mudanças pessoais. A gente pega a vida pelo braço e dança ou não dança – não há meio termo. Ficar esperando que alguém diga que você é feio ou bonito, não te leva à lugar algum.
“Tem um rosto lindo”,” se não fosse gorda”,” Meio cheinho, né“. Quando não querem machucar, tentam relativizar as aparências, com suavidades nas colocações.
Não há mocinhos ou mocinhas no filme real da vida. Quando você sai, alguém vai falar de você, mas torça que seja pelo menos para o bem, se tiver sorte. Os pais, amigos e famílias, estão preocupados mais com quem você trás de importante para casa. Ter atitude significa estar consciente do meio ambiente, mas ter posições claras e pensadas, do que quer – como quer ou com quem quer, sem levar uma ou outra opinião baseada em aparências.
Preconceito
Porque não olha para o seu umbigo?
Não enxerga um palmo além do nariz.
Não fique triste porque eu lhe digo,
É muito ruim esquadrinhar o infeliz!
A análise de um momento ruim,
Não pode ser determinante na vida.
Pessoas erram e acertam também,
Mas o caráter é maior do que isso.
Não busque sempre o culpado,
Onde se pode tudo consertar...
Ninguém vive errando de fato,
Só para a sua atenção chamar!
Uma frágil queda na infância,
É como uma topada adulta.
As duas lhe jogam para frente,
E sem você querer lhe machucam.
Apague da sua mente o PLA: o Preconceito Limitador de Aprendizado, onde a preguiça predomina em prol do fracasso e o aprendiz entra na má educação à distância, não praticando nada.
Os preconceitos não liberam a criatividade mental, mas criam dispositivos para o TPM: Trava Psicológica para o Sucesso.
Não sou do tipo de pessoa preconceituosa com religião ou com qualquer outro tipo de diferença, mas nada melhor do que você ir num lugar em que você se sinta bem né verdade?
Sempre tive um ensinamento cristão, e nunca entendi o fato de muitas pessoas perderem seu tempo no domingo ou seja lá que dia for, pra ir a igreja e do lado de fora, ou até mesmo lá dentro, ofender, criticar, torcer o nariz e até mesmo não estender a mão a qualquer tipo de ser humano que se apresenta, muitas das vezes até demoniza a pessoa, achando as vezes que se der ao menos um bom dia, vai sei lá, "pegar o troço ruim da pessoa rs". Jesus em todos os livros que contam sua história, foi um homem que mostrou que todos nós somos iguais, afinal de contas, ele não morreu na cruz apenas para os que serviam à ele, morreu por todos! Sem exceção...
Graças a Deus tenho ido à uma igreja que prega totalmente sobre o que Jesus ensinou, e a cada vez que vou, me sinto melhor quando saio de lá. Também não estou aqui pra fazer propaganda de nenhum templo, apenas queria deixar um pouco da mensagem que nos foi dita ontem. Todos nós somos iguais pra cristo, e o único que pode julgar todos é ele, então galera, vamos deixar nosso preconceito de lado e cuidar apenas de nossa vida, pois no dia do juízo final, Deus não vai te perguntar pela vida do seu vizinho...
A igreja é lugar de acolhimento, lugar de comunhão, se queremos que todos tenham nosso ensinamento, vamos acolher e abraçar a qualquer um que nela entre.
Lucas 14.11"...porque todo o que se exalta, será humilhado; mas o que se humilha, será exaltado."
PRECONCEITOS
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Preconceitos velados têm rostos risonhos,
atenções piedosas, vozes conseguidas,
as medidas distintas de afetos formais
que ninguém poderia contestar por lei...
Para ter preconceito e demonstrar que não,
é preciso saber se vestir de presença,
dar a mão que depois há de ser bem lavada
e visar recompensa sobrenatural...
Quem se dita melhor por questão de raiz,
de aparência, verniz ou por ter o que tem,
sabe como enganar seu conceito mais fundo...
É que o mundo se rende aos que sabem pagar
com seu ar filantropo e gestos adequados
aos contextos e quadros em torno de si...
Aquele que percorre na vida fora da moralidade da religião é vítima do preconceito e do julgamento dogmático.
O "conceito" dentro do preconceito não é conceito, é peça de museu antropológico sociocultural, sujeito a observação e estudo, e não a uso.
Toda vez que o AMOR. Falar ,todo sentimento contrario,emudece.
Onde ha amor,nao havera preconceito.
Pensamentos pequenos nao molda gigantes!
Cre Schroeder.
Pobre que não gosta de rico é tão preconceituoso quanto rico que não gosta de pobre;
Preto que descrimina o branco, comete injúria racial tanto quanto o branco que não gosta do preto;
Mulher que se acha superior ao homem é tão machista quanto o homem que acha que a mulher tem de ser submissa a ele;
Mulheres recatadas que julgam mulheres de estilo mais ousado são tão julgadoras quanto as mulheres ousadas que invejam as recatadas;
Protestante que julga católico fala mal das próprias raízes, católico que ofende protestante critica a própria religião;
O "feio" que inveja o "belo" é tão ignorante quanto o belo prepotente, pois não entendeu que beleza é questão de gosto;
O mundo é assim: um pluralismo religioso, ideológico, político, cultural, de raças e opiniões, onde todos precisam de alimento para o seu "EGO", onde as pessoas são dominadas por suas vaidades e esse egocentrismo nos dá a falsa impressão de que o nosso modo de pensar é o certo e descartar a particularidade do nosso próximo. Queremos ditar nossas regras, contudo, por que nossas regras se sobressaem sobre a do outro? Quem somos nós? O que temos feito de melhor para nos considerarmos o padrão ideal? Eu por exemplo, enquanto escrevo este texto acredito que meu modo de pensar é coerente, e ainda que inconsciente, aguardo para que alguém leia e concorde comigo.
ACREDITE, ISSO É DEMOCRÁTICO‼️
A desgraça (retrocesso) acontecerá quando tentarem unificar toda forma de pensamento, nesse instante virá uma falsa paz sobre o mundo, então todos deixarão de pensar.
A diversidade é o que nos torna uma nação bonita, que chato se todos pensassem igual. Ninguém estaria pensando!
Nossas diferenças não precisam ser extintas, a diversidade não é o problema da humanidade, nossos conceitos não precisam ser reformulados, somos o que somos e nenhum grupo social deve ser desrespeitado.
A MINHA LIBERDADE termina onde começa o direito do meu irmão.
Sem preconceito.
O preconceito só hiberna
na língua afiada e fina
não existe cor grã-fina
que garanta vida eterna
quem tenta passar a perna
não se dá bem no destino
vive como um peregrino
e tais ações vão pra lixeira
minha alma é brasileira
mas o sangue é nordestino.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp