Prática
Uma boa técnica para a prática da escrita é:
Ao acordar pela manhã, se acaso lembrar
do seu sonho,
escreva-o.
Nunca deixe a teoria ser sua prática, não permita a teoria ser mais visível do que a prática, não faça da sua teoria apenas uma teoria, pois a prática antecede a teoria!
Por quê? Para não cair naquele velho dilema: faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço!
Isso é pura hipocrisia! Farisaísmo! Fanatismo! 🚮
O discurso deve refletir a prática, pois as palavras vazias são a raiz da falsidade. Quando falamos uma coisa e fazemos outra, envenenamos a alma, corrompendo nossa essência e confiança. A autenticidade é a chave para relações saudáveis e uma vida íntegra, sem máscaras ou enganos.
Toda iniciativa bem intencionada é válida e louvável quando tirada do papel e colocada en ação, mas, quando só se aplica a teoria, a ausência da prática se converte em omissão, negligência, descaso e permissividade... (W.P.S.)"
A chave para transformar bloqueios em portais é a prática consciente da integração das dualidades. Ao reconhecer e aceitar que cada obstáculo também pode ser um caminho, abrimos as portas para um crescimento e entendimento mais profundos.
Quanto ao ensino de Geografia, se o discente for orientado que os seus conceitos são observáveis no cotidiano, principalmente o de espaço geográfico, suas transformações e mutações, o conhecimento é absorvido facilmente. Um exemplo clássico de aplicar o conhecimento teórico a prática.
"Somos cristãos de ações e práticas, ou apenas frequentamos a igreja? Somos cristãos de orações verdadeiras, ou apenas queremos ser vistos na igreja?"
Sorrir é uma prática para todas as idades e todos os momentos, um antídoto gratuito que afasta o vírus do desânimo.
Não é a metodologia que apresenta resultados em um processo de ensino e aprendizagem, mas a afinidade entre o planejamento e a prática.
O desagrado vivencial é forte indício de que o caminho trilhado não condiz com as potencialidades do eu, principalmente se o desânimo no curso for uma constante. Trilhar caminhos tortuosos emocionalmente não é superação da experiência, pois o corpo está travado em um solo que não beneficia a genialidade.
A genialidade requer que o intelecto tenha congruência com o emocional na prática, não necessariamente em todo o trajeto, mas na maior parte de seus bastidores.
Escrita para viver.
