Povo
Às vezes eu penso que o sinal mais evidente do descaso político contra o povo, é que nenhum político nunca usufrui dos serviços públicos gratuitamente. 😏
"Os Espíritos encarnados constituem a Humanidade, que não se circunscreve à Terra, mas que povoa todos os mundos disseminados no espaço."
Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail)
Pensamentos como onde há fumaça há fogo ou o não sou eu quem estou dizendo é o povo que está falando, são justificativas dos fofoqueiros.
É triste ver um povo que se diz de Deus, mas que não são sedentos, que vivem de congressos, que cultuam eventos, mas que se esquecem de ouvir a voz de Deus e de praticar os principais fundamentos.
O pecado do povo é acreditar que um homem no poder os ama e que cuidará deles. O castigo é o fardo que o opressor amado coloca nas costas do povo.
Cê veio pra deixar sua marca
Não deixa ninguém te apagar
O barco não pode afundar
E o povo não pode ficar calado
É sempre igual: as esperanças do povo são atropeladas pelas imagens fabricadas, pela desfaçatez de quem promete a alma e, por pragmatismo, é capaz de aliar-se aos abutres da pátria e aos bandoleiros de piores perfis.
Quando a justiça faz valer normas a uniformizar o comportamento do povo, ela ultrapassa os limites da estupidez.
Brasileiro: Um povo doutrinado por anos, que se espanta com a mudança. Mesmo votando certo, julga errado! Povo doente, sem mente e sem personalidade.
Se queremos preservar e desenvolver a inteligência do nosso povo, em vez de a esfarelar em tagarelice estéril, o que temos de importar não é a novidade: é toda a História, é todo o passado humano. Temos de espalhar pelas ruas, pelos cartazes, pelos monumentos, pelas livrarias e pelas escolas as lições de Lao-Tsé e Pitágoras, Vitrúvio e Pacioli, Aristóteles e Platão, Homero e Dante, Virgílio e Shânkara, Rûmi e Ibn ‘Arabi, Tomás e Boaventura.
Amar a criação do Eterno é aceitar e respeitar a diversidade. Infeliz do povo que deseja uniformizar a humanidade.
O zumbido das moscas
Oh, que o meu povo me ouvisse. - Salmo 81:13
Eu estava ouvindo os caras em um resort de pesca no Canadá. “O pior ano para as moscas que já vimos!” “Cara, você precisa de uma espingarda para se proteger, elas são tão grandes.” “Nenhum repelente de insetos funciona este ano.”
A picada da mosca negra cria feridas que incham, ficam vermelhas e coçam como loucas. Consiga várias e a vida é miserável - mesmo quando os peixes estão mordendo.
Isso não é nada comparado ao que aconteceu quando a quarta praga atingiu o Egito (Ex. 8: 20-24). Como Moisés previu, o ar estava denso com enxames de moscas. Eles invadiram o palácio do Faraó, encheram as casas dos oficiais e foram encontrados em todo lugar no Egito - exceto na terra de Gósen, onde os israelitas moravam.
A essa altura, o faraó deveria estar ouvindo atentamente todas as palavras que Moisés disse. Mas depois que as moscas se foram, ele endureceu seu coração (v.32), e assim ele e seu povo se colocaram para julgamentos ainda mais sérios do Senhor.
Às vezes, o Senhor usa medidas drásticas para chamar nossa atenção. Os "enxames de moscas" assumem formas diferentes - problemas, fracassos recorrentes, culpa, aparência ferida das pessoas que amamos. Esses são os momentos em que precisamos especialmente ouvir a Deus.
Então, vamos ouvir atentamente o Senhor, enquanto ele ainda está quieto, antes que o zumbido das moscas comece.
Mestre, fala e me prepara,
quando Tua voz é verdadeiramente ouvida,
Com obediência alegre e firme,
Ainda seguindo cada palavra. —Havergal
O endurecimento do coração é mais sério do que o endurecimento das artérias. David C. Egner
