Político
Repetir a máxima de que todo político é ladrão para se eximir de responsabilidade cidadã não é nada inteligente. Na prática, esse pensamento, se popularizado, beneficia os que de fatos são ladrões, condenando uma nação inteira à cleptocracia. Ou seja, um ambiente perfeito para os ladrões se perpetuarem no Poder.
A sensação que tenho em relação à política brasileira é que o Poder é mano do político, o contrário de dizerem que emana do povo. E que esse Poder converte a água límpida que lava a alma em veneno.
Notório o amadurecimento político atual. As pessoas passaram a entender que o respeito a coisa pública, pela gestão efetiva de políticas, gera mais respeito e dignidade. A velha política possessiva, do enriquecimento ilícito, está sendo esmagada pelos que estudam, zelam e geram políticas de direitos para o outro!
(Fátima/BA, 09/08/2023)
O fanatismo político é a antítese da racionalidade, levando as pessoas a aceitar informações tendenciosas e rejeitar fatos objetivos.
O PODER DOS PODERES E A HARMONIA ENTRE ELES - O poder da lei, o poder político, o poder econômico - O poder da lei é mandado pelo poder político, o poder político é mandado pelo poder econômico e a conveniência harmoniza os três.
Espero pelo surgimento de um líder político que possa conduzir a ONU e
também que surja um líder diplomático que impeça os confrontos nas regiões de conflito. E desejo que surja uma líder como Madre Teresa, que salve as pessoas pobres que vagam pelas ruas e morrem. E também que surjam líderes da paz como eu, que desenvolvam um mundo novo e desbravem a terra e o mar que as pessoas abandonaram.
Nem o antagonismo ou o obscurantismo ideológico, religioso ou político, nem a desigualdade intelectual ou social e nem mesmo a incapacidade de discernir a hipocrisia da dignidade são capazes de abalar uma verdadeira amizade, pois amigos verdadeiros são indulgentes e tolerantes o suficiente para aceitar com humildade e sem ressentimentos as suas mútuas imperfeições.
O bom político no âmbito técnico da vida, não é aquele que possui somente a capacidade intelectual acima do nível do grupo majoritário do povão ou em seu grande potencial de persuasão, mas aquele que também consegue equiparar (da maneira mais próxima possível) a necessidade teórica da população em uma solução prática e eficiente para os mesmos.
Se a experiência pode ensinar-nos seja o que for, ensina-nos isto: um político criterioso, numa democracia, é tão inconcebível quanto um assaltante honesto.
Estelionato eleitoral ou giro político é conduta dissimulada, própria daqueles que enganam o povo para alcançar seus projetos de poder.
Quem sabe seja mais adequado chamar "político" de "paleolítico". Estou por ver um povo tão interessado em escavações quanto essa classe política brasileira. Dedica-se mais ao passado do que ao presente e futuro, constrangendo até a História.
