Poesias sobre o Brasil

Cerca de 9593 poesias sobre o Brasil

⁠Brasil, o sistema que aprisiona e o medo que colabora

De tal maneira uma opinião, um pensamento, uma crítica que cabe solução, sou eu, você, o sistema dessa elaboração, queria falar rapidamente, abrindo o entendimento e fortalecendo o pensamento do leitor ouvinte, viver é participar, e aqui meu palpite, pela esperança e pelo desgaste, este ciclo, este íntimo do meu povo e do meu estado, um calafrio, pois o porão se abriu e o povo vive trancado, uma prisão estranha, que a omissão, a ignorância, a febre viril da inexistência ética, o caráter violado por reais centavos, a liberdade desejada, expressada e não vivida, a alma do estado vendida, na falta de valores de uma sociedade, o medo que se associa e colabora, para o cenário não mudar, o pão, o sapato, o celular, ninguém entende que o café com farinha também sustenta e a alma, o espírito, a intimidade da personalidade, oh, vejo e desejo, um grito do porão, Brasil, o sistema que aprisiona e o medo que colabora, tudo isso vai embora, para uns lamentação, pois a morte inevitável não achará conforto na aceitação, converse minha gente, com a lua, as estrelas, o sol, as nuvens, nessa selva existe vida, o sistema diz não, a decisão, gritar ou calar no Brasil porão.
Giovane Silva Santos

Inserida por giovanesilvasantos1

⁠Brasil, estado ébrio e um povo conivente
Eu aqui calado, tentando gritar isolado, com meus amores e dissabores, conflitos e angústias, uma aquarela viva de muitas cores, meu estado Brasil, febril, gentil, embriagado pelo litros da ambição, eu, o povo assinando embaixo dessa depravação, quando omito a minha voz, quando não percebo o valor da ética, da moral, e me rendo a voraz loucura do carnaval, o festival de bagunça da qual acampa a condição, condição violada e constrangida, meu estado cria feridas e titubeante fica, porque eu e meus semelhantes, humanos e errantes não sabemos apurar o mel, o cultivo da honra e imparcialidade, e o umbigo é trazido ao palco, fere se amizades e padrões, mastiga se as possibilidades, coage os sonhos, oh que tristeza saber, um submundo que mergulhamos, perdoe me almas e espíritos serenos, mas a multidão está atolada, o estado alma embriagada, eu, mudo continuo, perco e morro todo dia.
Giovane Silva Santos

Inserida por giovanesilvasantos1

⁠Brasil, do leite e mel ao café com farinha
As crianças do bolo e do iogurte talvez não venha saber, mas nos mais variados lares, estão a escassa necessidade que a vida oferece. A referência que quero fazer é a abundância do senhor sobre nosso Brasil, ouro, prata, minério, cobalto, petróleo e tudo perante assalto, isso ainda é migalha mediante a fortuna viajante, mais que leite e mel, uma fartura desejada, cada vez mais roubada e depositada nos cofres da ambição, e minhas criancinhas nas escolas merenda, merenda uma bolachinha de água e sal, algumas colheres de sopa, e para completar um gole de aguinha, para não entalar com café e farinha.
Oh gente, até parece falácia, de quem não conhece a realidade, de fato, não sei número, mas enquanto dez pães estão sobre algumas mesas, o prato bate vazio, pelo desvio da pura safadeza, corrupção em demasia, pouca consideração, uma vaidade, uma exagerada ambição.
Tenho medo que Deus se canse, se aborreça, mas creio que não, pois no meio da podridão, uma mera inocência, um povo que sofre, uma porção, a luta de cada trabalhador, pelo mínimo salário que dá o sabor de viver, lutar e sonhar, se a fartura não está na mesa, que a esperança seja a beleza, pela fé, que esteja sempre de pé, vivemos com esse trilho fora da linha e agradecendo o café com farinha, pois o alimento do céu, o leite e mel, está na bagagem da impunidade, onde o sonho tem gosto de fel.
Giovane Silva Santos

Inserida por giovanesilvasantos1

⁠Brasil, estado, aluno e escola
Nesse pedestal deveria se haver um triângulo amoroso, uma identidade original, medindo cada percentual como enamorados íntimos, para que se criasse uma possível estruturação no aperfeiçoamento da educação, a consciência do estado em preocupar se com o conceito família, e transmitir a responsabilidade de compartilhar a agregação, o jovem/aluno na escola, o povo com seguimento, o estado fortalecido, a família coibindo a falência da nação, pois vivemos um estágio doloroso, a evasão escolar, a carência do lar, o estado, escola e aluno um triângulo desastroso, mais atenção, mais força e mais amor, Conselho tutelar, cartório, órgão e instituições estatais, cuidando de cada certificado, certidão de nascimento a torto a direito, e os lares crescem sem noção e sem condição, sem devida atenção do estado no controle educacional, um faz de conta e uma intenção banal, acorda Brasil, tá feio esse jornal, um escândalo nacional, a condição, possa ser que nessa fala não tenho razão, mas minha fala e meu ver é esse ângulo, mas o estado, aluno e escola está vivendo um infeliz triângulo.
Giovane Silva Santos

Inserida por giovanesilvasantos1

"Segundo, a atual polarização política no Brasil, pensar fora da casinha é, defecar em público..."
Thiago Oliveira TSO

Inserida por TH_Historiador

Bom dia Brasil.

Prefiro ser um maluco beleza, livre.
Repleto de vontade de viver, sonhar, amar e ser feliz!
Do que ficar preso dentro de um casulo e perder a minha própria liberdade
E de jamais poder vislumbrar a ser: uma metamorfose ambulante.

Inserida por PeregrinoCorrea

Eu sou a favor do Brasil

É verdade que a realidade é um caos, vem se essa epidemia, pandemia, como queira, uma peste que ninguém imaginaria, de repente uma manifestação eloquente de opiniões, divergências, ninguém sabe da razão, verdades ocultas, parece que a pátria é puta, sem dono, sem direção, com essa situação mostrou se fragilidade, um prospecto da multidão, miséria, necessidade, uma frágil nação, mas por onde anda o leite e mel, pergunta a promessas de passada gestão, executivo federal foi fragmentada ao longo do tempo, o atual é apenas um demonstrativo, pois o berço que hoje aflito é por ter se dado nas mãos de canalhas, covardes e uma severa desestruturação, minha comunidade, minha cidade, meu povo e minha nação, o pior, é saber que o sistema, esse existente esquema, uma democracia complicada, a republica chamada de liberdade, é acuada pela necessidade de emergir e transformar, reestruturação, a liderança consciente, ética e moral, que nos é carente e tal, eu choro, pois é medonho esses lobos, mas a esperança é viva e o tempo é sutil, eu não me envergo a esse puto covil, eu sou a favor do Brasil.

Giovane Silva Santos

Inserida por giovanesilvasantos1

"Apoiar a presidência do Brasil é louvável. Apoiar as bobagens do presidente é indesculpável.
Entender a diferença pode salvar a sua reputação e até o país!"

Inserida por RuiCarvalho08

Eu amo o meu Brasil, mas criou se uma nova homogenia de cangaceiros. Só que é um cangaço diferente. Eles trocaram o gibão pelo terno, os cavalos por carros de luxo e os acampamentos pelo congresso. Este clan de gigolôs da grana alheia, aflige o pobre, tira vantagem dos pequenos e usa os incautos.

Seus ventres são gulosos, seu apetite é voraz,se alimentam de poder e devoram dinheiro assim como o fogo consome o graveto seco.

Sejamos fortes e que nunca nos falte fé, porque se formos depender deles, seremos estraçalhados. Deus nos guarde debaixo de suas asas.

Inserida por Araujo2013

"Torça para o Brasil dar certo, sendo gado ou jumento. Porque se esse pais quebrar, seremos apenas uma tropa faminta em busca de um feixe de capim."

E.L

Inserida por edson_luvizotto

- Coronavírus

E agora, o que acontecerá com o Brasil?
E agora, qual é o futuro da nação?

Bom, eu gostaria de dizer que vai melhorar, mas não posso dizer isso, porquê não acredito; em minha concepção cristã as coisas no mundo só vão piorar cada vez mais e mais.
Ainda assim, acalmo o meu coração e digo: "tá tudo bem, pode o mundo desabar estou em paz."
Desejo eu que seja verdade/realidade na minha vida, para poder declarar: “enquanto o mundo está em crise, eu estou em Cristo.”
De qualquer modo sou do otimismo, um realista esperançoso, de alguma maneira vamos encontrar um caminho para prosseguirmos de cabeça erguida, rumo a realizações de objetivos que dão sentido as nossas vidas.

Inserida por MaViTri

Brasil: Um País de Todos ?

Está bom aí pra você? ótimo,parabéns e boa sorte,continue assim,mas deixe-me viver minha vida em paz,do meu jeito.Vivi por muito tempo em um lugar que por causa de uma faculdade ruim,O ESTADO TODO FOI CONSIDERADO O PIOR EM EDUCAÇÃO por conta DE UMA FACULDADE? UMA FACULDADE!
Daí,todos nós somos burros,desonestos,pobres e blá blá!!!!
Nos consideram bichos,mas por que? Fazem questão de passar na tv
os defeitos,mas por que não mostra as qualidades também?
Ahh esqueci,eles não querem lembrar da troca de tiros no Rio,
das pessoas inocentes que perderam a vida por conta do governo
que não faz nada para evitar.Não querem lembrar disso. . . mas fazem
algo para modificar? cadê a segurança? onde estão as pessoas?
lutem pelo que quer! ou então fique aí parado reclamando do
país onde vive,do roubo do seu dinheiro,do filho ou outro parente que perdeu por conta de violência,fique sentado vendo tudo acabar sem mais nem menos.TUDO MUDA SE VOCÊ MUDAR E FIZER SUA PARTE!
O país não é de TODOS? Então vamos deixar de preconceitos e abrir
os olhos para poder viver em paz novamente. A política não está perdida,basta apenas uma boa e longa limpeza e as pessoas ter consciência de quem elas escolheram para ficar lá em cima.
A vida,o País,o NOSSO PAÍS tem que evoluir e com certeza pra melhor,riqueza aqui não falta,basta cuidar e respeita isso e Amar tudo que temos.

Inserida por yasminecamargo

ESTE É MEU PAÍS "BRASIL"

Que dizer de um país

contemplado com tanta beleza e tão cheio de riquezas

um país que tem história presente na memória

não só de seus patrícios esse povo medianeiro

mas também do mundo inteiro

Que dizer de um país de tamanha grandeza

que já tem um dito popular

numa canção que seu povo se orgulha de cantar

país tropical abençoado por Deus

e bonito por natureza

Que não se fala em guerra

e em sua bandeira se encerra

as cores das riquezas de sua terra

Que dizer de um país

que tudo tem para ser uma Nação feliz

onde os povos oram pela paz

e crêem que a fé remove e faz

Que dizer de um país

famoso por seus folclores

suas praias, suas cidades históricas

seus atletas que com garra buscam lá fora a vitória

e ouvir tocar seu Hino Nacional é sua maior glória

Que dizer de um país assim tão rico

se não tivéssemos que lembrar também da pobreza

da falta de escrúpulos, ganância e avareza

de seus políticos corrompidos

que roubam a Nação na certeza que não serão punidos

Tudo tem para ser chamado de primeiro mundo

mas seus cofres públicos são um poço fundo

onde está a lama da desonra e hipocrisia

mas água limpa onde se sacia uma minoria

Que dizer de um país

que deixa faltar trabalho, casa, comida, vida ativa

que não se preocupa em tirar do papel a Reforma Agrária

que traria empregos, abrigo, tornando a terra produtiva

Que dizer de um país

que o mundo todo conhece a história

que se bem governado seria mesmo um país abençoado

alcançando assim sua glória

Este é meu país

de povo hospitaleiro e gentil

que com orgulho e esperança chamamos

de nosso amado Brasil

Inserida por LayraTeixeira

Cisne Branco


(Hino da Marinha de Guerra do Brasil)







Qual cisne branco que em noite de lua
Vai deslizando no lago azul
O meu navio também flutua
Nos verdes mares de norte a sul


Linda galera que em noite apagada
Vai navegando no mar imenso
Nos traz saudades da terra amada
Da Pátria minha em que tanto penso

Quanta alegria nos traz a volta
À nossa pátria do coração
Estava cumprida a nossa derrota
Temos cumprido nossa missão


Linda galera que em noite apagada
Vai navegando no mar imenso
Nos traz saudades da terra amada
Da Pátria minha em que tanto penso




Qual linda garça
Que aí vai cruzando os ares
Vai navegando sob um belo céu de anil
Minha galera também vai cortando os mares
Os verdes mares, os mares verdes do Brasil


Quanta alegria nos traz a volta
À nossa pátria do coração
Estava cumprida a nossa derrota
Temos cumprido nossa missão


Linda galera que em noite apagada
Vai navegando no mar imenso
Nos traz saudades da terra amada
Da Pátria minha em que tanto penso.

Inserida por Lolouca

Cisne Branco


(Hino da Marinha de Guerra do Brasil)



Qual cisne branco que em noite de lua
Vai deslizando no lago azul
O meu navio também flutua
Nos verdes mares de norte a sul.


Linda galera que em noite apagada
Vai navegando no mar imenso
Nos traz saudades da terra amada
Da Pátria minha em que tanto penso.

Quanta alegria nos traz a volta
À nossa pátria do coração
Estava cumprida a nossa derrota
Temos cumprido nossa missão


Linda galera que em noite apagada
Vai navegando no mar imenso
Nos traz saudades da terra amada
Da Pátria minha em que tanto penso




Qual linda garça
Que aí vai cruzando os ares
Vai navegando sob um belo céu de anil
Minha galera também vai cortando os mares
Os verdes mares, os mares verdes do Brasil


Quanta alegria nos traz a volta
À nossa pátria do coração
Estava cumprida a nossa derrota
Temos cumprido nossa missão


Linda galera que em noite apagada
Vai navegando no mar imenso
Nos traz saudades da terra amada
Da Pátria minha em que tanto penso.

Autoria:

Antonino M. do Espírito Santo

Benedito X. de Macedo ♫♫♫♫

Inserida por Lolouca

Brasil (não dar)

Hoje está uma noite tão fria
Mais esquecendo dessa cinza
Que está acabando nossas vidas
Nossas matas que eram tão lindas,
Agora já não temos coragem,
De falar que “tudo o que nos planta dar”
Se muitos de fome estão morrendo
Por água e comida que falta lá.

Refrão

Brasil temos que olhar
Brasil só a Jesus clamar
Brasil...Não temos que deixar
Brasil...Nosso próprio sangue clamar


Nossos irmãos do nordeste
Morrer sem chance de lutar
Brasil acreditar nesses santos
Não vesti que assim não dar
Brasil assim não dar
Sem Jesus nunca irá
Vencer os antimero governantes
Que estão a nos sufocar!

As florestas estão acabando
Os animais estão ameaçados
O fim está chegando
No país comprado,
Salve-se quem puder
Só buscando Jesus de Nazaré.

Inserida por Kllarvini

Seis Milhões

No Brasil tem mais de SEIS MILHÕES de mulheres...
Hoje eu decidi que entre as seis milhões eu só quero você...
Eu só quero o sei carinho e sua companhia e seu fidelidade...
Não peço mais nada...
Sei que não tive a oportunidade de falar com você direito...
Meu eu gosto muito de você...
Sei que posso ser mal compreendido mais tudo que eu fiz ou não fiz foi por medo de esta errado com o que eu estava sentido...
Mais agora eu não tenho medo mais de nada...
E vou fazer tudo para der você al meu lado...

Inserida por Utescher

Aos poucos a verdade surge...

Todos entusiasmados: _O Brasil agora vai!
Temos petróleo, pró-álcool, recordes a mil.
O que se cria escondido, pouco a pouco sai:
Temos golpes políticos, que enchem o barril.

Do dossiê, até mesmo na aviação, dedo sujou
A guerrilheira que, promoveria nossa terrinha,
Como dizia Suassuna: “Também grodofobou”.
Se mosca pousa em dinheiro, suja a patinha,

Sente saudade fácil, das investidas bancárias,
Onde em nome da revolução, limpava de fato.
E os tontos crendo em umas idéias libertárias...

Pior de tudo é saber, que o pobre desiderato,
Desbancou a resolvida com respostas hilárias.
E veremos sair da oposição o novo candidato.
_________________________
E tudo será como antes, no faz de conta dos purgantes, que falando nunca dantes, crêem que somos infantes, a pedir esmolas depreciantes, para de fome, não morrermos antes.
Tomemos vergonha e ajamos!
__________________________
drmarcio@drmarcioconsigo.com

Inserida por drmarcioconsigo

AO SOUDOSO Dorival Caymmi
O Brasil hoje perdeu
Dia 16 de agosto de 08
Um grande compositor
O nome dele Dorival Caymmi
Que nasceu em salvador

Cantou e compositor
Com seus samba de sucesso
Que todo brasileiro conhece
-Quem não gosta de samba.
Bom sujeito não é
É ruim da cabeça ou doente do pé:

Ele era conhecido de outro escritor famoso
O saudoso Jorge amado
E hoje eles vão ficar juntinhos
Cantando o belo samba
Que compuseram juntos
"É Doce Morrer no Mar".

A este saudoso cantou
Que com suas músicas agradou
Hoje presto minha homenagem
Que tua alma fique em paz
Junto a DEUS criador.

Inserida por ducarmodeassis

titulo: Patria amada BRASIL

Mas uma noite, uma brisa mais fria como a de costume,varia meus raciocinios.Caminho de uma rua para outra com a sensaçao da ultima vez!Sem problema algum! Pois durante toda minha vida ,sempre pratiquei a liberdade,só nao sabia que seria fruto dessa depressao incurável por qualquer coisa,,ou tantos outros sorrisos simpaticos; acolhido de coraçao aberto pelos falcetes da vida!Minha alma já me esperava em meu leito de óbito,à espera de meu corpo que ainda vagava pela cidade na esperança de remotos arrependimentos,uma ultima gota de otimismo antes de me entregar ao destino!Que me prometerá uma perfeita sincronia de fatos cotidianos, nao cumpridos por frases alcoolizadas.
Me entreguei ao tédio, nao sentia mais meu corpo. Apenas vozes do além a me encorajar a essa viagem! Onde as nossas demencias se realizavam !
Um resalvo da alma desabafou!
"Que toda essa caretisse va pro ceu,ja que sou tao culpado,,,,ja sei minha sentença,,o hipocrita inferno!!!Onde moram condenados por pensar diferente,,,condenados que sabem demais ,bruxas,,e poetas brasileiros!"Sera o inferno uma ferramenta ficticia,,,para quem sonha em ter boa indole!!!

Inserida por Thiago123456