Poesias sobre Educação
Refletindo e partilhando essa reflexão com os meus irmãos.
O Amor de Deus por nós é um amor misericordioso, um amor compassivo e gratuito. Ele toma a iniciativa de nos amar nos dando seu filho único para ser crucificado por nossos pecados.
Um coisa é clara para nós, a essência de Deus é o "Amor", mais qual seria a nossa essência ?. Acredito que Deus ama a todos de forma incondicional, mas será que nós o amamos também ? Essa é uma pergunta que deveríamos fazer todos os dias.
Amar a Deus vai além de irmos a igreja ou prestarmos culto a ele, amar a Deus implica em uma renuncia, e a vivência de seu senhorio sobre nossas vidas, dizemos ser de Deus mas é sempre a nossa vontade que prevalece, sempre será os nossos caprichos em primeiro lugar, mas aí lhe pergunto, que amor é esse ? , Amor que não existe um comprometimento, que não nos submete a uma mudança não é amor. Vemos pessoas em nossos dias prejudicando as outras pessoas, fofocando , contam mentiras, se mordem como animais na tentativa de serem melhores, se revestem de uma autoridade que não lhes foi dada. Amar a Deus é morrer para si mesmo para e outros conheçam esse Jesus que conhecemos, mas muitas vezes no queremos brilhar mais que Jesus.
Essa é uma reflexão que devemos fazer todos os dias, tenho amado a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a mim mesmo ? Vivemos em um tempo que não podemos ser hipócritas, não podemos nos revestir de uma falsa humildade.
Deus quer a nossa salvação !!!
Pense em cada linha, em cada Palavra.
Marcelo - Sorocaba SP
O professor é o "traficante" do saber, da visão de mundo, da compaixão, da verdade, da ciência, da partilha, onde desperta o educando para a realidade, para a generosidade e o respeito. O professor é uma fonte inesgotável que prepara o educando para a vida
O Mecanismo cuidou para que você
estivesse muito ocupado tentando
sustentar os teus filhos,
para que o Estado os educasse.
A cada manhã uma nova oportunidade
Repensando ...criticando o próprio pensamento, podemos
reciclar, diluir, deletar e editar um novo modo de pensar...
Tudo isso ao
Suave
Som do
Silêncio
Bateu levou !!! já saiu de moda.
Virar bicho quando contrariado é fácil
Quero ver ser educado.
Que legado estamos deixando para a próxima geração,
se nesta sentirmo-nos inertes e medrosos diante da educação da justiça?
Os ecos da traição
Regaste a amizade, fizeste florir,
Com gestos suaves, soubeste fingir.
Falaste em respeito, plantaste a união,
Mas sob as pétalas, crescia a traição.
Não foi por engano que me afastaste,
Foi porque eu via o que tu ocultaste.
Sabia demais, e isso te doía,
Pois toda mentira teme a luz do dia.
Colheste botões que nunca vingaram,
Diplomas vazios que nada ensinaram.
Lançaste ao mundo sem raiz, sem saber,
Quem planta o engano, não pode colher.
O tempo é espelho, reflete e condena,
A farsa definha, a verdade envena.
Quem vende a ilusão por medo ou por pão,
Perde o próprio chão, já não é mais razão.
E quando as folhas caírem ao fim,
E a névoa esconder o que resta de ti,
Não adianta rezar, teu medo é prisão,
Tua queda se encerra abaixo do chão.
Mestre com amor
Na lida, sempre em frente
Educar é primordial
Para toda a nossa gente
Seguimos acreditando
Que a educação transforma
Mesmo sabendo que
A nossa luta é histórica
Ser educador é isso...
É ter compromisso
E estar envolto com
As alegrias e adversidades
De todo dia
Mente livre, ventre livre
Não era liberdade completa, é certo
a lei mantém a condição de objeto.
A liberdade não veio das mãos de quem
escravizou. Nem escravo, nem livre foi
o que o negro se tornou. Mas a liberdade
caçou seu jeito de acontecer. Quando o
ingênuo viu que a verdadeira alforriaera oacesso ao saber.
Bons modos são encontrados apenas em corações gratos.
Sempre agradeça!
Não importa se é pago ou de bom grado, ao receber a gentileza precisa reverenciá-la.
Hoje a terra chora
floresta ardendo,
animais morrendo,
fogo, destruição.
Pessoas sofrendo,
hospitais fervendo,
morte, caixão.
Governo enriquecendo,
dados estabelecendo,
dogma, corrupção.
Educação descrendo,
Racismo ocorrendo,
protesto, retificação.
Sobre as asas do triunfo, alço meu voo,
Na senda do saber, trilho meu enlevo.
Às oportunidades, adapto-me com ardor,
Num poema atemporal, forjo meu labor.
Dizer que existe inclusão e igualdade para as pessoas com deficiência visual na sociedade é a mesma coisa que dizer que viajar de avião a jato supersônico é bom, pois somente pouquíssimas pessoas tiveram a oportunidade de adentrar nesses tipos de aviões.
Assim, são raras as pessoas com deficiência visual que têm a oportunidade de vencer na vida, de conquistar a sua tão sonhada independência financeira e de serem tratadas com dignidade. As pessoas com deficiência visual podem até chegar ao Mestrado e Doutorado, mas, elas não são valorizadas por seus conhecimentos, e sim, enxergam primeiro a deficiência antes da capacidade.
O que as pessoas com deficiência visual precisam é de OPORTUNIDADES.
Não é uma carga exorbitante de conteúdo que faz um aluno aprender. É a forma como você ensina o aluno enxergar o mundo com aquilo que ele aprende.
Ensinar para além dos muros da escola.
Ela
Ela é mesmo apaixonante e perfeita,
Está sempre presente em tudo que faço
Existe em tudo e cuida de cada detalhe
Pois ela é verdadeiramente cada detalhe...
Ela é poeticamente bela
E a música não existiria sem ela
Nem tão pouco a arquitetura, a engenharia
E a ciência não existiria...
Creio que sem ela não haveria o mundo
Nem tão pouco o amor
Sem ela eu nada seria
Visto que sem ela, eu nada sou
Ela é a razão de nossas vidas
E à proporção que vivemos
Evidencia-se sua presença em nós
Em tudo que fazemos ou somos...
Sem ela, confesso sem medo,
Não existiríamos, insisto...
O mundo não seria mundo
E a vida não seria bela...
Ela que deixa bonito o pomar
Que faz belo o jardim
Que está presente nas formas dos seres do mar
Em todos os seres viventes, enfim.
Sem ela os planetas não teriam órbitas
E se chocariam, pondo fim ao mundo
Sem ela o infinito não existiria
E a razão não teria sentido algum.
Nossos amores não teriam nexo
A arte se esvaziaria de beleza
E todos os sons que embalam a vida
Tornar-se-iam o mais profundo silêncio.
Razão, criação, motivo...
Proporção, vida, objeto...
Certeza, infinito, concreto...
Ela é a Matemática...
Ciência que faz o meu mundo completo.
Gratidão
Ainda que o tempo passe
Todos os ensinamentos permanecem.
Ainda que o curso termine
Todas as aulas continuarão ecoando.
Ainda que a distância
Separe-nos para sempre...
Ainda que nunca mais no vejamos
Estará presente diariamente.
Ainda que os caminhos
Sejam divergentes e incertos...
Ainda assim minha gratidão
Será eterna e para sempre.
Edson Luiz Elo
A preocupação em instruir sobrepõe-se a de EDUCAR, tanto em casa quanto nas escolas, infelizmente. Daí temos adultos com relativo conhecimento e sem sabedoria e as capacidades de refletir e questionar que a compõe.
Aviões sem uma das asas não decolam.
Crianças passaram a ser "criadas" por COISAS e não mais por PESSOAS e daí tudo vem acontecendo.
Barcos sem alguém experiente no timão chegam aos rochedos antes de chegarem na praia.
Simples é dizer quantas sementes existem dentro de um fruto. O difícil é saber quantos frutos existem dentro de uma semente.
A educação é o meio multiplicador do conhecimento, seu fruto gera novas sementes, que geram novos frutos, que por sua vez geram novas sementes, em uma repetição infinita e exponencial do saber.
Evidente que quando ensinamos compartilhamos o que aprendemos com alguém. Por outro lado, só se pode ensinar quando há uma iniciativa para multiplicação do que foi aprendido. Nesse sentido, ensinar é ser fruto, mas também é ser semente.
Assim vamos seguindo, as vezes tentando contabilizar quantas sementes são parte desse fruto, mas com a conciência de nunca sabermos quantos frutos fazem parte dessa semente.
"Era a menina que lia
Lia de tudo
Lia o que via, aquela menina
Todo dia ela lia
Lia tanto, que teve encanto
Certa vez, criou asas e voou
Então, o chão já não mais existia
Já não corria
Vivia voando, aqui e ali
Quanto mais lia, mais ligeira voava
Quanto mais voava, ria mais que chorava
Lia e voava
Quanto mais lia, mais alto voava
Quanto mais subia, parecia que ela sumia
Quanto mais alto voava, tudo parecia e tudo desaparecia
Quanto mais e mais ela lia, tudo desaparecia e tudo aparecia"
📑📝
É melhor não brincar com quem sabe ler, pensar e escrever. Significa, literalmente, brincar com fogo. ;)
- Relacionados
- Poemas de Paulo Freire sobre educação, escolas e mais
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- Mensagens de Educação
- As principais ideias de Rubem Alves sobre Educação
- 43 frases para o Dia do Professor que celebram a educação
- Poemas sobre a Educação
