Poesias sobre a Cultura Indigena
“Nas organizações, cada vez mais, a essência do processo mudança e suas diretrizes devem ter como suporte os valores e a cultura organizacional.”
“O grau de formalização das maneiras de pensar, de sentir e de agir pode ser variável, indo desde o mais formal (código de lei, fórmulas, conhecimentos científicos, protocolos, teologia, outros), até o menos formal (artes, direito consuetudinário, relações interpessoais, regras de educação, outros).”
“O simbólico da organização ou de uma sociedade constitui um elemento fundamental para o entendimento e a análise das manifestações culturais.”
“A origem do simbólico nas organizações ocorre através da legitimação de valores, individuais ou grupais, que produzem novos significados, e que são realinhados ou passam a integrar os significados já existentes nos processos institucionais e sociais.”
“O universo simbólico de uma organização é construído a partir dos valores de seus membros, e que de forma dialética é o legitimador dos valores destes mesmos membros e da instituição a qual eles pertencem.”
“Vivencia-se hoje o desmoronamento de uma racionalidade tecnocientífica que teve como base uma objetividade que induziu um pensamento uniformizador e homogeneizador, e que é substituída por uma multiplicidade e liberdade de pensamentos, uma pluralidade das visões de mundo, uma diversidade de formas de viver, de pensar e de agir.”
Inteligência é a capacidade de identificar e resolver problemas e criar produtos de valor na própria cultura.
Alguém dissera um dia que se podia viver sem tudo, menos água e comida, mas que viver sem livros e sem música não seria o mesmo que viver.
O pacto, feito entre a instituição escolar com seus alunos, de 'faz de conta que eu ensino e você que aprende', é uma das formas mais perversas de declarar a decadência do futuro da sociedade em si mesma.
Quanto mais convivemos com a diversidade cultural de toda ordem, mais nosso repertório interno se aprimora e nossa visão se amplia, resultando assim a desmistificação e a destituição do poder de preconceitos.
Uma atitude filosófica não depende de nível acadêmico, mas do desejo de saber, de ousar conhecer, de questionar o mundo e a si mesmo. Eis então o verdadeiro filósofo.
As claras diferenças entre aqueles homens e nós não reside no conhecimento, na tecnologia nem na cultura, mas sim em suas perspectivas sobre a vida e a morte.
Comportamentos culturais podem ser reavaliados e alterados , no entanto, princípios e valores cristãos são inegociáveis. A verdade de Jesus Cristo jamais será relativa .
O atraso do Brasil como país é tão grande, que o ideal seria utilizarmos um calendário Eritreu, o nosso calendário não condiz com a realidade.
Uma das coisas que mais me agrada na pós-modernidade, é a humildade em admitir que não basta somente submeter um problema humano a um sistema lógico-racional. Há também de se submeter a um sistema de lógica cultural e social e lógica emocional, formando assim de certa maneira, uma evolução da lógica matemática e pura, uma lógica humana.
A educação é quem cria a ponte que sobrepõe aos muros que muitos insistem em levantar pela ignorância.
O LEGADO QUE QUERO DEIXAR é a Capoeira como forma de profissionalização e vertente para o surgimento de novos empresários do segmento cultural e economia criativa,assim como a capoeira como meio de reflexão e filosofia através da literatura.
A igreja brasileira tem pouca profundidade teológica e adota práticas mais pela inculturação do que por convicções teológicas.
Quando o pensamento comum de um povo altamente culto começa a considerar "ter filhos" uma questão de prós e contras, o grande ponto de inflexão chegou.
E os nacional-socialistas acreditam que podem se dar ao luxo de ignorar o mundo ou se opor a ele, e construir seus castelos no ar sem criar uma reação possivelmente silenciosa, mas muito palpável do exterior.
