Poesias quem Falem sobre a Leitura

Cerca de 1536 poesias quem Falem sobre a Leitura

⁠O nascimento de um livro é tão importante quanto o nascimento de um ser humano. A leitura traz à luz a extensão da vida.

Quando o dever de ler acaba e, mesmo assim, o hábito da leitura segue, você acaba de descobrir o prazer de ler.

A leitura nos desloca e nos conecta, ela nos permite transcender barreiras, conhecer a nós mesmos com base em uma perspectiva narrada e/ou vivida pelo outro. A literatura infantil, em especial, contribui para o conhecimento, a recreação, a informação e interação necessária ao ato de ler, influenciando de maneira positiva no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança. A leitura é o cerne da nossa existência.

A leitura não somente apenas te mantém distraído e entretido, ela faz muito mais que isso, transforma o ser ignorante em um ser mais sábio. Tem transformação mais mágica do que isso?

⁠A escrita e a leitura são duas fontes que nos tornam imortais. Escreva para existir e leia para falar o idioma da vida.

O segredo da leitura da linguagem corporal está na capacidade de captar o estado emocional de uma pessoa escutando o que ela diz e observando seus gestos e suas atitudes.

O hábito da leitura deve ser criado desde da fase infantil e cultivado para o resto da vida. Bons escritores são o resultado de bons leitores.

Um país desenvolvido é aquele que se agita para que a leitura seja a âncora promissora de mentes férteis.

Leitura não significa simplesmente o que os textos nos apresentam, mas qualquer percepção que tivermos no nosso cotidiano, porque, leitura também é decifrar imagens.

A nossa vida é como uma leitura de um bom livro. Se leu na busca de entender o sentido das palavras missão cumprida! E se não o fez, voltarás para refazer.

“A leitura é um mar de sentimentos e emoções presentes em nosso mundo real e imaginário,no qual precisamos mergulhar de cabeça para descobrir um infinito de coisas...”

Torna-se imprescindível criar o hábito da leitura, uma vez que esta, hoje, pode ser vista como artigo de primeira necessidade, todavia, é mister que cada indivíduo desperte dentro de si o interesse em autoinstruir-se, para descobrir a força da palavra.

Temos de criar fome pela leitura; fazer amizade com o conhecimento; desejar, ardentemente, buscar valores que complementem a necessidade dentro do metabolismo – como a carência alimentar – fazendo com que o sangue venha a estar impregnado.

Para se formar uma massa crítica, é necessário que o hábito da leitura se forme desde tenra infância; que os alfabetizadores transmitam o prazer de ter um livro em nossas mãos, manuseá-lo, sentir o cheiro do papel, extasiar-se com as cores das gravuras, deleitar-se com as letras que formam uma a uma o conteúdo, e nos remete ao imaginário.

A leitura passa a exercer papel preponderante na formação do cidadão, quando este se conscientiza, aprende a gostar e entender a extensão que a mesma influencia sua vida, a partir do que passa vislumbrar a possibilidade de criar, inventar, contar uma história, ser a própria história.

Leitura é algo emocionante. Lêr é como viajar de motocicleta sentindo o vento na cara mesmo usando capacete!

“Quando compartilhamos o que nosso cérebro processa durante uma leitura, ampliamos nosso conhecimento e amadurecemos nossos relacionamentos.” (24/10/2009)

A leitura nos torna um pensador e criador de possibilidades, desenvolvendo em nós o senso analítico e crítico.

Uma vez, um dramaturgo me perguntou qual era a importância da leitura e dos pensamentos. Respondi, então, que a leitura e os pensamentos são o meio pelo qual cada ser humano tem a possibilidade de entrar, experimentar e se expandir nos prazeres do cosmo da inteligência, da sabedoria e das artes. Quem tem o prazer de conhecê-lo, não quer mais deixá-lo.

Quando eu leio um livro, mergulho tão profundamente na leitura, a ponto da minha imaginação me transportar para dentro da história, de maneira, que passo a enxergar as cenas, como se estivesse assistindo a um filme.