Poesias que Falam sobre Diferenças
Para respeitar, não é necessário concordar. É exatamente, nas diferenças, que mostramos o nosso respeito.
Só se conhece o outro quando se convive e são nas diferenças que a gente vai conhecendo, vai descobrindo o que o outro pensa a nosso respeito e com isso vamos percebendo o real valor e grau de importância do outro em nossa vida, seja para qualquer tipo de relação.
Devemos ser humildes! independentemente das diferenças, não importa os bens materias que possuímos, devemos velar pelo bem estar de quem nos rodéia. A maior riqueza do homem não esta nos bens materiais que possui, mas sim na capacidade de amar o proximo não importando o que os difere!...
Cultivar os sentimentos é fazer ajustes e aparar diferenças, não desistir nas dificuldades, não fazer do seu companheiro um poço de defeitos, porquê você também os tem, tendemos a minimizar os nossos e realçar o dos outros. Amar é está sempre com a palheta da vida colorido os bons momentos. Eis o amor.
A dificuldade de lidar com as diferenças faz das pessoas um tanto quanto assustadas e contrariadas no início, mas trata-se de uma reação espontânea e natural do ser humano, o importante é que cada um se coloque em seu lugar e no final todos se respeitem.
Ainda que zerássemos as desigualdades sociais e econômicas, diferenças morais, éticas e de caráter seguiriam desafiando a ideia de meritocracia.
Em um mundo tão desigual, o que nos torna mais comuns são as nossas diferenças. Que possamos encurtar os nossos laços, que esse longo rastro deixado pela pandemia nos permita ser capazes de amar mais, compreender mais, aprender mais e acreditar que o espírito do Natal está presente a cada manhã em nossa inesgotável gratidão.
Somos iguais na essência, mas as diferenças mudam o paladar para cada fruto. O que te oprime é o que te preocupa. Amar pela metade ocupa um lugar vazio onde deveria estar o amor.
Precisamos nos tratar com respeito, abraçar as diferenças e nos concentrar no que temos em comum. Dizer às futuras gerações que estivemos aqui, que fizemos o certo.
Se os sistemas educacionais ignoram as diferenças de como aprender, dentre os "normais", atribuindo uma metodologia de ensino que aplica um processo de ensino e avaliações padronizados, como ele pode ser eficiente diante das necessidades específicas, dos alunos que são reconhecidos como necessitados de uma práxis especial? Refletindo acerca desse questionamento, percebemos que o modelo educacional, em vigor, inclui de direito e exclui de fato.
"Viva a diversidade cultural, que habita a nossa alma e alimenta as nossas diferenças, com respeito, igualdade e equidade!"
Existem diferenças pouco distintas entre a LEI, a JUSTIÇA e a COISA CERTA a ser feita; lei e a justiça caminham paralelamente separadas por um abismo, onde de vez em quando se encontram, mas a “coisa certa” a ser feita é algo flutuante, suspensor no ar, no vão deste abismo de incoerências e extrema hipocrisia. Justiça é o equilíbrio entre a lei a o que é correto e não um instrumento de vingança.
Consciência não tem cor, mas tem bom senso em ver a todos como obra divina, e as diferenças como manifestações das particularidades do próprio Criador Consciência não tem cor, mas tem bom senso em ver a todos como obra divina, e as diferenças como manifestações das particularidades do próprio Criador.
Existem tantas diferenças na vida, tantas formas diferentes de se percebe-la, que as vezes a visão do outro não nos diz nada, porque só queremos ver o que está dentro de nós.
Se compararmos a tecnologia atual com a de mil anos atrás veremos um abismo de diferenças. Se compararmos alguns comportamentos atuais com os de 10 mil anos atrás esse abismo parece bem menor...
"...o fato de respeitar as diferenças existia em si. Não poderia jamais ser arrancado de sua mente e coração, pois eram qualidades da sua alma."
