Poesias que Falam de Amor do Seculo Xix
Honestidade intelectual independe da quantidade de estudo, mas, quem estuda, fica mais próximo, porque consegue reconhecer o que isso significa: conduta ilibada!
Existe uma guerra silenciosa entre algoritmos civilizados e algoritmos selvagens. O simples usuário está no meio do fogo cruzado.
Onde há honestidade intelectual, há solidariedade na divisão de oportunidades e reconhecimento das potencialidades diversas. Esta é a riqueza do convívio com todos na diferença.
Frases : "você não está me entendendo"; "você tem que concordar comigo"; "não sei se estou sendo clado!" "o que eu quero dizer com isso:", demonstram fraqueza de argumentos e desprezo pelo interlocutor.
Usaram narizes de palhaço, ofendendo circenses, chutaram o balde de água fria, meteram o pé na jaca, chutaram o pau da barraca do acampamento, rezaram, choraram, soltaram fogos e bombas, e acabaram num resort de luxo.
Na Hora H, na véspera do Dia D, o mentiroso foge sem prestar socorro, e conquista a própria Liberdade.
O mentiroso mente tanto para si e para os outros, que mente que é verdade a liberdade de mentir, mascarando a mentira como se liberdade fosse.
Calma, Cordialidade, Diplomacia, Ética, Honestidade Intelectual, Elegância, Humor e Generosidade, são armas preventivas muito poderosas que evitam guerras e mortes.
Estar do lado certo na hora certa da História, é ter uma perspectiva realista sobre os limites humanos.
Incompetência como gestor é a incapacidade de avaliar antecipadamente que o “outro” não fará tudo o que eu espero dele. E, talvez, faça exatamente a parte que eu não quero.
Guto de Calcutá é um vaidoso intelectual que sonha ser Guto Jobs, ou Guto Gates, ou Guto Musk. Mas, por suas lutas, acabará Guto Dana White. Importante é o dinheiro!
Uma das características mais invejáveis e excitantes da juventude, é o seu deslumbramento com a própria potência.
O "especialista" em autismo corre o risco de merecer da Ciência, o mesmo crédito que alguém recebe da Literatura ao escrever sua autobiografia aos 25 anos.
O tema "inclusão" é uma discussão que vem de muito longe (para quem tem 25 anos), mas, começou ontem" (para quem tem mais de 60 anos).
Todo transtorno, distúrbio, enfermidade rara ou invisível, é tida pelas pessoas sem caráter como manipulação que se conserta com palmatória.
A cultura do "homem não chora", criou o choro masculino socialmente invisível machista, corrosivo e destrutivo.
Ativismo é a prática cotidiana da autoestima corporativa e auto defensora, com argumentos cada vez mais convincentes.
Não é Deus, Jesus, Messias, Alá, Maomé, Jeová, Ogum, Oxóssi, Exu, Buda, Beatles ou a Ciência que operam milagres sozinhos, mas, sim, junto à força da nossa fé pessoal neles.
As mentiras contadas na pandemia foram tão perversas e ingênuas, que desenvolvi um novo distúrbio psíquico: o T.I.C.O. (Transtorno da Inquietação Científico Compulsiva). Hoje só acredito e persigo a verdade científica. Assim mesmo, sabendo das correntes contraditórias, controversas e cheias de interesses mercadológicos. Mas, essa obstinação é muito mais saudável do que fingir aceitação de mentiras infantís e descaradas.
Um pesquisador científico é um curioso, cheio de incertezas, que nunca estará satisfeito com o que sabe; e sabe que tudo está por construir. Já o "especialista" se julga sabedor de tudo, inclusive, do que nem a Ciência tem convicção de onde vem, onde está e para onde vai, como o autismo, por exemplo.
