Poesias para Professores
Ninguém pode ensinar ninguém a criar; na melhor das hipóteses, podemos aprender a ler e escrever. O restante precisamos ensinar a nós mesmos, tropeçando, caindo e levantando sem cessar.
"Entregue sua vida a Jesus Cristo, siga seus ensinamentos plantando sempre o bem, mantendo sempre boas atitudes com seu próximo, e você experimentará a paz de Deus em seu coração".
Sertillanges ensina que a vida do estudo não é uma escolha casual, mas um chamado espiritual, como o sacerdócio. O homem que se entrega ao saber o faz por vocação. Tal como os profetas, o intelectual escuta a voz que vem do Alto e responde com disciplina e fé.
Fracasso: Um professor dando aula pra um aluno. Se pegar o aprendizado é show, do contrário vai repetir de ano.
A verdadeira riqueza não está em ouro ou glória, mas na sabedoria que o caminho nos ensina a carregar.
Fui ensinada a levar os golpes sem reclamar. Meu erro foi achar que isso impediria mais golpes. Eles nunca param.
A real luta de classes não é rico contra pobre, como ensinou Marx. É o Estado contra o cidadão que quer prosperar.
A 1a escola do Pensamento Fora do Padrão / Ensino Superior por Outro Caminho, é um sistema ético-afetivo neuro-decenal. Programa-se por decênios. Considera que nada existe ou se solidifica antes de 10 anos de vida.
A parábola dos talentos de Jesus o Cristo nos ensina muito sobre investimentos com juros gerando uma renda passiva de longo prazo.
O aluno não vai à escola ensinar ou praticar o mundo que ele vive fora dela! Ele deve ir à escola aprender sobre o conhecimento acumulado durante a evolução da humanidade, para tentar melhorar a vida fora da escola.
Muitos professores apenas passam pela área rural, indo embora na primeira oportunidade, porém, ao trabalhar com as pessoas mais simples, do povão, levando instrução, o mesmo conhecimento que levei aos alunos dos melhores colégios da capital, me deixa com a sensação de dever cumprido, não há salário melhor do que tornar esses jovens esclarecidos.
O dia que mais me doeu a alma, foi o dia que me ensinaram que eu precisava maldar as pessoas e a vida!
A corrupção, qual veneno que escorre pelos poros do poder, não nasce do nada. É ensinada, legitimada, assimilada — como quem aprende uma profissão, uma rotina, um idioma. Nesse campo fértil, a teoria da associação diferencial encontra terreno propício: onde há convivência com o ilícito, floresce a propensão ao crime. O Brasil, mergulhado num oceano de desmandos, precisa de uma assepsia ética urgente. A limpeza não será fácil, nem indolor. Mas é necessária. Urge construir um novo pacto social, onde o interesse público se sobreponha às vaidades privadas, e onde os não contaminados — aqueles que não se rendem às tentações do desvio — deixem de ser alijados, para ocupar os espaços de decisão. É tempo de erguermos, com sangue limpo e alma reta, os alicerces de um Brasil que volte a respirar a pureza da honestidade. Que do caos surja um novo horizonte. Que da lama se levante a flor da justiça. E que o povo, cansado de ser traído, reencontre o caminho da esperança.
"A vida tem, sim, um manual. Sabe qual é? A mãe. Ela te ensina as primeiras palavras, os primeiros passos... e o verdadeiro significado do amor."
"Boa parte de quem sou devo à senhora Marli, minha professora da segunda série. Era uma mulher simpática, com mais de 50 anos e prestes a se aposentar. Foi ela quem me ensinou a ler e escrever. Sem aquela senhora de pele clara e enrugada, cabelos grisalhos e tingidos de loiro, óculos retangulares e dedicação impecável, eu jamais teria sido capaz de decifrar Machado, Plutarco, Petrônio, Cícero, Musashi e muitos outros mais. Ao lembrar-me dela, percebo que compreendi, em sua base, a alegação do mestre Lobato de que 'um país se faz com homens e livros'; compreendi porque, em 2003, uma mulher humilde dedicou cerca de um ano para que eu fosse capaz de interpretar aqueles símbolos estranhos, captando suas ideias e formulando pensamentos com eles."
A lua tem suas fases, mas nunca deixa de brilhar, encantar, transmitir amor. Seja como a lua, nunca deixe de brilhar e espalhar amor por onde for.
Ensine seus filhos que o socialismo não é só ideologia — é uma ameaça à fé, à liberdade e à família. Quando o Estado vira provedor, logo se acha no direito de ser seu senhor e o senhor de sua consciência.
A vida não é mãe, é madrasta. Se fosse mãe ensinava com amor como a sua e não dando porrada como ela faz. Se você não aprende com uma, vai ter que aprender com a outra, a escolha é sua.
Ele tentou me ensinar sobre honra, mas eu não estava pronto para aprender. Achei que atalhos e trapaças agilizariam o processo e facilitariam a minha vida. Minha covardia foi exposta diante de todos.
Estava aqui pensando... vendo um filme com uma cena onde um mestre em artes marciais ensinava seu discípulo a cair... me vi nessa situação e me disse que já sei cair, depois repensei, acho que não posso cair, essa possibilidade não existe, só existe um caminho que eu quis andar sem olhar para o chão, apenas um ponto fraco. Eu até queria não sentir isso, mas talvez não me encaixar em uma queda me leve a patamares mais altos. Sem a possibilidade de formar uma nova família ou me casar não há nada que me tire do caminho que estou. Nem há alguém que eu queira impressionar ou um porque mudar. Dizem que uma mulher só se torna mulher quando para de sentir e começa a apenas pensar. Triste liberdade ou solidão como diz a música.
- Relacionados
- Poemas para professores com palavras de homenagem e agradecimento
- Poemas para o Dia dos Professores com versos de homenagem
- Poemas sobre professor para celebrar educadores
- 57 frases sobre escola que destacam o valor da educação
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
- 83 frases carinhosas para transmitir sentimentos positivos
- Mensagens de agradecimento aos professores: textos que celebram a dedicação
