Poesias para Professores
Hoje é o dia do professor.
Parabéns para esses profissionais que compõem a base da sociedade pelo meio mais importante e transformador, a educação. Esses profissionais tão desvalorizados pela sociedade, mas que seguem firmes na sua missão de transformar vidas. E que apesar de todas as dificuldades que a profissão por si já impõe, seguem resilientes e realizam seu papel.
Todas as profissões passam pelo professor, porém poucos reconhecem. E mesmo que vocês ou as pessoas não saibam da importância e do peso da sua profissão, estou aqui para lembrar. E também agradecer por cada professor que resiste aos percalços e não desiste da profissão. Um dia é pouco para prestigiá-los, mas faço com carinho esta singela homenagem neste dia tão especial.
Ser professor é um dom, é uma escolha, é uma missão. Uma linda missão. Não é fácil ser professor, mas é um ato de amor e de força que poucos reconhecem.
Parabéns, professores, por este dia e por tudo que vocês são nesta profissão tão essencial não só na formação estudantil e profissional de pessoas, mas também como diferencial na formação de cidadãos para a vida.
Feliz Dia dos Professores - 15 de outubro
Hoje é o dia daqueles que merecem ser homenageados por essa profissão tão sacrificada e que apresenta tantos desafios, uma profissão essencial, que tem um papel importante na sociedade, os professores. Professores são heróis silenciosos que tentam plantar sementes onde muitos não acreditam. São seres catalisadores de sonhos pelo poder transformador da educação. O valor do professor não é medido em dinheiro, mas pelo seu papel atuante em tantas realidades que não são a sua, em vidas, em sonhos.
Ser professor requer mais do que habilidade e preparação, requer paixão. E é isso que ser professor é, por todas as dificuldades do caminho e por sua insistência em continuar acreditando na educação e desempenhando seu papel social. Parabéns, professores.
Este dia merece ser exaltado e reverenciado.
E vocês, valorizados.
Josy Maria
Deus não me deu asas
mas me ensinou a voar
Para ter momentos tão felizes
que nada consegue explicar
Voar como os pássaros
subir e planar
Ir perto de Deus
e perguntar como esta
Voltar pra casa e sonhar
com um novo dia de alegria no ar....
Desde dos meus 5 anos
Tu nunca me ensinou a viver sem você
Hoje sou um jovem cheio de planos
Mas... Eu ainda não consegui te esquecer
Lembro como se fosse ontem
Nós dois conversando em uma praça aqui perto de casa
As lembranças sempre se repetem
E as lágrimas vinham, sempre quando uma pessoa me abraçava
Nunca me esqueço do dia 15 de Setembro de 2022
Eu tava deitado sobre a cama do meu quarto
Quando minha mãe chorando me acorda 10:22
Dando a tragica notícia que me deixou triste e machucado
A sua perda me deixou sem rumo
Não sabia por onde andar
Mas em resumo
O juiz bateu o martelo e te levou para um bom lugar...
A análise comparativa dos ensinamentos de eras tão distintas convida os leitores, especialmente aqueles interessados em crescer espiritualmente e materialmente, a refletir sobre o papel da consciência na vivência humana.
Do livro Vós Sois Deuses de Nina Lee Magalhães
Transmitir em frias letras o que sente um coração eruptivo, é impossível.
Queria usá-lo como a pena, que embebido na tinta, traz à tona o que está vivo no pensamento.
Deixou me desenhar os seus contos dado à mim.
As estórias de amor que me enfeitiçou, eram frivolidades
Neste vai e vem de pensamentos, voei para lugares longe de meu coração.
Transitei em labirintos.
A vida nos ensina inúmeras vezes antes da dor ser necessária.
Toda emoção tem o seu papel. A raiva, por exemplo, pode ser tóxica e autodestrutiva. Mas ela pode, também, indicar uma indignação imprescindível, para que você para de tolerar algo que não deve ser tolerado.
O equilibro e a conquista da liberdade emocional, é não viver refém das dores e de emoções que estagnam.
Os sentimentos nos ensinam todos os dias o que a nossa alma precisa aprender.
Através de doses de aceitação e serenidade, as energias mais densas são transformadas em rochas sólidas de sabedoria.
Nos olhos daquela menina, ternura encontrei. Na paz que ela transmite, descansei. Na doçura de sua voz, me encantei. Com o seu sorriso, me contagiei.
Ela é durona! Ela é chorona! Ela é feito brasa quente. Briga como uma leoa para defender os seus. Uma meiguice em pessoas.Sabe acalentar os que busca por colo em dias tristes. Intensidade pura. Mas cuidado, é preciso saber lidar com ela. Não se engane com o seu jeito doce…
Da mesma forma que ela adoça, também pode te queimar.
Não tente entendê-la, pois ela pode te deixar tonto.
Poema: "Educação com Empatia"
Na sala de aula, onde tudo começa, Ensinar é mais do que matéria, é a alma que se expressa. Com empatia, a voz do professor é firme e acolhedora, E o aluno aprende, respeitando a sua própria história.
A educação não é só o que se vê nos livros, É saber ouvir, compreender, curar os vínculos. É entender que cada mente é um mundo a explorar, E que o bullying não pode jamais nos paralisar.
Mais que ensinar a ler, escrever ou somar, Devemos ensinar a respeitar, a se importar. A escola é um espaço de aprendizado e acolhimento, Onde todos têm voz, sem medo ou sofrimento.
Que o respeito seja o alicerce da educação, E a empatia, a chave para a transformação. Menos bullying, mais compreensão, Na educação, vamos cultivar a inclusão.
Porque a verdadeira aprendizagem começa no coração, E a escola deve ser um farol de respeito e de união.
Gratidão 2022 por tanto ensinamento!
Hora de juntar tudo e extrair o melhor para que possamos ressurgir.
Um novo livro com 365 páginas em branco para serem escritas por nós.
Consciência tranquila, coração leve…
Vem 2023
HOMENAGEM AO PROFESSOR LAURISTON
Todos os alunos estão tristes
Não é momento de alegria
Porque está nos deixando
Nosso Professor de Geografia
Ele que por muito tempo
Nos dedicou sua atenção
Tem um carro de paciência
E é muito brincalhão
Entre todos os alunos
O comentário é geral
Ah! O Professor de Geografia
É um cara muito legal!
Quando dava uma prova
Costumava assim dizer
Se vocês tentarem colar
O livro vai derreter
É gordinho e usa óculos
Se acha simpático demais
Tem muitas qualidades
E é torcedor do Goiás
Na aula de Geografia
Quando outro Professor entrar
Vamos sentir muita falta
Mas teremos que acostumar
A você, o nosso abraço
E que de nós sempre possa lembrar
A minha voz fala por todos
Igual a você, jamais iremos encontrar
Edvaldo José / Mensagens & Poesias
Bom dia!
A vida ensina que a grandeza está na simplicidade e a força na humildade.
Que hoje possamos enxergar a beleza nos detalhes, valorizar cada gesto e agradecer por cada passo dado.
.O Criador ilumina o caminho daqueles que confiam, seguem com fé e mantêm o coração leve.
Que seu dia seja repleto de paz, sabedoria e conquistas!
Ensinar caráter é com pai e mãe, quer aprender comigo cuidado,
Eu sou igual a vida ensino dando porrada
Os anos vividos me ensinaram,
Não considero nenhuma maldade,
Muitas portas para mim se fecharam,
Transformei mágoas em sobriedade.
Meus mestres
Eu tive professores que sabiam o queriam
Professores que quinhentas páginas de um livro conheciam
Professores que cantarolando e dançando de tudo faziam
Para que os alunos mais do que o básico pudessem aprender
E como eu, muitos nunca mais iriam esquecer.
A política permanece desigual e a escola precisa compreender que,
se aquilo que se ensina não provoca, não liberta, não rompe com o poder
europeu, ela é complacente com a necropolítica, com o epistemicídio,
com o patriarcado e machismo, com a heteronormatividade e com a Elite
Branca.
Quanto mais aprendo, mais vejo o quanto Deus é organizado, incrível e brilhante. Deus ensina educação financeira de forma simples. Preste atenção na palavra do Mestre dos mestres.
Assim diz Deus: "Aquele que é fiel no pouco, no muito eu te colocarei."
Por exemplo, quando você ganha pouco, compra menos coisas porque tem menos dinheiro, certo? Agora, pense: você comprou uma televisão. Qual é o seu objetivo? Usá-la bem e cuidar dela. Se você não cuidar e quebrar, o que acontece? Você fica sem.
Se você for cuidadoso, aquilo que tem dura mais, e quando receber mais, poderá investir em algo melhor. Mas se estragar, terá que gastar novamente, voltando para o mesmo ponto, sem evoluir.
Então, seja fiel ao pouco, cuide do que Deus te deu, e Ele te confiará ainda mais. Se não cuidar, sempre estará no mesmo lugar, comprando e perdendo, sem progresso. Deus quer te dar mais, mas você precisa mostrar que sabe valorizar o que já tem.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp