Poesias para Nora
Estrela de Milhões
A noite penso em você, nesse seu jeitinho doce de ser
Sincera em tudo que faz, é tudo que mais admiro em você.
Seus olhos, sua boca, seus cabelos, simplesmente você
Estar ao seu lado é a melhor coisa que existe.
Nostálgica é sensação de lembrar
A cada dia da sua presença
Valiosa, nenhuma riqueza pode comprar
A alegria em ti ver sorrindo.
Diante de tantos conflitos,
Acaba nascendo,
Mais forte, uma mulher
Admirável, capaz de resolver qualquer problema.
Hoje, madura, cheia de vida, muito mais forte
Carismática com aspecto gentil,
Alucinante garota sútil,
Linda dos pés aos cabelos, a menina dos poemas.
Em ti se encontra o maior de todos os tesouros
Rubis, diamantes, ouro nem se comparam a sua lembrança,
Tão marcante como a noite estrelada
Sua luz reflete como a lua, única e preciosa.
Em infinitas linhas, você é, linda, esbelta, radiante
Ainda por cima, você é você mesma...
Mostra não só com palavras, mas também com ações,
Uma em um milhão, essa é você.
"ALMAS PEQUENAS NÃO ME ENCANTAM.
SÃO PEQUENAS
PORQUE NÃO AMAM INCONDICIONALMENTE
NEM TOLERAM SEUS INIMIGOS,
NÃO SUPORTAM SER IGNORADAS,
NEM O FATO DE NÃO SER IMPORTANTE,
SÃO PEQUENAS, MAS SÃO GIGANTES
NA PRESUNÇÃO DE SER MAIOR QUE OUTROS..."
"ALMAS PEQUENAS NÃO ME ENCANTAM
AMO AS ALMAS LARGAS
DE MENTE E CORAÇÃO IMENSOS
CAPAZES DE PERDOAR DURAS OFENSAS
AMOS OS QUE SÃO EDUCADOS
GENEROSOS E VERDADEIROS
A PONTO DE NÃO REVIDAR UMA GROSSERIA
AMO AS ALMAS QUE NÃO TÊM PARTIDOS
NEM CORES PREFERIDOS
AMO ESTAR NA COMPANHIA
DE QUEM NÃO SE PREOCUPA
EM PARECER SIMPLES
MESMO SENDO PROFUNDO
ALMAS GRANDES ENSINAM COM EXEMPLOS
SÃO DISCRETAS E SEM DEMAGOGIA.
"ALMAS PEQUENAS NÃO ME ENCANTAM
ALMAS GRANDES VIVEM Á MARGEM
DAS DISPUTAS MESQUINHAS
NÃO LEVAM EM CONTA PREJUÍZO
AMO AS ALMAS QUE NÃO TÊM PARTIDOS
NEM CORES PREFERIDOS
AMO ESTAR NA COMPANHIA
DE QUEM NÃO SE PREOCUPA
EM PARECER SIMPLES
MESMO SENDO GRANDE E PROFUNDO
DICA DO EDITOR, QUE POR ACASO TAMBÉM É POETA.
A idade me ensinou verdades duras, verdades que não são fáceis de atingir os imaturos, que, no afã de se auto afirmar como artista, sobretudo como poeta, acham que escrever muitos livros ou ganhar concursos pode fazer sua obra se tornar grande e imortal.
Penso, hoje, que todos nós temos apenas um livro para ser escrito. Não será a quantidade produzida nem o reconhecimento contemporâneo que farar alguém imortal nessa seara.
Escrever poesia, com intuito de se tornar grande, rico, famoso, importante, por ter publicado tantos livros. Ah, meus caros irmãos, não é isso que busca um poeta consciente da sua humilde contribuição nesse campo. Apenas o tempo, através da história será capaz de julgar uma obra, quanto à sua importância Temos tantos exemplos para quem se interessa em estudar o tema.
O clássico, mesmo póstumo, muitas vezes só descoberto décadas depois da morte do seu autor, pode emergir para respirar entre os importais neste campo árido que é inserir a arte na alma humana para sempre.
Temos apenas um livro para escrever, então não gastemos nosso preciso temos em falar bobagens que não acrescenta nada ao que já foi dito pelos mestres; estudar e se recolher, pode ser a grande saída para quem sofre este mal, o mal de querer ser mais importante do que é. Quem sabe assim podemos encontrar nossa própria voz, lá no fundo da alma, onde até agora não tivemos coragem de entrar.
Evan do Carmo 18\02\2021
Qual a importância da poesia?
Poderia fazer mil poemas em um dia
como Fernando Pessoa
que escreveu 40 em poucas horas,
em pé, em transe, e depois
disse que não sabia como fez.
Não! Afinal o que são mil poemas
dentro deste vácuo de eternidade?
Fazemos poemas assim como as crianças
fazem bolas de sabão, são instante de distração
bolhas de ilusão passageiras...
Poesias não são necessárias como são as casas
o pão e vinho, como água ao sedento viajante
Poesia é de suma importância
no mundo em que vivem os poetas
num mundo de fantasia, onde reina a paz
e a esperança, um mundo de ilusão
ao olhos do mundo...
Evan do Carmo 24/06/2016
Caso te bata a saudade
Caso te bata a saudade,
ou talvez a insuportável abstinência
de cafeina ou de mim,
passe aqui em casa...
Resolveremos pelo menos uma
das duas questões...
Talvez sirva-te um café requentando
já que de mim nada mais posso oferecer-te.
Sou escravo de uma ilusão de liberdade
Não sou,
nem nunca serei
escravo de ideologia
nem escravo do amor
nem da alegria...
Sou livre
assim penso e vivo
tenho um coração calmo,
ativo com muito defeito
um coração que ama
que ri, que chora e sangra.
Escravo do riso eu seria,
se não soubesse
como tolos são os que riem à toa
contudo, no meu universo
não há espaço para distração
de natureza humana.
Há contradição no meu discurso
e confusão no curso da minha epígrafe
enquanto escrevo e penso
outra ideia surge, no subterrâneo
onde o meu inconsciente
trava luta com minha lucidez
superficial.
Sou escravo de mim mesmo
dos meus servos-heterônimos
que conscientemente me guiam
quando eu divago sobre as suas teses
e admito que na obscuridade,
na verdade, são todas minhas.
DESESPERO E DESESPERANÇA
O mundo se encontra
em desespero
não há expectativa de coisas boas
para o futuro...
Caiu um muro, em Berlim
mesmo assim as divisões persistem
as guerras santas e ideológicas
o terror e o sectarismo
segam a justiça, privam os homens
dos direitos mais elementares.
o homem profana a sua origem e divindade
apodrece o planeta e mata a esperança
dos filhos do presente...
Não podemos esperar o apocalipse
para recomeçar uma nova experiência
as crianças clamam por uma chance
para fazer um mundo melhor
mas a base da humanidade desmorona
a cada gesto de covardia do homem atual
a cada crime cometido por ganancia
dos pais da desesperança
que semeiam medo e desconfiança
no coração dos homens de bem.
O mundo se encontra
em desespero
não há expectativa de coisas boas
para o futuro...
As mulheres não dão mais a luz
não acreditam mais no amor
no amor dos seus amantes
perderam a razão e a fé
em Deus e nos homens.
ALMAS GÊMEAS
Escrevemos muitas coisas
coisas que não acreditamos
falamos coisas que duvidamos
existir ou ser vedade
contudo, a vida social nos exige
e é necessário que digamos algo
sobre o que cremos
e sobre tudo que nos perguntam.
No entanto, quem na verdade
pode saber o que há no coração
de um homem?
Apenas a quem for concedido
que este homem revele...
Ninguém pode mensurar
o abismo que há em uma alma
ninguém pode conhecer
o que de fato somos
e as palavras, e o que se escreve
fica tudo nebuloso, entre sim e não
só almas irmãs podem se conhecer!!!
A ESTRADA.
Nas trilhas ou estradas da vida, existem pessoas que recolhem flores e encontram felicidade no aroma perfumado delas.
Há também pessoas que recolhem pedras e se alegram com a presença delas ao redor construindo casas e se abrigando nelas.
No entanto, logo atrás das pessoas que recolhem pedras, há outras que recolhem areia e a vendem para aqueles que estão construindo suas casas com pedras, para que possam colocá-las.
E logo atrás das pessoas que recolhem areia há aquelas que recolhem espinhos e ficam felizes em saber que, quando as pessoas que vieram antes delas retornarem elas não correrão o risco de serem espetadas pelos espinhos.
Assim é a vida, enquanto uns tentam te destruir, outros retiram os espinhos que surgem em seu caminho.
Eraldo silva.
IMPERFEITO.
Ser perfeito não tem graça, as imperfeições fazem partes da vida. São através delas que trabalhamos nossos desejos, ser perfeito e ser admirado, ser imperfeito e ser motivado descobrir mais sobre si.
Os que dizem ser perfeito não conseguem encontrar defeitos dentro dos seus erros, ser imperfeito e ser livres para fazer suas escolhas.
O universo e perfeito, eu nego ser perfeito estou sempre buscando concertar meus erros diantes de tantas coisas para serem feitas na vida.
Sou imperfeitotentandoentender minhas imperfeições estou tentando sara as cicatrizes do passado, tomando cuidado para que no futuro elas não estejam visíveis em meu corpo.
Já que ser perfeito não basta, procuro viver dentro das minhas limitações, um pouco de imperfeições para trabalhar todos os dias em cima do meu próprio ser.
Eu sou imperfeito.
A FELICIDADE É SIMPLES.
A felicidade é uma sensação que pode ser facilmente distraída em um bar, onde a pessoa observa de longe as outras pessoas que também bebem.
Algumas sorriem, outras reclamam da própria vida.
Então para disfarça-lo a felicidade acendeu-se um cigarro, tomou mais umas doses de whisky, deu meia volta no bar, voltou para o seu canto ficou apenas observando o movimento ao seu redor.
Ficou ouvindo o que as pessoas falavam ao seu respeito, muitas falavam que gostariam de ter o prazer de encontra-los pelo menos uma vez na vida.
Ao ouvir seu nome sendo mencionado, viu que quem falava não tinha muita convicção no que dizia, percebeu-se que elas estavam apenas jogando conversas para boi dormir.
Quando amanheceu a felicidade pegou suas coisas, levantou-se e foi embora. Naquela noite ninguém foi cumprimentar-la em sua mesa.
A felicidade e simples, e é por isso que muitas pessoas não conseguem encontra-los.
LUXO E A VIDA NÃO AS CENAS.
No meio das grandes metrópoles no movimento das avenidas, há um homem pobre empurrando o trem da vida. Sem um destino certo, sem estações, sem dinheiro no bolso para comprar um pão.
Ele segue a vida, pelas avenidas muitos o chamam de zé ninguém. À noite ele irá descansa seu corpo em algum lugar próximo à mesma avenida onde passou o dia, chegando ao fim de mais uma estaçao.
Ali o homem irá descansa seu corpo, mas terá que acordar antes do dono da loja chegar, antes da loja abrir, envolto pelo frio, coberto por papelão, mas quando o sol nascer, ele terá que juntar suas coisas, começar mais uma jornada rumo à próxima estação.
Seu combustível é a força de vontade, é a fé, é a luta, a vida. Ele seguirá seu destino, entre carros e faróis, de portas em portas, sem malas, sem passagens, onde muitos passam contando suas notas , mas ninguém notam sua presença.
Triste cena, triste, sina, triste vida, temos que entender que nas grandes metrópoles não são só sinais, nunca será apenas buzinas, a vida nunca será uma avenida, sem fins sem paradas, apenas partidas, onde o luxo é a vida, não as cenas.
TARDE DE DOMINGO.
Ninguém sabe quantas vezes chorei pensando em desistir, talvez ninguém saiba o quão difícil é superar aquele domingo à tarde em que você se foi, talvez do outro lado da rua não haja ninguém para me observar pela janela derramando lágrimas.
Quem sabe o vizinho que mora no andar de baixo pensa que aquelas gotas de água são do ar-condicionado, por isso eles nunca puderam ver que eram lágrimas.
Talvez eu tenha passado despercebido pelos vizinhos que vivem ao lado, talvez eles só tenham ouvido o barulho do meu portão, hoje a moça que serve o café não percebeu que troquei de roupa, que fiz a barba, hoje ela nem sabe que as gorjetas deixadas na mesa fui eu quem deixou.
Ninguém sabe o que a vida tem para nos oferecer, porque às vezes somos nós que temos que presentear as pessoas que vivem ao nosso lado.
Eu não sei mais, talvez a tarde do próximo domingo não será mais vazia como têm sido meus últimos dias.
O PASSADO PERDIDO.
Eu poderia ter desfrutado mais da minha infância, poderia ter passado mais tempo com a minha primeira namorada, acho que eu poderia ter dado mais importância aos conselhos que meus pais me deram, ter ficado mais tempo ao lado das pessoas que pediram para eu ficar.
Eu poderia ter demorado mais no bar da esquina para ouvir as palavras que o bêbado ao lado queria me dizer, ter tido mais conversas aleatórias com as pessoas que sentam nas calçadas, mesmo não estando acostumado a ficar onde não fui convidado.
Eu poderia ter ficado mais nos braços das pessoas que me pediram um abraço, eu poderia ter pedido para a mamãe repetir aquele carinho na cabeça mais vezes, mas o tempo não espera, pensei que tudo nunca fosse acabar, o velho amigo tempo dizendo que tinha pressa de passar, por isso tentei fazer tudo sem demorar.
Eu poderia ter ajudado o cego a atravessar a rua, ter pedido para aquele carro parar, mas ele vinha em alta velocidade e passou como o vento, quando olhei, o cego já não estava lá.
Eu poderia ter feito mais coisas, mas nunca saberemos se um dia as coisas vão mudar, era para eu ter feito aquele café quando você me visitou, mas você passou tanto tempo sem me visitar que, em vez de passar o café, vimos o tempo passar.
O café já não é o mesmo, pois hoje eu só tenho lembranças do que eu poderia ter sido, do que eu poderia ter feito.
VOCÊ FOI MENOS DO QUE UM CIGARRO.
Tatuei meu corpo para lembrar das piores situações que já vivi, uma delas foi você.
Você foi insignificante para mim, a fumaça deste meu cigarro tem um cheiro mais forte do que o aroma do seu perfume.
Este cigarro em minha mão quase se apagando representa o único momento feliz ao seu lado, acho isso muito pouco para alguém que me prometeu o céu e a terra.
Fiquei com você pensando que você era tudo o que prometia, mas percebi que você era superficial, sem sentimentos.
Você nunca foi o que dizia ser, nunca encontrei em você o mundo que prometia. Descobri o verdadeiro mundo quando saí da sua vida.
Você é igual a este cigarro que tenho em mãos, quando eu o jogar fora, nada em mim lembrará você.
RECONSTRUÇÃO DE SI MESMO..
Ela abandonou o mundo lá fora, para viver seu próprio mundo, ela não quis saber dos afetos, dos abraços, dos apertos de mãos, ela não ligou para o que as pessoas falavam, por que ela queria um mundo só seu.
Onde ela poderia decidir o que fazer da vida, foram poucas as vezes que ela sentiu confiança nos afetos, que as pessoas tentaram lhe oferecer, ela via que as pessoas não eram verdadeira,, sentiu que os abraços não eram de proteção.
Durante sua caminhada ela apertou em mãos que não foram apertos, eram apenas toques, é eles foram tão fracos que ela não sentiu confiança nas pessoas que apertaram suas mãos.
Então ela passou observar as pessoas a sua volta, e viu que elas só se aproximaram dela por que queria algo em troca.
Aos poucos ela foi construído seus sonhos, continuo sua caminhada tentando construir seu mundo.
O mundo que ela estava construindo precisava somente dela. E quando ela acabou de construir seu mundo resolveu cuidar, mais de si.
Ela estava fazendo sua própria construção.
O TEMPO.
Vou pegar o tempo vou colocá-lo dentro de um relógio, dentro do tempo vou guardar várias coisas minha, vou chamá-lo de relógio do tempo, com o passar dos anos vou mostra-lo ao vento tudo aquilo que o tempo passou e não levou, são coisas que guardei para mim.
CONSTELAÇÃO.
Você está vendo o brilho daquela estrela! Elas estão distantes, não é?
Sabia que era assim que eu te via, mas de tanto te observar, você foi se aproximando devagarinho, como se não quisesse nada.
Aos poucos, foi chegando mais perto, me deixando sem jeito e conquistando meu mundo, minha confiança.
Com o passar dos dias, fui me acostumando com você, fui me entregando e sentindo prazer em estar ao seu lado.
Nas noites em que você não aparecia parecia que as noites não passavam, as estrelas já não brilhavam.
Você foi tão importante na minha vida que, nas minhas noites escuras, era você quem mais brilhava quando chegava.
Para mim, nada mais faltava. Na minha constelação, você era a única estrela que se encaixava.
Há muito tempo eu queria você, olhei nos seus olhos e vi o infinito, o lugar mais bonito que já vi, o local mais lindo que já percorri.
Ao olhar para você seguindo meus passos não acreditei. Juro que já tinha andado por outros lugares, já tinha olhado nos olhos de várias pessoas, mas nenhum foi tão intenso como o seu.
Ficamos um bom tempo nos olhando, seus olhos azuis deixavam apaixonada a menina dos meus olhos negros.
Sem dizer uma palavra, apenas nos olhamos observando os gestos dos seus lábios. Desejando tocar sua boca.
Em silêncio, disse que queria ter você ao meu lado, foi quando te peguei no colo, e te coloquei sobre o meu peito, foi assim que finalmente te tive nos meus braços, como sempre quis, da forma que sempre desejei.
Loucamente apaixonado, te beijei. Tive você nos meus braços pela primeira vez, agora te tenho todos os trinta dias do mês.
NADA ERA PASSADO.
Quantas vezes tive que partir fingindo que tudo já era passado, mas na verdade era apenas o tempo que estava passando como um trem. Em meus pensamentos, nada era passado, você estava presente em todos os lugares que visitamos juntos você também era o assunto mais presente em minha memória. O tempo estava com pressa, o trem que te levou embora era rápido. Mas na verdade, levei muito tempo para te esquecer agora todas as vezes que o trem passa penso que ele está trazendo você.
Você já teve aquela sensação de “era isso que eu precisava ouvir hoje”?
No canal WhatsApp do Pensador, você encontra exatamente isso: uma ideia por dia que faz sentido!
Quero receber no WhatsApp