Poesias Pais
Vi um país caro com pessoas "fartas". Pessoas humildes.
Vi pessoas de um país farto indo para um país “farto”.
Vi pessoas fartas em um país “farto”.
Vi um país “farto” com pessoas “fartas”.
Vi um país “farto”, sonho de país caro.
QUE PAÍS É ESSE.
Democracia prostituída.
Governo fascista.
Regime comunista.
Economia capitalista.
Cultura do bem.
Educação duvidosa.
De um povo sofrido.
os filhos já não deixam de jogar
para receber o beijo
que trazem os pais
quando chegam do trabalho,
evapora-se o orvalho
e fica só o verso seco.
é a era de aquário,
do sangue quente dos leões,
do sangue frio das serpentes.
uma serpente dá inúmeras picadas,
o homem perde-se em rajadas.
Durante muito tempo, pais e mães se orgulharam de dizer: “meu filho é obediente”. E, por trás desse orgulho, quase sempre havia um menino ou uma menina que sabia exatamente o que devia fazer para não contrariar os adultos, para não desagradar, para ser aceito. Crianças silenciosas, contidas, adaptadas. Crianças que aprendem cedo a dizer “sim”, mesmo quando querem dizer “não”.
Mas obediência cega não é virtude — é risco.
Ainda tenho esperança nos jovens, para governar este país com respeito e honestidade.
Natalirdes Botelho
Oração aos antepassados
Gratidão, queridos pais, avós e demais ancestrais por terem tecido o meu caminho, imensa gratidão pela imensidão dos seus sonhos que, de alguma forma, são hoje a minha realidade.
A partir deste ponto e com muito amor, dou luz à tristeza que houve nas gerações passadas, dou luz à raiva, às partidas prematuras, aos nomes não ditos, aos destinos trágicos.
Dou luz à flecha que cortou caminhos e tornou a calçada mais fácil para nós.
Dou luz à alegria, às histórias repetidas várias vezes.
Dou luz ao não dito e aos segredos de família.
Dou luz às histórias de violência e ruptura entre casais, pais e filhos e entre irmãos e que seja o tempo e o amor que volte a unir.
Dou luz a todas as memórias de limitação e pobreza, a todas as crenças desestruturantes e negativas que permeiem o meu sistema familiar.
Aqui e agora semeio uma nova esperança, alegria, união, prosperidade, entrega, equilíbrio, ousadia, fé, força, superação, amor, amor e amor.
Que todas as gerações passadas e futuras sejam agora, neste instante cobertas com um arco-íris de luzes que curem e restaurem o corpo, a alma e todos os relacionamentos.
Que a força e a bênção de cada geração alcancem sempre e inunde a geração seguinte.
Assim seja.
Assim é!
Eles (Pais da Igreja) preservaram os ensinamentos dos primeiros trezentos anos sobre quem é Deus e o que é o livre-arbítrio humano, e como o livre-arbítrio humano se relaciona com a soberania geral de Deus. Nunca houve um problema. Eles ainda leem a Escritura [neste ponto] como os primeiros cristãos a liam. Somente nós, no Ocidente, temos problemas porque lemos as Escrituras da maneira como os maniqueístas as leem, graças a Agostinho.
Ken Wilson - Sobre a postura da igreja cristã oriental
John Wesley e os pais da igreja até o 3 século:
Pode-se desculpar alguém que passa vários anos nos assentos da aprendizagem e não inclui os Pais em suas leituras? Os Pais são os mais autênticos comentaristas das Escrituras, pois estiveram mais perto da fonte e estavam cheios do Espírito, que foi quem inspirou a Bíblia. Você perceberá que estou falando especialmente daqueles que escreveram antes do Concílio de Niceia.
John Wesley - The Works of John Wesley, 3ª ed. Peabody: Hendrickson Publishers, escrito em inglês contemporâneo.
Durante o período dos primeiros pais (da igreja), a doutrina da graça preveniente parece nunca ter sido questionada, exceto pelos gnósticos e maniqueus.
Teólogo Metodista
A Igreja Primitiva, Os Pais da Igreja e o Papado.
Alguns Católicos romanos e neo-calvinistas: “A igreja primitiva sempre reconheceu o bispo de Roma como o primaz e o cabeça da igreja”.
Igreja Primitiva e Pais da Igreja:
"...Como Verbo de Deus tem a primazia entre os seres celestes, espirituais e invisíveis, a tivesse também entre os seres visíveis e corporais, e para que, ao assumir em si esta primazia e ao tornar-se cabeça da Igreja, atraísse a si todas as coisas, no tempo oportuno". Irineu de Lyon, Cont. Heresias, Livro III. XVI.VI
"Por isso, sendo Cristo cabeça da igreja, a ponto de Cristo e a Igreja formarem um só corpo". Orígenes, Contra Celso LXXIX
"Pois o marido é o cabeça da esposa, como também Cristo é o cabeça da Igreja; e Ele é o Salvador do corpo". Clemente de Alexandria, Strom, Livro IV. VIII
"Como Cristo é Cabeça da Igreja e o salvador do Corpo. Como a Igreja está sujeita a Cristo". João Crisóstomo, Homilia XX
"É Ele mesmo (Cristo) a cabeça da Igreja, como nos ensinam nas santas Escrituras, aos servos da verdade". Atanásio de Alexandria, Contra idolatria XLI
"Assim como Cristo é a Cabeça da Igreja que constitui seu Corpo e está destinada a participar de seu reino e da glória eterna". Agostinho, Doutrina cristã XXXVII. LV
“Aprendemos noutro lugar ser Cristo Cabeça da Igreja, segundo as palavras do Apóstolo: E ele o pôs acima de tudo, como Cabeça da Igreja”. Basílio de Cesaréia, Sobre o Espírito Santo IX
Quanto mais estudo sobre os Pais da Igreja, mais protestante me torno.
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
A Geração de Ferro Está Morrendo.
E foi também congregada toda aquela geração a seus pais, e a outra geração após ela se levantou, que não conhecia ao Senhor, nem tampouco a obra que ele fizera a Israel. Então fizeram (...) o que era mau aos olhos do Senhor; e serviram aos baalins. E deixaram ao Senhor Deus de seus pais Juízes 2.10-12.
A geração de ferro está morrendo e está chegando uma geração de cristal.
Está morrendo a geração que sem estudos educou seus filhos.
Aquela que, apesar da falta de tudo, nunca permitiu que faltasse o indispensável em casa.
Aquela que ensinou valores, começando por amor e respeito.
As pessoas que ensinavam aos homens o valor de uma mulher, e às mulheres o respeito pelos homens.
Estão morrendo os que podiam viver com poucos luxos sem se sentir frustrados com isso.
Aqueles que trabalharam desde tenra idade e ensinaram o valor das coisas, não o preço.
Morrem os que passaram por mil dificuldades e sem desistir nos ensinaram a viver com dignidade.
Aqueles que depois de uma vida de sacrifícios e agruras vão com as mãos enrugadas, mas a testa erguida.
A geração que nos ensinou a viver sem medo está morrendo. Ela está morrendo, a geração que nos deu a vida. Autor Desconhecido.
Ótima semana e pense nisso!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
A Geração da Fé Está Morrendo.
E foi também congregada toda aquela geração a seus pais, e a outra geração após ela se levantou, que não conhecia ao Senhor, nem tampouco a obra que ele fizera a Israel. Então fizeram (...) o que era mau aos olhos do Senhor; e serviram aos baalins. E deixaram ao Senhor Deus de seus pais Juízes 2.10-12.
A geração de fé está morrendo, e está chegando uma geração inconstante e deslumbrada com o sucesso.
Está morrendo uma geração que não tinha título de apóstolo, não tinha doutorado em divindade e que se moveu sem os holofotes das mídias sociais; mas que edificou igrejas Brasil afora.
Uma geração que, apesar dos poucos recursos financeiros e teológicos nunca desanimou com a obra missionária.
Uma geração que ensinava a palavra, a reverência e a santidade diante de Deus.
Uma geração de homens e mulheres que pregavam um evangelho sem filuras, sem extravagância e sem verborreia de termos teológicos e filosóficos difíceis.
São homens e mulheres crentes que estão morrendo, que viviam o evangelho sem pensar em enriquecer com ele.
Homens e mulheres que levantavam cedo para oração, que jejuavam, visitavam o rebanho e que tinham muito compromisso com Deus.
Esses homens e mulheres que passaram por muitas dificuldades, que lutaram e choraram pelas madrugadas da vida estão morrendo.
Muitos desses homens e mulheres não construíram nada para eles, não negociaram o evangelho e muitos estão velhos e doentes de uma vida dedicada à obra do Senhor. Mas estes homens e mulheres estão deixando um memorial de fidelidade ao Senhor, vão se encontrar com Deus de cabeça erguida, sabendo que foram mordomos fiéis.
Essa geração que nos deu exemplo de viver em fidelidade com Deus está sendo recolhida; Essa geração que está morrendo preparou a estrutura que estamos usando hoje.
Depois leiam 1ª Samuel 12.1-5 e 2ª Timóteo 4.6-21.
Ótima semana e pense nisso!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
Pais sem destino não geram filhos com propósito!
Do mesmo modo, uma igreja sem destino nunca gerará filhos com propósito!
Pais Apaixonados e Intercessores.
O Apóstolo Tiago diz no capítulo 5.16 de sua carta que "... A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos".
Toda oração feita por um servo ou serva de Deus permanecerá diante de Deus até que chegue o tempo certo de ser respondida, independente se o intercessor ainda esteja vivo (Hb 11.13). Por isso, não importa se os pais morrerem e os filhos ainda estão longe dos caminhos do Senhor; pois as orações de pais apaixonados e fervorosos jamais morrem, mas elas permanecem diante de Deus como um memorial, e Deus é Fiel com seus servos e servas. (Ml 3.16; At 10.4; Hb 11.4; Ap 8.3).
Por isso pais, não desistam de orar pelos seus filhos e filhas! Não permita que o modo, algumas vezes malcriado como seus filhos agem com vocês, impeçam as suas orações por eles. Não importa se eles estão como o filho pródigo, trilhando os caminhos dos ímpios e se assentando na roda dos escarnecedores; pois é neste momento da vida que eles mais precisam de pais apaixonados e intercessores. E os filhos e filhas que estão trilhando as veredas dos justos e firmados no Senhor, também continuam precisando das orações de seus pais, pois estão como ovelhas em mundo caído cheio de lobos.
Para terminar escutem o Apóstolo Paulo:
Orai sem cessar. 1° Ts 5.17.
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
Os Pais da Igreja Falam Hoje
É muito importante conhecermos a história da Igreja Primitiva e o seu legado para história. Infelizmente essa história ou foi esquecida ou está sendo revisionada por grupos com interesses obscuros. Portanto, queremos compartilhar numa serie de postagens simples, como era o pensamento da Igreja primitiva e seus lideres (Pais Apostólicos – Discípulos dos Apóstolos).
Orígenes (185-254). Foi um teólogo e filósofo Patrístico. É considerado um dos maiores eruditos da Igreja primitiva. Orígenes foi preso e torturado, o que lhe causou a morte, por volta de 253.
Resposta de Orígenes aos perseguidores romanos: Quando Deus dá permissão ao tentador para que nos persiga, então sofremos perseguição. Mas quando Ele quer nos livrar do sofrimento, mesmo cercados por pessoas que nos odeiam, sentimos uma paz revigorante. Confiamos na proteção daquele que disse: “Tende bom ânimo, pois eu venci o mundo”. E ele realmente venceu o mundo. Assim, o mundo só prevalece enquanto Ele assim o permite, pois Ele recebeu poder do Pai para vencer o mundo. É através da vitória dEle que temos coragem. Então, mesmo que Ele venha a desejar que soframos e lutemos por nossa fé, que seja feita a Sua vontade. Pois diremos aos nossos inimigos: “Posso todas as coisas em Jesus Cristo que me fortalece”.
Orígenes, Contra Celso, livro 8, capítulo 70.
Pense nisso é ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
O Homem Bíblico é Chamado a:
1. Honrar seus pais. (Ef 6.1-2);
2. Amar sua esposa. (Ef 5.25);
3. Disciplinar seus filhos. (Ef 6.4);
4. Dominar seu corpo e suas paixões. (2º Tm 2.22);
5. Educar sua mente em todas as ciências. (Pv 4.7);
6. Gerenciar bem o seu dinheiro. (Lc 14.28-30);
7. Repudiar o vício. (Rm 13.13-14)
8. Defender a verdade. (Ef 4.25);
9. Pregar o Evangelho. (Mc 16.15);
10. Viver para a glória de Deus. (1º Co 10.31).
Paulo recomenda que o homem de Deus deve desistir das coisas de meninos (1º Co 13.11; 1º Co 14.20; Ef 4.14 ).
O problema não é a masculinidade, pelo contrário, é a ausência dela que gera homens mimados, ameninados, fracos, fúteis, superficiais e sem compromisso com a família e com a sociedade.
Provérbios 24.5: “O homem sábio é forte, e o homem de conhecimento consolida a força”.
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
Teu país te ama
Sente saudade
teu país quer você
e te clama
ausência só trás a saudade
do seu divino lugar
onde só querem o prazer
fútil não é
é real e vivo
esse fascínio acaso
só faz o país te querer
te quer cada vez mais
e ele te quer pra sempre
sangue latino
corre quente
no vento você sente
e da semente você
cresce
não tem como se sentir
pequeno
No seu espaço
a solidão não é solida
ela não existe mais
seu país te tem
você tem seu país
cativando cada vez mais
dói
e vai doer
mas o seu prazer vai se estender
comigo
o país que eu quero te ser
Teu país te ama
Sente saudade
teu país quer você
e te clama
ausência só trás a saudade
do seu divino lugar
onde só querem o prazer
fútil não é
é real e vivo
esse fascínio acaso
só faz o país te querer
te quer cada vez mais
e ele te quer pra sempre
sangue latino
corre quente
no vento você sente
e da semente você
cresce
não tem como se sentir
pequeno
No seu espaço
a solidão não é solida
ela não existe mais
seu país te tem
você tem seu país
cativando cada vez mais
dói
e vai doer
mas o seu prazer vai se estender
comigo
o país que eu quero te ser
Teu país te ama
Sente saudade
teu país quer você
e te clama
ausência só trás a saudade
do seu divino lugar
onde só querem o prazer
fútil não é
é real e vivo
esse fascínio acaso
só faz o país te querer
te quer cada vez mais
e ele te quer pra sempre
sangue latino
corre quente
no vento você sente
e da semente você
cresce
não tem como se sentir
pequeno
No seu espaço
a solidão não é solida
ela não existe mais
seu país te tem
você tem seu país
cativando cada vez mais
dói
e vai doer
mas o seu prazer vai se estender
comigo
o país que eu quero te ser
Ele é forte, é protetor, é o provedor, é amado pela criança "meu pai sabe tudo", é incompreendido pelo adolescente "tudo é não", é careta para o jovem "tá por fora pai" é nosso amigo quando nos tornamos adultos, é o socorro quando nos tornamos pais "fica com seu neto hoje..." e quando somos maduros o suficiente o nosso PAI é aquele que me ensinou tudo, o nosso maior exemplo, "se sou o que sou hoje é graças ao meu pai".
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Poemas de Pais
- Poemas para o Dia dos Pais (versos de carinho e gratidão)
- Poesias para o Dia dos Pais repletas de amor e carinho
- Textos de Feliz Dia dos Pais (perfeitos para homenagear)
- Frases para o Dia dos Pais: expresse seu amor em poucas palavras
- Mensagens para reunião de pais
- Homenagens aos pais: 27 palavras de admiração por sua grandeza e importância