Poesias Infantil de Chico Buarque
“Chico Xavier disse verdadeiros disparates. Disse que todos os planetas estavam habitados, que Júpiter estava habitado e que era uma grande e eterna primavera. Júpiter não está habitado e a eterna primavera são 160 graus abaixo de zero. Dizia que Marte não tinha nenhuma lua; tem duas. Sempre as teve. Não foram colocadas pelos parapsicólogos para criar problemas para os espíritas. Nunca disseram nada que não fosse vivo sobre vivo.”
“Chico Xavier dizia que o principal guia dele era Emmanuel, senador romano dos tempos de Cristo. Um senador dos tempos de Cristo não poderia ter esse nome, porque significa “Deus conosco”, uma palavra hebraica, cristã. Segundo, ele teria que falar latim! Como se ele só sabia português? Ele dizia que Emmanuel teria reencarnado no padre Manuel da Nóbrega, jesuíta. Todos nós jesuítas falamos latim. Como que Chico Xavier não entendia uma palavra em latim?!”
“Não estou dizendo que Chico Xavier não tenha telepatia, ele pode ter algum fenômeno parapsicológico espontâneo. O que os vivos não conhecem, nunca nenhum morto ou fada revelou! Por que eles não decifram algum hieróglifo desconhecido? Eu fiz um desafio perguntando ‘qual é o segredo da liga do cobre?’. Sabe-se que os antigos alquimistas conheciam a resposta, mas ela se perdeu com o tempo. Perguntem aos mortos!”
“Allan Kardec, Léon Denis etc., ‘para convencer os céticos’, e o repetia ingenuamente Chico Xavier, afirmaram, como se fosse comunicação dos ‘espíritos’ dos mortos, que ‘Marte não tem nenhum satélite e que Júpiter tem dois’. Hoje sabemos que Marte tem dois, Deimos e Fobos. E Júpiter tem 20; alguns, como Ganímedes, Io, Calixto, Europa..., maiores do que a nossa Lua. Que ‘Júpiter é uma eterna primavera’. Sim, 140 graus abaixo de zero! E muitos outros erros descomunais. Nunca os pretendidos ‘espíritos’ mostraram saber mais que os vivos na Terra e no prazo existencial.”
“Chico Xavier só psicografava em português! Um ‘espírito’ que não soubesse português não tinha chance com o ‘Papa’ do espiritismo brasileiro (Menos um truque claríssimo em que psicografou umas alíneas em inglês com letras como se fossem em espelho).”
“Fundado e dirigido por Chico Xavier, o ‘Centro Espírita São Luiz Gonzaga, rei da França’, cai em contradição no próprio nome: Identifica São Luís Gonzaga, jesuíta do século XVI, com São Luís Rei da França, do século XIII. Todos os ‘espíritos’ de mortos seriam tão incultos como Chico Xavier?”
No Brasil, um país terceiro-mundista, Allan Kardec é quase leitura obrigatória (e Chico Xavier um “Deus”). Na França, onde ele nasceu, viveu e implantou suas teorias (de ficção), nem os presidiários franceses querem saber, não figurando nem entre os 15 finalistas.
Eu acho Chico Xavier um homem santo. Eu não sou espírita, não tenho convicção reencarnacionista. Por várias vezes na vida, me perguntaram: "você acha que o Chico recebia espíritos?" Eu digo: "eu acho que ele não recebia, mas eu tenho certeza que ele tinha certeza que recebia". Portanto, ele não simulava. Portanto, era um homem honesto. E pra mim isso é suficiente.
Quando um "Sem-abrigo" procura sobras de comida, compreende-se. Quando um "Chico-esperto" procura sobras da vacina "Covid-19", não se compreende, mas, recomenda-se um supositório.
Turma da Mônica invadindo o Vaticano. Bento, Chico. Do jeito que a coisa vai, será Magali o próximo papa.
Não sou o caderno do Chico, mas gostaria de fazer um pedido: eu só peço a você, um favor se puder não me esqueça num canto qualquer...
Quem sabe, então, por um acaso
Perdido no tempo ou no espaço
Seus passos queiram se juntar aos meus
Seus braços queiram se juntar aos meus.
AMOR E FÉ..
Quando te vejas, coração amigo,
Sob o clima violento
Das crises de tristeza e sofrimento
Não te deixes vencer...
Nos momentos de sombra ou de perigo
Mantém-te na esperança em que te elevas,
Cada noite, conquanto envolta em trevas,
É o prelúdio de novo amanhecer.
Procura meditar e ver mais longe
O apoio natural em que te escudas
É tecido no amor de forças mudas,
Desde os astros ao chão...
A Terra não discute, o Sol não fala
Nada te pede à vida a floresta opulenta
E a riqueza do ar que te alimenta
Dá-se, de todo, sem reclamação.
A flor que te perfuma é silêncio e beleza;
A fonte não opina, apenas canta;
Não tem forma verbal a força agreste e santa
Que assimilas do mar;
As bênçãos que te cercam, dia-a-dia,
Proteção, segurança, alegria e defesa
Nascem da Natureza,
Fonte viva de Amor que não cessa de amar.
Trabalha, regozija-te e perdoa,
Ampara sem cobrança e auxilia a qualquer,
"Não saiba a mão esquerda o que a direita der,"
Esta é a lição de Cristo, ante crentes e ateus.
Não temas caminhar, serve e prossegue...
Resguarda-te na fé alta e sublime,
Segue fazendo o bem, nada te desanime,
Porque trazes contigo a Presença de Deus.
-Maria Dolores-Psicografia: Chico Xavier-
Enquanto uns choras, outros ri.
Enquanto uns tem a mesa farta, outros passam fome.
Enquanto uns chegam para a vida, outros dizem adeus. Enquanto uns são felizes, outros estão triste. Essa é a lei da vida. embora seja assim, ela nunca é amarga; sempre é doce. Por isso, dê valor ao que você tem, pois tem muitos que queria ter o que você possui e não cuida.
É isso que eu amo na leitura: uma pequena coisa o interessa no livro, e essa pequena coisa o leva a outro livro, e um pedacinho que você lê o leva a um terceiro. Isso vai em progressão geométrica - sem nenhuma finalidade em vista, e unicamente por prazer.
Não é sempre assim? Preparamo-nos para enfrentar os problemas de frente e eles surgem sempre por trás.
Não quero me casar só por casar. Não consigo pensar em solidão maior do que passar o restante da minha vida com alguém com quem não possa conversar ou, pior, com quem não possa ficar em silêncio.
Então, esta é a minha vida. E quero que você saiba que sou feliz e triste ao mesmo tempo, e ainda estou tentando entender como posso ser assim.
Não há nada como a respiração profunda depois de dar uma gargalhada. Nada no mundo se compara à barriga dolorida pelas razões certas.
Eu sei que tem pessoas que dizem que essas coisas não acontecem, e que isso serão apenas histórias um dia. Mas agora nós estamos vivos. E nesse momento, eu juro. Nós somos infinitos.
