Poesias do Leonardo da Vinci
Não existe evangelho sem a cruz, santificação sem arrependimento e avivamento interior sem intimidade com as virtudes, e dons do Espírito Santo.
Não existe vida cristã sem amor, quebrantamento interior sem a manifestação da graça de Deus, e libertação sem uma renuncia diária de si mesmo.
Quando ficamos quietos, e retemos para nós o conhecimento e a sabedoria. As pessoas, podem até achar que somos sábios e inteligêntes. Mas, quando abrirmos a boca sem entendimento, e propriedade eles terão a certeza que somos perfeitos idiotas.
Quando nos despojamos de tudo que é nosso e permitimos que os valores e princípios da graça de Deus nos guiem pelo caminho das verdades eternas de Deus, compreendemos que tudo nos é concedido gratuitamente através dos recursos de Sua graça, sendo um dom de Deus, para que ninguém se glorie.
Quando a graça de Deus começar a abrir nosso entendimento e visão espiritual, passamos a compreender pela fé que tudo é um favor divino sobre nossas vidas. E entendemos que o que recebemos gratuitamente, também devemos oferecer de igual maneira. Isso transformará completamente nossa forma de nos relacionarmos conosco mesmos, com Ele e com as pessoas ao nosso redor.
Assim como Deus não faz acepção de pessoas, nós também devemos amar de uma maneira incondicional, imparcial e absolutamente afetuosa se realmente desejamos conhecer e vivenciar o verdadeiro significado de amar e ser amado por Ele e pelas pessoas ao nosso redor.
Tornas-te aquilo que concebes em tua mente, alma e inclinações espirituais. Portanto, traz sempre à memória uma autoimagem que esteja em harmonia com a sabedoria perfeita da Palavra de Deus.
Somos o reflexo do nosso condicionamento interior. Portanto, quanto mais buscarmos nos revestir da sabedoria divina e do profundo conhecimento das virtudes de Deus, mais repletos estaremos Dele e menos de nós mesmos.
Aprender com os erros dos outros é mais prudente e sábio do que aprender com os próprios erros. Isso evitará que você prejudique o relacionamento consigo mesmo e com as pessoas ao seu redor.
Enquanto o sábio pondera cada atitude, pensamento e ação, o insensato age precipitadamente, sem buscar conhecimento e sabedoria, e isso se tornará sua própria ruína.
Entendemos que nos tornamos sábios, maduros e experientes quando passamos a dedicar mais tempo buscando o crescimento nas virtudes que emanam de Deus, ao invés de nos apegarmos à nossa condição humana que tem pouco a oferecer.
Quando pararmos de nos autocriticar e compreendermos pela fé que o amor, a graça e o perdão de Deus são infinitamente maiores do que a culpa que carregamos por nossos erros, nos tornaremos verdadeiramente livres. Saberemos que Deus sempre nos observa com um olhar de misericórdia e graça, em todo tempo.
Quando compreendermos, pela fé, que viver em santidade nos proporcionará o bem mais precioso, a paz conosco mesmos, com Deus e com as pessoas, então deixaremos de criar discórdia e viveremos em unidade, cientes de que o amor sempre cobrirá uma multidão de transgressões.
Os relacionamentos interpessoais só deixarão de ser um fardo quando aprendermos que o amor é o vínculo da perfeição e que, por meio dele e de suas virtudes, podemos alcançar harmonia em tudo o que fazemos.
O poder curador do amor de Deus, quando compreendido pela fé e através das virtudes da graça de Deus, pode nos curar e libertar internamente muito mais do que uma vida inteira de esforços religiosos sem entendimento.
Quando compreender que Jesus tem a verdadeira vida, o caminho para a felicidade e a plenitude em nossa caminhada diária, e as verdades que podem mudar completamente nossas vidas. Deixaremos de implorar pelas migalhas que vêm das pessoas a nossa volta.
O segredo para a felicidade e o pleno contentamento não está no que temos, mas sim no que somos. Não está no que fazemos, e sim no que Deus faz em nosso interior através da sua imensurável graça.
Viver por fé, é aprender a compreender a voz de Deus, e segui-lá, deixando que Ele nos conduza pelos caminhos do seu amor, sabedoria e graça em todo tempo.
Nos sabotamos diariamente, quando deixamos os nossos medos, ansiedade e a preocupação tomar conta do lugar, onde Deus através do Espírito Santo poderia nos conduzir para uma vida plena e abundante.
Não podemos receber a salvação pela nossa própria condição humana, pois ela é um dom Deus dado gratuitamente, através da sua imensurável graça. Por ser, uma dádiva, ela só pode ser conquistada mediante a fé, e a nossa íntima dependência e comunhão com Deus.
