Poesias do Leonardo da Vinci
O sábio planeja a cada dia o seu futuro, confiando na provisão e nos recursos da graça e do amor de Deus. Já o estúpido busca fundamentar-se no poder das riquezas, e nos favores das pessoas que um dia irão esquecê-lo, quando ele não for mais útil.
A diferença entre a sabedoria e o conhecimento, é que a sabedoria nos edifica e nos leva ao verdadeiro crescimento em cada área de nossas vidas. Enquanto o conhecimento sem entendimento, só nos envaidece ensoberbecendo nosso interior.
Da mesma forma que na multidão de conselheiros jamais irá faltar sabedoria. Podemos então compreender que quando unimos nossos conhecimentos com cada pessoas, isso fará de nós pessoas irrepreensíveis em tudo que fizermos, quando fazemos da busca pelo conhecimento nosso maior princípio de vida.
A verdadeira sabedoria, é aquela que nos leva a diferenciar o bem, do mal. A verdade do engano, e a praticarmos a justiça, ao invés de compactuarmos com a injustiça.
Quando o amor deixar ser apenas um ideal em nossas vidas, e passar a ser uma plena realidade em nosso viver diário. Vamos então experimentar o poder curador das suas virtudes, a cada momento que a praticarmos elas em um relacionamento conosco, e com o nosso próximo.
Algumas pessoas têm preços e outras, valores. E isso diferencia as pessoas com princípios e propósitos das pessoas que vivem apenas de interesses e oportunidades.
Aqueles que não buscam crescer na graça e no conhecimento perfeito do amor de Deus vão perecer pelo caminho pela falta de conhecimento, que poderia salvá-los se eles de coração o buscassem, assim como eles buscam pelo ar que respiram.
O amor quando expresso com graça, nos levará a compreender que ele é o único caminho para nos autoconhecermos e também sempre será o termômetro em cada relacionamento com as pessoas a nossa volta.
O perdão sempre será o único caminho para abrirmos em nossas vidas, uma nova e viva esperança de uma vida onde ele seja sempre o árbitro dos nossos corações.
Saberemos que nos tornamos verdadeiramente humildes, quando aprendermos a amar de uma maneira incondicional e totalmente afável. Deixando sempre em segundo plano as nossas vontades, para servirmos ao nosso próximo sem esperar nada em troca.
Quando compreendermos que o amor é o único caminho para realizarmos a vontade de Deus, nós deixaremos de lutar interiormente e uns contra os outros. Para então, vivermos a unidade do amor e assim cumprirmos o seu chamado em nossas vidas.
Quando compreendermos, que o amor não é um sentimento, um desejo ou pensamento. Mas sim, uma atitude continua de graça e misericórdia em favor daqueles que não tem forças para lutar sozinhos as batalhas desse vida.
A graça de Deus só nos levará ao verdadeiro arrependimento, quando nos despirmos completamente da nossa velha natureza e maneira de viver. Para, recebermos através da fé o dom do amor, para vivermos em unidade com a santidade de Deus.
Assim como de graça recebemos a salvação, por meio da nossa vida ressurreta espiritualmente com Cristo. Devemos manifestar essa mesma graça gratuitamente, e mediante um amor incondicional para com todos.
A boca sempre irá falar do que o coração está cheio. Por isso, devemos sempre trazer a nossa memória tudo aqui que nos revela a esperança de nova vida, o amor, a bondade e a paz com todos.
Existe um passo entre a vida e a morte. Por isso, devemos ser sempre sábios e prudentes no nosso falar, pensar, e agir nunca deixando que qualquer raiz de iniquidade crie vínculos maus em nós, e que nos afastem da proteção do amor de Deus por nós.
O perdão é a força que move a graça de Deus em favor do ser humano, e através dela somos justificados gratuitamente, através do perfeito e imensurável amor de Deus por nós.
Sabemos que perdoamos de coração, quando olhamos para as feridas da nossa alma, e conseguimos amar e deseja o bem aqueles que nos fizeram mal.
Quando amamos e perdoamos aqueles que nos fazem mal. Nós, abrimos um vivo e novo caminho para que Deus, através do poder do Espírito Santo nos conduza ao verdadeiro avivamento e despertamento espiritual.
Quando compreendermos através da fé, e mediante a capacitação que somente a graça de Deus pode prover em nós e que é dom do arrependimento. Então deixaremos de nos esforçar religiosamente, para buscarmos a santidade em espírito e verdade.
