Poesias do Leonardo da Vinci
A diferença entre uma pessoa frustrada e uma pessoa vitoriosa é que a vitoriosa usa suas dores como força motivadora para aprender onde nunca mais deve errar. Já a pessoa frustrada se vitimiza e faz das suas dores uma força opressora que a puxa cada vez mais para a própria destruição.
O medo e a insegurança sempre nos levam ao conformismo e ao comodismo, mas a ousadia e a coragem sempre querem ampliar nossas vidas, para que elas sejam completamente transformadas pelo poder de Deus que se manifesta em nós pelo Espírito Santo.
Quando compreendermos que o amor é uma afeição natural, ele não se compra, mas se conquista e de graça o recebemos quando deixamos que ele seja revelado através do amor de Deus por nós a cada momento de nossas vidas.
As nossas dores interiores não podem ser mais fortes e intensas que a nossa fé e amor por Cristo, pois Ele sofreu para que não mais soframos. Ele levou sobre si todas as nossas dores e enfermidades para que pudéssemos ter a verdadeira paz, que excede todo o nosso entendimento.
Só seremos curados interiormente quando aprendermos a viver em função do amor perfeito, imutável e incondicional de Deus por nós. Esse amor nos preenche da sua maravilhosa graça e supre toda a nossa carência emocional e espiritual. Ele é a fonte da consolação, e quando colocamos a nossa esperança nele, Ele irá mudar completamente a nossa história.
Quando compreendermos que o nosso maior inimigo somos nós mesmos ao deixarmos que a maldade proveniente do pecado nos separe de Deus, que é o único que pode transformar as nossas vidas, veremos que perdemos as nossas batalhas interiores quando não vivemos segundo o amor perfeito Dele em nós, através da Sua graça.
O único caminho para vencermos a nós mesmos reside na realidade interior da presença do Espírito Santo em nós, quando subjugamos todas as nossas deficiências e deixamos que Ele revele e trabalhe em nós todas as Suas virtudes e princípios de santidade, levando-nos ao verdadeiro arrependimento.
O verdadeiro arrependimento é o resultado da nossa comunhão com Deus, através das virtudes da Sua graça em nós, e não da nossa capacidade ou capacitação humana. Pois a redenção e a salvação da nossa alma são fruto da presença do Espírito Santo mediante o trabalhar incansável do amor de Deus por nós.
A gestão emocional e espiritual é o marco fundamental da nossa edificação e cura interior, onde o poder do Espírito Santo nos conduz a uma vida plena e próspera através de Suas virtudes e atributos, que nos transformam a cada dia em pessoas continuamente renovadas pela Sua imensurável graça e amor.
Quando Deus, através do seu amor incondicional e perfeito, nos traz de volta ao primeiro amor para com Ele, retornando aos seus caminhos de santidade, Ele o faz, pois através da sua onisciência sabe como será o nosso futuro se andarmos nesse caminho.
Quando não temos uma gestão emocional equilibrada, passamos a adoecer interiormente, pois somos seres emocionais e a falta de discernimento sobre a nossa capacidade de gerir nossas emoções desestabiliza completamente nossas vidas.
Nós temos três inteligências que regem nossa vida como um todo: a inteligência cognitiva, a nossa inteligência emocional e, por fim, a nossa inteligência espiritual. Através da gestão equilibrada e prudente e sábia dessas realidades interiores, vemos que nossas vidas serão sempre um campo fértil para a paz, prosperidade e honra em todas as áreas.
Aprender as maiores lições de nossas vidas através da prática diária do amor em nossa convivência com as pessoas é a maior demonstração de sabedoria, pois, quando estamos amando, estamos cumprindo todos os mandamentos de Deus, sabendo que ele é o maior fundamento estabelecido por Deus para vivermos uma vida próspera, saudável e honrada.
Quando compreendemos de fato que o amor é realmente libertador e passamos a expressá-lo em cada pensamento, cada atitude e cada intenção interior do nosso ser, veremos que ele é capaz de nos conduzir à realidade de vida ideal que sempre sonhamos.
A graça de Deus tem um poder curador. Quando encontra uma pessoa quebrantada que reconhece e recebe as suas virtudes e princípios, ela dá um novo sentido e significado à sua vida.
Quando deixamos que o amor, a graça e a misericórdia de Deus nos cerquem todos os dias da nossa vida, descobrimos que é por meio delas que somos profundamente abençoados, prósperos e honrados durante o curso de nossas vidas.
O milagre da santificação e da libertação começa quando aprendemos a renunciar a tudo aquilo que queremos fazer, porém não devemos. Assim, somos conhecidos no mundo espiritual não pelos erros e acertos que cometemos, mas pelas renúncias e resiliência santa em guardar cada princípio de Deus, para não pecar contra Ele.
Quando vivemos em Cristo e Ele vive em nós, somos constantemente preenchidos pelo seu amor, graça, bondade e sabedoria. Portanto, se desejamos receber de Deus tudo o que Ele recebeu, devemos aprender a viver como Ele viveu.
A santidade em Cristo não é a ausência de falhas, mas a resposta a elas. Santos e santificados são aqueles que, após cada pecado e erro, reconhecem o poder transformador da graça e do amor de Deus, permitindo que os reconduzam à santidade e ao primeiro amor.
A proatividade relacional deve ser o ponto crucial e fundamental dos nossos relacionamentos interpessoais, pois através dela compreendemos que tudo começa quando damos o primeiro passo para construir relações cada vez mais equilibradas e saudáveis, fundamentadas no amor.
