Poesias do Leonardo da Vinci
Deus conhece o coração dos humildes, e a eles estende continuamente a sua graça e favor. Mas resistem aos orgulhosos, e destrói todos seus propósitos, e jamais deixará que eles prosperarem em seus caminhos.
Aqueles que muito foram perdoados, muito vão amar, pois o amor da mesma forma que cobre uma multidão de pecados. Também justifica o perverso e ímpio de coração, tornando ele em uma canal da santidade de Deus, quando os seu olhos são abertos para as verdades do amor de Deus.
A razão, se contra põem a emoção quando sede as pressões das vida. Mas as emoções quando lúcidas, e saudáveis superam as tribulações da vida, e nos fazem compreender que sem elas, a vida já não terá mais vida...
A vitória, e o fracasso sempre estarão no campo das falácias relacionais, emocionais e intelectuais. Ou da excelência com que conduzimos cada uma delas. Pois quando somos íntegros em todo tempo, e carregamos em nós as marcas de um caráter forjado pelas virtudes do bem, tudo certamente irá contribuir para o nosso sucesso.
A realidade mais degradante e miserável, que uma pessoa pode estar não é na verdade, a miséria, a fome ou a falta de recursos. Mas sim, o completo abandono de si mesmo, a marginalidade social, emocional e espiritual. Pois se nos tornarmos prósperos nessas áreas, nós podemos passar por tudo sem perder nossas virtudes e dignidade.
A felicidade, ou as profundas amarguras que vivemos, sempre serão frutos da nossa incapacidade de gerenciar nossas emoções. Pois, quando aprendemos a cada momento o valor de cada emoção saudável, e as transformamos em dons, talentos e virtudes nós teremos uma alegria que ninguém poderá tirar de nós.
Aquele que enaltece o corrupto e insensato, e despreza o justo que anda continuamente no caminho do bem. Estará acumulando ira sobre si, no dia da ira de Deus, e viverá de maldição em maldição, todos os dias da sua vida.
Aqueles que se apegam a mentira, e rejeitam o conhecimento da verdade, são como porcos que após serem limpos tornam-se a lama novamente.
Você falha com as pessoas um vez, elas perdoam. Duas, e elas aceitam. Três e elas vão te ignorar para sempre, pois nunca aprenderam o verdadeiro sentido do amor, que é perdoando e se doam que se vive a verdadeira vida.
O verdadeiro sábio, não é aquele sempre toma decisões sábias e prudentes. Mas sim, aquele que anda sempre no caminho do bem, e que se desvia do curso da iniquidade.
Quando vocês profetizam palavras de verdade sobre a vida de vocês, e chamam pela fé as realidades que não existem, como se já existissem. Deus, dos altos céus estende os seus braços, e derrama a sua glória sobre vocês simplesmente pelo fato de vocês crerem com as sua bocas e confessarem com os seus corações a sua Palavra que jamais voltará vazia.
A maior vergonha não é mostramos nossas maiores fraquezas, e defeitos. Mas sim, deixarmos de viver as verdades, que Deus coloca diante de nós a cada dia, quando estamos diante Dele, das pessoas ou das situações que passamos a cada dia. Pois cada uma delas, só irá revelar como estamos interiormente quando falarmos e vivermos a verdade, ou por covardia ocultarmos ela a cada momento,
A razão pela qual, vivemos muitas vezes as mentiras e falácias desse mundo que jaz no maligno. É que, cultuamos dentro de nós o sucesso exterior, a vitória em todos as áreas de nossas vidas, mas esqueceremos que somos alma, mente e espírito. E por isso, andamos tão cansados por fora, e angustiados por dentro.
Talvez estejamos vendo isso de uma perspectiva errada; essa busca da verdade, do sentido da vida, da razão de Deus. Todos nós temos essa mentalidade de que as respostas são tão complexas e tão vastas que é quase impossível compreender. Acho, pelo contrário, que as respostas são tão simples; tão simples que está nos olhando diretamente na cara, gritando a plenos pulmões, e ainda assim não conseguimos notar. Estamos olhando através de um telescópio, procurando nas estrelas a resposta, quando a resposta é na verdade uma partícula de sujeira nas lentes do telescópio.
A verdadeira sabedoria, é aquela que manifesta graça e misericórdia aos que a recebem pela fé. E assim, quando essa mesma fé se transforma em obras, e essas obras se transforma em uma realidade de vida inabalável, é que vemos que tudo que tínhamos era apenas conhecimento, e não a verdadeira sabedoria viva e eficaz.
O segredo da vida é nao ser ingênuo, é ser esperto. Mas saber manter o equilibrio para não ser um "esperto corrúpto". É ser certo, simples e nao complicado.
O estúpido fala, enquanto o sábio escuta e aprender. Pois entre o falar e o calar, existe um universo de sabedoria que só que compreendeu o sentido de reter o conhecimento através do silêncio e da observação pode entender.
Ser sábio, não é deter todo o conhecimento, mas em cada ensinamento transmitir a essência da verdadeira sabedoria, e passar sempre a verdade em tudo que se faz.
A verdadeira solidão, não é a ausência de pessoas. Mas sim, a ausência de emoções, sentimentos e principalmente o vazio da presença de Deus, causada pela nossa incredulidade com relação aos propósitos de Deus sobre nossas vidas.
O silêncio e a nossa maior arma, quando na multidão de palavras não nos falta transgressões. Pois, o silêncio revela na quietude da alma, a sabedoria que nem mil palavras podem traduzi-las.
