Poesias do Leonardo da Vinci
Treino
Treinar é,
Relaxar a mente, o corpo,
E principalmente o coração,
Do estresse mundano,
Que interfere em nosso dia a dia,
Trazendo chateações,
Que se não bem manuseada,
Pode levar o indivíduo,
A enfermidade,
Treinar é,
Dialogar consigo mesmo,
Identificando os pontos,
Racionais e de ação,
A ser melhorados,
Aprimorados diante a sociedade,
É jamais,
Se menosprezar,
Perante os outros,
Por motivo algum,
É se amar,
Se admirar,
E perceber,
Quão Excelente,
É prosear com o mais íntimo ser,
Que reside em si,
Para lhe ensinar as vertentes,
A serem apresentadas aos desafios...
(Gustavo Gurgel do Amaral)
Rainhas
Mães,
Guerreiras,
Gladiadoras,
Que se despertam cedo,
Para batalhar pelo bem-estar de sua família,
E em especial de seus filhos,
Vocês são indiscutivelmente,
Onde estes,
As tem por exemplo,
Em tudo,
Na qual eles as guardam,
Num lugar extremamente especial do coração,
Aclamando-as sempre,
Por tudo o que são,
Significam para eles
Bênçãos e mais bênçãos,
Deus dará a vós,
Dia após dia,
Pelo dom,
Que ganharam,
Ao nascer Mulher,
Que desde o início da jornada terrena,
É destemida,
Diante os desafios que aparecem,
Assim,
São vocês,
Perante a sociedade que as assiste.
(Gustavo Gurgel do Amaral)
Vencedor
É o ser,
Que não liga para as barreiras,
Os limites apresentados a ele,
É aquele,
Que não menospreza o opositor,
E sim,
Busca analisá-lo,
Para posteriormente vencê-lo,
Na mais pura inteligência e dignidade,
É o indivíduo,
Que sabe a hora,
De sair fora de algo nada legal,
Sem sofrer danos,
Sabendo assim se proteger,
Do que é ruim,
No que para ser vencedor,
Não é preciso explanar nada,
E sim, batalhar e vencer,
O que se propôs alcançar,
Sem a ocorrência,
De falácias desnecessárias,
Ou seja,
Ele é humilde e honrado em tudo,
Principalmente em suas atitudes sociais.
(Gustavo Gurgel do Amaral)
Que não me sobre tempo pra julgar.
Quando necessário, que Deus me dê sempre sabedoria para compreender e acolher .
CONTRA O EGO
Fui menino, em algum tempo
logo homem me tornei
tive que aprender bem cedo
que a vida é uma escola
onde ainda eu nada sei.
Fugi da guerra do ego
tive medo de lutar
contra a cruel tirania
de outro cego me guiar.
Neguei toda metafísica
dos sábios do além-mar
aprendi com a natureza
que para se ver a Deus
não é preciso rezar.
ODE AO CIÚME
Quem pode resumir em um texto ou em um livro, ou num poema, as nuances do ciúme?
É preciso ser um gênio da ficção para compor uma ode ao ciúme, ou como eu, ser vítima dessa áspide venenosa e cruel.
O que é o ciúme? Ninguém ainda consegue explicar, como seres humanos, talvez nos seja permitido apenas experimentar suas mil e uma facetas ou manifestações. O ciumento não sabe controlar seu ciúme, pois age com o instinto animal que ainda preserva nas veias, no sangue ancestral.
O desejo de dominar o outro é mais severo entre os ciumentos, eles querem ter o controle total da relação. Qualquer distração do seu parceiro é para ele causa de desconfiança, na verdade, segundo o ciumento, se a atenção folgar por horas ou dias, caso não seja valorizada constantemente, lhe dá motivo, certeza de que está sendo traído, deixado de lado, os sentimentos dos outros não tem importância.
Antes de querer ficar rico, aprenda a amar a si mesmo e ao próximo para ser muito feliz. Desejo que seu dia seja repleto de sucesso e felicidade! ✨
07/04/2022
SOL
Sol que me aquece
Sol que me guarnece
Sol que é calor
Sol que é vida
Sol que é amor
Assim, consciente da sua grandeza sinto o pulsar do meu coração ao te ver nascer no horizonte e o quanto à medida que vai subindo ou eu com a terra vou rodando, parecendo mais distante, mas ao novo dia está ali a apenas um instante. Quase posso tocá-lo. E onde houver sol, lá é meu lugar. É prá lá que vou. É lá que sou! O Sol é meu amor!
Socorro Mendonca
Maria há?
Maria, Mariah...
Mulher é vida
Mulher é força
Mulher é terra
Mulher da Terra veio
Mulher a terra fecunda
Mulher dá luz
Mulher onde vida se faz
Mulher alimento primeiro
Mulher amor por inteiro
Mulher É! Em Mulher HÁ!
Nasce uma estrela
Assim acontece nas nossas vidas e sempre ouvimos de nossos avós e pais "Depois da tempestade vem a bonança". Assim, é... reformas são necessárias e elas acontecem primeiro dentro de nós! Deixemos a explosão acontecer e a estrela que será nossa guia, a luz do caminho, sem dúvida, surgirá.
A frase que me inspirou foi de um ateu... E o caos ao qual me refiro é esse que está dentro de nós. O caos geral é estabelecido a partir das desestabilizações individuais. O meu desejo é que ele seja canalizado para uma luz ou como queiram denominar... quem sabe, um caminho?
Eu me renovo a cada novo momento, renascendo nova criatura.
SOU ALGUÉM QUE QUER SER DESENXERGADA!
Quero ser desenxergada, desouvida e dessentida, por todo aquele que enxerga um fim. O fim é descomeço e nada descomeça. Tudo continua com novos recomeços. Eu sou e estou continuidade. Não existe início e fim.
E assim, falando comigo e sendo ouvida por mim, estou acontecendo: desvivendo o já vivido; aprendendo o desaprendido; sentindo o nunca dantes sentido.
Vejo luz na escuridão; ouço minha voz no silêncio; desnudo-me e descubro-me; sinto-me... Serena... é a paz!
Quanto sentido agora esta palavra faz... Paz! Estou em paz. Sou agora menos despreparada para: perceber melhor as situações; não repetir padrões; ser menos; ouvir o não dito; falar em silêncio; enxergar a outra verdade; desenxergar o que não se quer fazer visto; esperar o que acredito; dispensar o que desacredito; continuar caminhando na certeza de que continuarei recomeçada e, no trajeto, desinventar a solução, dando asas à imaginação e descomeçando o fim.
SAGRADO FEMININO
Minha homenagem ao SAGRADO FEMININO, neste dia! Que saibamos escolher com o coração o caminho das flores; que reconheçamos com nossos olhos o belo; que nossos pés, ainda que tropecem, nos permitam desviar dos obstáculos; que sejam livres nossas mãos para acariciarmos, para trabalhar pelo alimento e pelo que edifica; que nosso corpo seja respeitado, que a nossa língua seja usada pela proferir palavras de amor, de gratidão, de ensinos que engrandeçam, que elevem a auto estima.
Lembremos hoje daquelas que "loucas" , lutaram por tratamento humano igual, para trabalhando poderem, ainda que, abandonadas, criarem seus filhos, serem respeitadas pela competência, pela capacidade de produção para além do que lhes foi destinado, sem perder sua sensibilidade, mas com ela fazer um mundo melhor para toda a humanidade.
SER MULHER é SER HUMANA. Mulher não quer ser homem. MULHER quer respeito igual, sendo MULHER!
Interpretando um poema
O autor e a dor
Dor apenas dor
Esperança de vida
Em uma vida invivida
Vem o Socorro do alto
Na voz inaudível a docemente mostrar
Eu estou aqui e não te abandonarei...
Sempre estive aqui...
No meu barco o Norte aponta o Porto Seguro
É hora de seguir
"O tempo é Senhor do Universo".
Não sei se um dia poderão encontrar isso aqui para lerem, mas fica aqui a revelação:
Tudo que você sabe da minha vida pessoal, são projeções externas, porquanto que ninguém jamais chegou a tocar em mim de verdade, nem sabem o que me fez fazer ser.
Deixei apenas ela me tocar no coração, meu universo.( Nilo Deyson Monteiro Pessanha)
Em busca de sentido encontramo a dor, por isso o grande poema deve ser composto de dor, precisa identificar a dor e oferecer sentido...
Por meio da arte encontramos o sentido, não o sentido da vida, mas o sentido necessário para suportar a dor de viver, e a dor produzida pela consciência da nossa fragilidade mortal.
Antes havia um vazio, a ausência de sentido, depois conhecemos a dor, então inventamos a arte para suportar a verdade.
Soneto da distância
Minha amada vive muito longe de mim
No mais alto monte da saudade
Tão distante deste mar sem piedade
Onde habito sem sossego até fim
Onde vivo e morro de desejo
Não suporto sofrer tão mal assim
Nunca pude sequer lhe dar um beijo
Para ter seu corpo quente junto a mim
Dois amantes que a sorte condenou
Ao destino fatal do abandono
A distância se impôs e ordenou
Que jamais pudessem se encontrar
Nesta estrada sem rumo sul ou norte
Onde o amor se consome até a morte.
Havia muitos espinhos na flor;
e muito álcool no vinho.
Havia muitos ossos na sopa;
e muito sangue nas espadas.
Haviam muitos caminhos na trilha;
e muitas marcas no mapa.
Haviam muitos rostos na estrada;
e todos eles não tinham nada.
MUSA DO MAR
Sempre que você me olha
o meu corpo treme desejo
desejo de lhe abraçar
desejo de lhe dar um beijo.
Lembro aquele dia
nós dois e do pôr do sol,
seu corpo bronzeado
eterna poesia..
Você, musa do mar
divino pão dourado
e eu pobre mortal
escravo do pecado
Pierrot sem fantasia.
Não se sinta confortável comigo , ao reclamar, murmurar ,zombar ou fofocar do seu próximo ,mas, sinta- se a vontade para fazer um convite ,para orarmos pela vida daqueles que te perseguem.
Fica a dica.
FOLHA MORTA
Se a minha boca não te surpreende
se o meu corpo não te satisfaz,
o que te falta, para ir embora,
seguir teu rumo, me deixar em paz?
A vida a dois não é cláusula pétrea
se for por força de obrigação
o amor definha, vira folha morta
logo um se despede, outro fecha a porta
finda toda rota de contradição.
