Poesias do Leonardo da Vinci
Na favela, há várias maneiras de abrir portas, mas o respeito é a única chave que conquista a lealdade e seleciona aquelas que não se fecham na saída.
Felicidade é a liberdade que vem ao finalmente descobrir, entender e aceitar que, no fundo, cada pessoa está realmente interessada apenas na própria história.
O pior vício é o da vaidade, pois ele sequestra o seu cérebro para te persuadir a fazer tudo o que for necessário em busca de recompensas para um ego que nunca se satisfaz.
Vivemos uma eterna luta contra o pior vilão que diariamente tenta nos destruir, nossa própria mente.
Existem muitos tipos de inveja, do dinheiro, da aparência, da família, da felicidade, mas a pior é a inveja da inteligência, pois como não pode ser tomada, usam desprezo e arrogância para tentar diminuir o valor de quem a possui.
Qualquer idiota se considera grande aos próprios olhos, mas só os realmente grandes são humildes e demonstram com atitudes.
Todos nós nascemos dentro de um avião em queda livre, com poucos paraquedas e gritos dizendo que não somos merecedores. Vivemos o dilema entre ser digno de salvação, carregando a culpa, ou arriscar a própria vida para ajudar o próximo.
O paradoxo do valente virtual. No seu quintal, paga de leão e faz gracinha. Na rua, pede perdão e vira galinha.
Pior do que reviver momentos do passado, é a tortura psicológica que o invejoso sofre ao ver as conquistas de quem observa, enquanto percebe que não tem nada de interessante para mostrar sobre si mesmo.
Dominar sua área de atuação é obrigação de todo profissional, não razão para exaltação; O verdadeiro sábio busca evoluir diariamente suas habilidades, sempre mantendo a humildade.
Você é o seu maior objeto de estudo, antes de analisar e julgar qualquer pessoa, se conheça e responda todos os porquês?
Muitas vezes, aquele que recebe nossa amizade, paciência e misericórdia é o primeiro a duvidar de nossa capacidade. Mas basta mudá-lo de lado, e logo entenderá por que até os inimigos nos respeitam.
A pior ilusão é a falsa aprovação daqueles que formam nossa bolha e cegam nosso entendimento sobre a real situação.
Uma das gerações mais gratas que já existiu foi a que saiu do deserto rumo à Terra Prometida. Ainda assim, pouco tempo depois, pecaram, devido ao rápido esquecimento das bênçãos. Infelizmente, para muitos, o sofrimento ainda é o caminho obrigatório para despertar o arrependimento e manter viva a fidelidade e a disciplina.
Só admira a vingança quem nunca entendeu o prazer que José sentiu ao perdoar e ajudar os irmãos que o venderam como escravo.
A verdade é a maior inimiga dos ignorantes, pois se apoia no raciocínio sobre fatos, não nas ilusões criadas por desejos humanos.
Na juventude, reclamamos da rapidez com que a sexta vira segunda. Mas o verdadeiro problema existe onde a segunda vira sexta e não temos tempo para correr atrás dos nossos sonhos.
Informação sem sabedoria é vazia. Apesar de todo o conhecimento gratuito no Youtube, Google ou ChatGPT, as pessoas têm se tornado cada vez mais ignorantes, trocando virtudes por vaidades.
Toda falsa liberdade e toda mentira sutil são portas que se abrem para armadilhas que fazem o cristão cair.
Entre o medo de errar e a obsessão de parecer perfeito, o silêncio se torna o refúgio perpétuo que aprisiona os verdadeiros.
