Poesias de Rubem Alves

Cerca de 323 poesias de Rubem Alves

"Toda alma é uma música que se toca." (Rubem Alves)

Que saibamos tocar as almas com a sabedoria de quem está compondo uma linda e delicada melodia!!!

Identifico-me com Rubem Alves quando disse "Escrevo para pintar cenários".
Nos meus textos falo das minhas vivências e observações
e as escrevo da maneira como as contaria aos amigos, em torno de uma mesa. Faço-o pelo puro prazer de contar histórias, relatar fatos e sentimentos que me pareçam relevantes, sem compará-los aos de ninguém.
Somente "pinto-os", com as tonalidades das minhas próprias tintas.
Cika Parolin

Inserida por CikaParolin

Parafraseando Rubem Alves,
"Fundamental, mesmo, é a liberdade".
De que adianta estar em algum lugar
se o coração quer estar em outro?
Por assim pensar, sou "casa de portas abertas":
Gosto do ir e do vir, dirigidos apenas
pelo livre querer.
Cika Parolin

Inserida por ParolinCika

Rubem Alves, em sua infinda sabedoria, afirmou que 'ler é fazer amor com as palavras'.
Em concordância a ele, concluo que escrever é dar à luz depois de ter amado demais.

Inserida por Vivifaria

Rubem Alves disse:
“Amar é ter um pássaro pousado no dedo. Quem tem um pássaro pousado no dedo sabe que, a qualquer momento, ele pode voar”.
E disse também: “Amizade é o encontro de duas solidões. Quando duas solidões se encontram, acontece a comunhão”.
Portanto...
A época, a fase, o momento da vida não importa. O que importa é viver o hoje!
Experimente, Vale a pena!
Nunca se esqueça que a amizade é base de todos os outros sentimentos. É um dom divino e poucos têm.
Brinque de se entregar e curta até a distância, afinal “A saudade é a nossa alma dizendo para onde ela quer voltar”.

Inserida por jhgoncalves

Rubem Alves disse, um dia, que as cartas são escritas para que as mãos dos apaixonados se toquem na distância...

A internet facilitou nossas vidas de muitas formas, mas também nos tirou pequenos prazeres como a carta...

Hoje nossas cartas de amor seguem via e-mail, via wallpost ou via SMS... Mas, as mãos não se tocam mais por meio do papel... Que geralmente era acrescido de desenhos, desejos e perfume...

A gente recebia a carta e apertava contra o rosto, para resgatar o cheiro do outro... para receber o beijo que foi mandado, para sentir a presença de quem estava ausente...

Não é que a funcionalidade não tenha suas conveniências... Mas, a gente sempre sente saudades do que se perdeu... Ainda mais do que se perdeu sem querer...

As palavras de uma carta são borboletas em crisálidas... Estão prontas para maravilhar o mundo, mesmo que seja o mundo de uma só pessoa, colorir e encantar a vida.

Inserida por carlos1008

Como escreveu Rubem Alves
" Insuportavelmente efêmera, infinitamente bela..."
A vida não deve ser desperdiçada
com o que nos impede de crescer como pessoas;
com a insensatez e a deslealdade
que nos atingem inesperadamente...
Fazê-lo seria perder a plenitude da vida,
presenteada por Deus.
Cika Parolin

Inserida por CikaParolin

Tributo a Rubem Alves
Não tive a oportunidade de conhecê-lo, mas carrego em minha alma um pedacinho de jardim feito palavras que foram construídas ao ler as suas obras.
Hoje posso dizer que tenho saudades, porém abro os livros que tenho seus e começo a lê-los e a saudade que não é física, mas literal, preenche a minha vida de cores e sabores.
Como é importante o verbo! Escrevestes para o mundo e com o passar do tempo conquistastes almas apaixonadas pela vida, pelo amor, pela sabedoria e pelo infinito.
Amo-te como poeta que tornei-me. Amo-te porque vejo as palavras dançando em minha mente e perturbando o meu sono nas madrugadas. Dizendo, vamos acorde! Acorde! Pegue o papel e a caneta e comece a poetificar o mundo que está dentro de você.
Aí acordo para externalizar o que sinto na alma numa folha de papel.

Inserida por AVANDELSON

Prêmio Jabuti 2009!
“Quem não pode suportar a dor da separação não está preparado para o amor. Porque o amor é algo que não se possui, jamais. É evento de graça. Aparece quando quer, e só nos resta ficar à espera. E, quando ele volta, a alegria volta com ele. E sentimos então que valeu a pena suportar a dor da ausência, pela alegria do reencontro.”

"Sempre admirei escritores como KAhlil Gibran, Rubem Alves, Leonardo Boff entre outros, embora nunca os tenha vistos, apenas apreciado suas obras, escrever poesias contos, é como querer interpretar a alma, é dar vida ao que os olhos não ver, e o que as mãos não alcançam, e como se quiséssemos entender a sintonia dos nossos corações . Neste sentido são poucos escritores que de fato entendem o sentido mais humano da vida, por isto quando escrevo, escrevo com alma, mas com o espírito critico de tudo que estar ao meu redor, principalmente hoje, onde a informação tornou-se mais veloz do luz, sem ela jamais podemos expressar de fato o que a vida é "

Nossa Filosofia foi roubada! Concordo com Rubem Alves em seu livro "O que é a Religião?" de que há uma conspiração para a extinção da nossa espiritualidade. Mas ainda vou além, não só a espiritualidade, mas também a nossa Filosofia! Carecemos da paixão pelo "saber", por grandes pensadores, poesias, pessoas como Cazuza que buscam "ideologia". Não quero ter que acreditar que os filósofos do nosso tempo foram homens como; Mr Catra, Latino, Michel Teló e outros.

Inserida por tiagobelinha

Ao fim de uma entrevista, a entrevistadora me pediu: “Rubem Alves em uma frase...”. O pensamento voou até que parou num verso de Robert Frost que seria o seu epitáfio: “Ele teve um caso de amor com a vida...”.

Inserida por PensandoComOCoracao

Rubem Alves fala que amor que deu errado é que vende livros,eu até hoje só amei demais errado,escrevi sobre esse amor,amo e declamo a dor,quero amar e escrever sobre um amor que não me cause dor,amor de paz que só alegria traz.

Inserida por marcioeliasreis70pd

Como dizia Rubem Alves. sem a areia incomodando a ostra não faz as pérolas. é a mesma lógica da inovação. precisa de um incômodo para nascer a inovação.

Inserida por adrianocelestino

“... O Pensamento é uma coisa existindo na imaginação antes de ela se tornar real.
A mente é o útero. A imaginação a fecunda. Forma-se um feto: o pensamento. Ai, ele nasce...!”

“.... Devemos perdoar a nós mesmos.
Não haverá condição de perdão para o outro, senão limpar o caminho que está dentro de você. Quando você perdoa o outro e não perdoa a si pelos erros cometidos, esses se transformam em culpa e o caminho continua fechado para todas as pessoas envolvidas, principalmente para você...! ”

“Ensinar é um exercício de imortalidade.
De alguma forma continuamos a viver
naqueles cujos olhos aprenderam a ver
o mundo pela magia da nossa palavra.
O professor assim, não morre jamais.”
“O corpo é o lugar fantástico onde mora, adormecido, um universo inteiro…
Tudo adormecido. O que vai acordar é aquilo que a Palavra vai chamar…
As palavras são entidades mágicas, potências feiticeiras, poderes bruxos que despertam os mundos que jazem dentro dos nossos corpos, num estado de hibernação, como sonhos…
A este processo mágico pelo qual a Palavra desperta mundos adormecidos se dá o nome de educação."

Livro "A alegria de ensinar"

''Pois a memória é o estômago da mente...
Para ali vão as comidas mais variadas: umas saborosas e de digestão fácil, outras amargas e impossíveis de serem digeridas.''

Saudade...
A Saudade se parece muito com a fome
A fome também é um vazio
O corpo sabe que alguma coisa está faltando
A fome é a saudade do corpo
A saudade é a fome da alma...

A Morte não é algo que nos espera no fim. É companheira silenciosa que fala com voz branda, sem querer nos aterrorizar, dizendo sempre a verdade e nos convidando à sabedoria de viver. A branda fala da Morte não nos aterroriza por nos falar da Morte. Ela nos aterroriza por nos falar da Vida. Na verdade, a Morte nunca fala sobre si mesma. Ela sempre nos fala sobre aquilo que estamos fazendo com a própria Vida, as perdas, os sonhos que não
sonhamos, os riscos que não tomamos (por medo), os suicídios lentos que perpetramos. Embora a gente não saiba, a Morte fala com a voz do poeta. Porque é nele que as duas, a Vida e a Morte, encontram-se reconciliadas, conversam uma com a outra, e desta conversa surge a Beleza... Ela nos convida a contemplar a nossa própria verdade. E o que ela nos diz é simplesmente isto: “Veja a vida. Não há tempo a perder. É preciso viver agora! Não se pode deixar o amor para depois...”.
(Do universo à jabuticaba)