Poesias de Pedro Bandeira Mariana
Dois ônibus freiam lentos
e a gente dentro se imobilizou, atenta.
Eu buscava um afeto magro para aonde fora
e voltei de mãos vazias, com sons mais vazios nas mãos.
Cantem as ruas de medo
a noite calada é de fato cínica, dúvida, e o corte no céu foi profundo!
Contei cidades, bilhetes de ônibus, pequenos pães-de-queijo
peço que mantenha-me acordada a vida, ao menos,
e uma fileira de portas de padaria pichadas
tantos nomes lá, incluindo o meu próprio
sobre os filetes amontoados de retângulos cinzas.
DE FAUSTO E DO ANJO BOM
Oh, Fausto, amputa tua mão de ganchos
teu olhar de perfuratriz
finge o infinito como uma criança
amassa com as mãos o sonhado
como adolescente de cenho d´espanto
aos pés do imenso
e despreocupando-se!
(de Kleine Faust)
DE MEFISTO
A raça retraída
tão próxima de meu príncipe
tão facilmente degustável
- toco-te? -
lucidez de paralisias.
Hábitos do Limbo da Luz
placenta de ideias recurvadas
Antinaturais.
Teu Deus não te quis
raça em fuga
e minha imensa desgraça
é indiretamente a ti servir
como a mão canhota e definhada
dum demiurgo empalado.
Dormi ao relento das eras
bêbado
rescendendo à cerveja de taverna
e de certa e luz, caída de dor.
Teu deus te quis
desejo que se ensejou carne
canícula do abismo
cisma dos elementos naturais
fratura dos tempos
de onde jorra a voz sublime de mundos abaixo
ocas vozes, cravejadas de atropelos
e de um luto eterno
onde te perderás pelo gosto da Beleza
e da leveza infinita da Coroa
em sua queda.
(de "Kleine Faust")
Amizade não é amor!
MENTIRA!
Amizade de verdade sempre terá amor, nunca será perdida, se você ama alguém, não esqueça de cuidar dele igual seus amigos.
Amor de verdade não é feito de flores e beijos, amor de verdade é feito de carinho, palavras verdadeiras.
O ter não é amor.
Sentir é amor.
Sei que as vezes pode ser difícil, mas o amor sempre germinará no fundo do coração, de lá florescerão flores de sua cor favorita, que criará frutos de amizade e amor, que são bons frutos, também criará frutos de inimizades, frutos ruins que ao serem expostos, todos verão que falta uma unica coisa neste:
AMOR
Oh vento,
Leve consigo meus pensamentos interruptos
Que traz a ausência de certo alguém.
Oh Chuva
Molhe-me
Envolvendo-se com minhas lagrimas demasiadas
Neste dia vazio e cinza.
Pois quando partistes
Levou a resplandescência da aurora
E o esplendor do pôr-do-sol
Deixando o dia insignificante
E o anoitecer desolado
Anseio que chegará
Um novo dia
Que o sol virá deslumbrativo,
E que me tire do desalento em que
Minh ’alma se deleita
Anseio que chegará
Um novo dia
Que a primavera oferte a formosura
Das flores desabrochadas
Trazendo a tonalidade da bem-aventurança
Pois em mim tudo está cinza
Mas há esperança de
Que o vento, a chuva, o sol e a primavera
Me tragam você.
Assumi teus erros e o que vc fez foi desvalorizar o que não tinha valor era meu esforço e pra vc era o meu amor aprendi,desisti, me ergui e vc tá aí fingindo sentimentos e eu cansei de fingir que nada estava perturbando meus pensamentos vc e frio, amargo não sei se o tempo cmg te deixou assim ou se vc enjoou não vou me culpa mas sei que fui burra
Assumi teus erros e percebi que não devemos controlar algo que não é nosso tentei te proteger,minha mão estava estendida pra te salvar e vc estava pronto pra desvalorizar mas uma vez, é meu amor as pessoas falavam de vc e eu me achando única por não ser tratada assim e olha onde estou parada na sua frente com olhos cheios de lágrimas e com pena talvez um dia vc perceba que tratou meu amor com frieza e o que era frio dentro de vc, vc amava achava que não iria se machucar se fosse assim, e agora como está? Percebendo que ando longe de vc? percebendo que não tem mas ninguém e não foram as pessoas que te abandoaram a culpa toda é da sua frieza para o amor delas
Você marcou grande parte da felicidade dela.
Ela agradeceria mas falta coragem.
Você a fez sorrir um milhão de vezes.
Você a fez rir mais vezes de que ela pode contar.
E a deixou sem palavras.
Você mudou o mundo dela.
Você a fez sofrer, mesmo sem saber.
A fez chorar, gritar e querer deixar o mundo e fugir para bem longe.
Mas apesar de tudo isso.
Você a fez feliz.
Viu-se cansada de tal forma que teve náuseas, vertigens e calafrios.
Era a abstinência da essência que a visitava e desta vez tomava a forma de estafa.
Era preciso portanto, acreditar outra vez, e se entregar a vida até descobrir suas paixões.
Era necessário agora construir o caminho do seu autoconhecimento... sem pressa... desfrutando de cada pedacinho desta descoberta... Mas a pressa é pré-requisito pro nascimento hoje em dia, e desacelerar agora parece algo tão impossível que talvez abandonar a terapia e parar de vasculhar as gavetas emocionais seja a melhor ideia.
E assim, encolhida na cama com a folha de papel, ainda em branco a sua frente, ela sonha com o fim da náusea e da pressa. E faz isto sussurrando "Pessoa" por entre os dentes cerrados e com olhos semi abertos, protegidos dos raios de sol:
"Para SER grande, sê inteiro: nada teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és, no mínimo que fazes" (Fernando Pessoa)
Todo Fim é um começo
E lá estava ela,
bela como ninguém mais,
fazendo tudo errado.
Estava adormecida,
letárgica,
alheia a própria vida,
vivendo e buscando soluções
sempre para problemas que nunca foram dela.
Despertou depois de meses,
Abriu as janelas,
virou pro lado,
olhou pro céu,
dormiu por mais uns dias,
chorou até cansar,
fumou todos os tipos de cigarros,
bebeu até seu figado pedir socorro
e teve pena de si mesma.
Sentiu-se sozinha.
Sentiu-se deslocada e vazia
Tinha perdido tudo,
outra vez!
Mas oque era tudo se no fundo
ela não possui nada?
Se olhou no espelho
Passou o bom e velho batom laranja,
arrumou o cabelo
e repetiu algumas vezes
enquanto as lágrimas borravam a maquiagem:
"Todo fim é um começo"
"Todo fim é um começo"
"Todo fim é um começo"
Agora só resta seguir.
Ser leve trata-se de entender nossa dinâmica interior e administra-la de forma que o ambiente no qual estamos inseridos perceba e desfrute desta leveza.
Embasada no meu auto-conhecimento, concluo que a leveza vem quando somos flexível e nos ajustamos as situações.
Sendo tolerante e respeitando nossos valores nos tornamos leves.
E a tolerância é desta forma externado no nosso comportamento em ações e em palavras, portanto é importante ao comunicar-se dizer sempre o minimo, sem deixar de falar tudo o que precisa ser dito.
Quando falamos muito perdemos clareza e energia e isto nos torna pesados. Pensamentos em excesso também são uma carga. A diferença é que pensamento em excesso são uma carga para nós mesmos e palavras em excesso são uma carga ao próximo.
Desta forma assim como precisamos de uma boa dieta associada a exercícios físicos e ar fresco para ficarmos fisicamente leves, a dieta de pensamentos é fundamental para criar a leveza em nós. Pensamentos de boa qualidade criam uma boa atmosfera e consequentemente todos que nos rodeiam percebem esta atmosfera.
Portanto ser leve esta intimamente ligado a controlar os nossos pensamentos, já que nossas ações são um reflexo do que sentimentos e nossos sentimentos são frutos direto do que pensamos.
Breu
Enquanto a insônia me ataca, meus pensamentos transformam-se em punhais que insistem - todos os dias - em perfurar o meu crânio.
Enquanto carrego o fardo da sua ausência, lembro-me de que tudo o que tenho são só fotos e memórias, fotos daquilo que nunca fomos e memórias daquilo que nós nunca seremos. Seus olhos eram como estrelas que nunca couberam no pequeno céu que eu tinha a oferecer, por isso fiquei por tanto tempo no escuro.
Você desapareceu da minha vida sem mesmo estar nela e isso fez com que eu inventasse uma história melancólica perfeitamente elaborada para algo que nunca existiu: Você e eu.
O corvo e o canário
Havia um pequeno corvo que encontrava-se - o tempo todo - solitário, sozinho e inseguro.
Ele voava sempre na mesma direção à procura de proteção ou de abrigo. Às vezes, à procura de outra ave que pudesse fazê-lo feliz novamente, embora nunca tivesse a encontrado.
Ele voava sozinho, vivia sozinho e toda vez que a sua existência era negligenciada pelos canários mais bonitos de todo nicho, um buraco enorme em seu peito abria-se e ele sangrava, mas essa dor não era física, era da alma.
Enquanto isso - no outro lado do nicho - morava o canário. Uma das mais belas aves que existiam. Toda vez que cantava era como se deuses estivessem dançando nos céus, o corvo amava vê-lo cantando, o corvo amava vê-lo voando. Era a ave mais apaixonante de todas e, assim como o corvo, também tinha muitas cicatrizes
e tais cicatrizes sagravam toda vez que arrancavam a casca de ferida.
O corvo dizia a si mesmo “tenho band-aids a oferecer” mas sabia que eles não iriam cicatrizar a alma do canário que também estava ferida.
Então, partindo de um pensamento errôneo, resolveu ajudá-lo, ele amava tanto o canário que não poderia mais encontrá-lo naquele estado. Resolveu ajudar, mas de forma errada, então tudo o que ele fez foi jogar sal na ferida.
O corvo perdeu o canário.
Aglomerado
Meus dias encontram-se exatamente iguais, em todas as manhãs eu me perco em meio ao aglomerado de pessoas ao meu redor apenas procurando por você, mas aonde você está?
Depois que você me deixou cair, passei todos esses anos recolhendo os meus cacos e, incrivelmente, eu ainda não encontrei todos eles.
Texto sem título
Eu não sou mais que eu costumava ser. Eu costumava cantar quando era mais jovem, mas agora, o meu silêncio é mais profundo do que uma música particularmente especial.
Quando envelhecemos, nós percebemos que a fonte da juventude não existe e que nenhum raio de esperança será capaz de impedir o acontecimento daquilo que quase todos nós tememos, a morte.
A morte já se hospedou vinte ou trinta vezes em minha casa, às vezes a sua chegada era tão imprevisível como um parente distante que eu nunca cogitei a possibilidade de conhecer tão cedo, mas eu nunca quis conhecê-la, por isso eu sempre a temi, na verdade, acredito que todos temam a morte por isso, porque ela é imprevisível.
Nem pequeno, nem médio
Eu tinha um problema
Desses bem pequenininhos
Somente um pequeno problema
Um sussurro fraco
Quase mudo numa multidão
Mas era esse o que doía
Que me dilacerava
É, eu tinha um problema
E decidi escrever sobre ele
Talvez fosse só saudade
Mas não que a saudade fosse pouca
Porque não era...
E agora, pensando bem
Quando olho para as linhas de cima
Essas mesmas que você leu
Essas mesmas que acabei de escrever
Eu vejo
O meu pequeno problema
Não parece tão pequeno assim
podem me chamar de sentimental
mais infelizmente não é banal
minha saudade
parece com nossa amizade
vem de dentro de mim
e parece sem fim
Já não quero uma flor e seu espinho.
Mais vale teu encanto alguns prantos
nossos planos, regados com a certeza
que do encanto..se desfez o pranto..
e floresceu o amor..
