Poesias de Mãe Dando conselho para seu Filho
Seu humilde filho te homenageia!
Parabéns meu Mato Grosso do Sul.
Parabéns ó grande Estado de riquezas mil
Saúdo-te filho querido deste imenso País
Felicidades eu lhe digo não estou sendo só gentil
Sua beleza é tão grande que brilho traz ao Brasil...
Seus pantanais se espalham a natureza gentil
Liberdades têm teus filhos riquezas feitas nos brios
Seu povo humilde e guerreiro de paz o estado cobriu
Somos celeiros de bens, nossos grãos alimentam o Brasil...
Facilidade eu tenho em poder te homenagear!
Estado que tão querido seus filhos a abençoar
Nossos governos são fortes! Homens de brio a lutar
De divisão não falamos. Somos irmãos, nas lutas a se abraçar...
Meu Mato Grosso do Sul seu filho vem te lembrar
Nas lutas de um passado! Vitórias a conquistar
Temos ainda as batalhas que a sorte veio nos dar
Entre irmãos e nossos índios a paz Deus aqui vai derramar...
(Zildo de Oliveira Barros) 10/10/13 10h52min
AO MEU FILHO
Ele é
O meu Ar
O meu céu
O meu chão
O meu mar ...
Meu filho é mais que tudo em minha vida
É minha Alegria
É minha Calma
É minha Pele
É meu Sangue
É minha Áurea
É minha Alma
Meu filho é minha Razão de estar aqui
Com Ele ganho forças
Renovo minha esperança
Volto novamente a ser Criança
Ganho Asas ...
Meu filho é o maior Tesouro que Deus me deu
É o meu Dia mais bonito
É a Paz que preciso ter
É o meu Amor além do infinito
Ele foi
É
E sempre será a minha mais
linda Poesia !
Te Amo Minha Vida !
Com Você ao meu lado sou
Felicidade Plena !
Entre Continentes
Meu filho mora onde meus braços não alcançam.
Um oceano inteiro mora entre o meu hoje
e o teu agora.
A casa ficou grande demais
desde que tua ausência passou a ter endereço.
O silêncio aprendeu teu nome
e o tempo, sem você,
anda mais devagar.
Sinto saudade do que não volta:
do riso solto,
do barulho da presença,
do simples fato de saber
que você estava ali.
Te amo em fuso horário,
te espero em pensamento,
te abraço em oração.
E mesmo longe,
mesmo do outro lado do mundo,
você continua sendo
a parte de mim
que nunca foi embora.
O segredo da dor. Meu filho morreu... perdi para as drogas...um grito de dor!!!
Fiquei sem ouvir, ai foi quando ouvi
Rompeu-se o tímpano, mas o coração ouviu
A palavra silenciosa, que só o coração sente.
E agora sou espiã dos lábios
Decifrando os segredos, dos olhos vendados
Quando fiquei doente, foi quando fiquei boa
A presença me envolveu, como um manto de paz
Agora tenho uma herança de ouro, ela é a observância.
A atenção plena, que me fez ver além
Quando parei de trabalhar, foi quando trabalhei
A mente em silêncio, o coração em oração
Quase orando, chorei
E a palavra se fez carne, em meu ser
E nesse silêncio, encontrei a voz a voz
do meu filho, que me chama,a dor e a transformação vem com a perda de um ente querido quando perdi, ganhei muitos filhos e filhas e irmãos jogados nas calçadas do mundo. Leila Boás 04/12/2025
Filho
Pedaço doado de mim
Parte do meu ser
Amor explicado, rasgado, puro
Por ti dou minha vida
Por ti corrijo, amo, esbravejo, abraço e beijo
Por ti sou feliz e choro
Tudo sinto e aprendo e desaprendo
Me faz melhorar, ser pai
Me doi sua dor, me alegra sua alegria
Me dói as dores que sei terá que passar para ser um ser independente
Mas choro escondido para não te desanimar
Olho e vejo cada dia um filho, homem que vai crescendo
Se tornando homem
Meu melhor feito, meu maior amor
Estou sempre contigo, ligação eterna
Estou sempre aqui para você
Não sou perfeito, mas minha imperfeição é em busca de acertar
E se na imperfeição de seu pai perceberes que tu também não precisa ser perfeito, eu já fico grato
Grato pelo maravilhoso acontecimento que tive o privilégio de vivenciar
Ser seu pai
Pai de você, ser especial, meu filho.
Te amo
Seu Pai
Perdi meu filho
Sem chance de abraçá-lo
Perdi em mim
A fonte segura
De mãos pequenas
Que vinham
Me tocar
Meu filho
Nosso filho
Filho da eternidade
O amor
Compreendeu a dor
De nossa separação
Deus sabe
A verdadeira razão
De seu retorno
Realidade
— Pai, posso pintar o patinho de verde?
— Não, meu filho.
— Mas, pai, eu queria que ele fosse verde.
— Mas não dá, filho.
— Por que não dá?
— Porque não é real.
— Mas eu quero que seja real, pai.
— Filho, isso nunca vai ser real, tua ideia é irrealista.
— Mas o que devo fazer então, pai?
— Aceitar e pintar o patinho de amarelo.
— Mas dói e é difícil.
— Não importa, isso é real, você deve aceitar.
— Mas eu não quero aceitar.
— Você deve.
— Então não quero ser real.
— Você não pode deixar de ser real.
— Que saco.
O filho, então, que gostava de desenhar e imaginar, decidiu ser real e, então, futuramente viria a se tornar empresário. Foi infeliz, mas foi real.
Filho do Boto
Eu sou filho do Boto
Do Boto eu vim
O meu sangue é de guerreiro
Guerreiro parintintin.
Dos meus desafios
Nunca vou desistir
Pois, cada um deles
Me trouxeram aqui.
Andei de canoa no igarapé,
Na longa estrada
Também fui a pé.
Não temo o banzeiro,
Eu sou filho do Boto
Caboclo matreiro.
Autor: Silvano Pontes.
Amazonas em poesias.
Ao chegar em casa em um dia torrencial – faz parte do meu trabalho – o meu filho me perguntou: papai o que o Sr. Faz? Sempre gostei de responder essa pergunta, mas agora era diferente. Poderia decidir a escolha dele para o futuro. O medo e a alegria tomaram conta de mim, eu disse:
Preservo e mantenho a ordem. Dirimo contendas, Oriento as pessoas, evito tragédias, conduzo culpados, tranqüilizo vítimas. Dou-me a todos que precisam de ajuda. Prego a paz.
Ele fixou os olhos em mim e disse: quando eu crescer serei mais que o senhor, meu pai, serei um POLICIAL MILITAR
Filho Amado, Hoje Eu Te Curo, Hoje Eu Te Restauro
Tu és Meu Filho Amado
Te Pego em Meus Braços, Vem Com Teu Pai.
Filho meu, não pare de adorar
Filho meu, Eu vou te enviar
As nações vão ouvir Minha Voz
Através do fluir do Meu Louvor em ti. Deus
Meu filho! Escrever difícil não é ser inteligente, é só uma maneira de parecer um intelectual sabichão.
Dona Quininha Morais
Enquanto eu viver
serei sempre seu filho
Espero poder sempre contar com você
Meu Pai
Tenho orgulho de você, meu pai
Você é quem
me deu a vida
E essa vida que você me deu
eu vivo todos os dias
Então não preciso ser lembrado
De orar para você
Eu faço isso automaticamente
Todas as noites antes de dormir
Além disso, você me mantém vivo
Todos os dias aqui na Terra
E devo confessar a você
Que eu simplesmente amo viver na Terra
A bela vida que você me deu
Depois que você me criou
Há muitos anos
Eu sei que não posso fazer nada
Sobre envelhecer a cada ano
Sim, pai, você fez a vida assim
Preciso viver minha vida todos os dias
Ao máximo, cada dia
Porque só se vive uma vez
Sim, eu sei que um dia terei que morrer
Espero que não jovem, meu pai
Quero viver até os 80 anos
Você pode fazer isso por mim, pai?
Agora sou muito mais velho e mais sábio.
Nunca arrisco minha vida, pai.
Porque sei que não tenho o direito.
De fazer isso.
“A pergunta ‘o que será do meu filho quando eu morrer?’ envelhece junto com muitas mães atípicas.”
Do livro Mães Atípicas: As Filhas do Silêncio, de Nina Lee Magalhães de Sá.
Carta para quem está cansado de lutar
Meu filho, eu sei que tem dias em que você não quer levantar.
Dias em que você sorri por fora, mas por dentro está em pedaços.
Eu vi cada vez que você engoliu o choro pra não preocupar ninguém.
Você pergunta por que tanta dor…
e, às vezes, o silêncio parece a única resposta.
Mas escuta com atenção...o fato de você ainda estar aqui, mesmo quebrado, já é uma prova de uma força que você ainda não reconhece em si.
A dor não te fez fraco.
Ela revelou o quanto você suporta e também o quanto você precisa aprender a não carregar tudo sozinho.
Nem toda perda foi castigo.
Nem todo afastamento foi abandono.
Algumas coisas eu precisei tirar da sua vida porque estavam te destruindo por dentro, mesmo parecendo importantes.
Eu sei que você se sente injustiçado às vezes.
Que olha ao redor e pensa, por que comigo?
Mas a sua história não acabou no momento mais difícil ela está sendo moldada ali.
Você não precisa ser forte o tempo todo.
Pode chorar. Pode parar. Pode recomeçar devagar.
Mas não desista.
Tem gente que ainda vai precisar ouvir sua história para não desistir da própria vida.
Tem gente que vai encontrar força no que você superou.
Só que, pra isso, você precisa atravessar essa fase não fugir dela.
Seja paciente com você mesmo.
Você não está atrasado, você está em reconstrução.
E mesmo quando você acha que ninguém está vendo…eu estou.
Deus
Sobre o Dia Mundial da Conscientização do Autismo 💙
Quando recebi o laudo do meu filho, 11 anos atrás, perdi o chão. Acho que a primeira pergunta foi: Por que ele?
Eu já havia trabalhado com alunos da Educação Especial (cegos e baixa visão), mas certamente a nossa percepção não é a mesma enquanto somos apenas espectadores.
Com o passar do tempo, fui observando o quanto aumentava o público que recebia diagnósticos similares, envolvendo limitações na aprendizagem ou no comportamento. Aí aquela pergunta surgiu novamente e com um complemento: Por que tanta gente?
Então fui pesquisando e analisando para tentar entender tudo aquilo.
A história revela que as pessoas com deficiência sofreram bastante ao longo dos séculos, assim como grande parte da população dita "normal" absorveu a atitude preconceituosa construída naturalmente.
Acredito que o aumento do número de indivíduos com deficiência de alguma forma contribuiu para tornar a sociedade melhor, pois além disso, aumentou o número de pessoas que têm alguém na família com essas limitações.
Quando isso acontece, nossa sensibilidade aumenta, nosso comportamento muda, nosso olhar evolui.
Sentimos que cada pessoa é um pedacinho de nós.
Por isso, considero que o dia da Conscientização do Autismo é sugestivo para trabalhar também a consciência moral da sociedade a respeito de todas as outras deficiências, de forma que possamos aprender a sermos mais humanos e empáticos com aqueles apresentam qualquer tipo de limitação.
Meu filho tem mania de me irritar...fico brava,zangada e brigo muito com ele...numa dessas que ele apronta prá cima de mim,fiquei muiiito brava e gritei,briguei muito com ele....Derepente ele me olhou com seus lindos olhos,deu pra perceber o quanto ele ficou meio sem jeito e meio triste também,e me disse;Mãe,nunca mais eu vi você rir......
Me dei conta naquele momento,que ele apenas tentava me chamar a atenção e me fazer sorrir,abracei-o,dei-lhe um beijo no rosto, arrependida e apenas falei;Filho eu te amo!!!_E sei que ele entendeu que eu quiz dizer que ele, somente ele e os irmãos deles é que são meu motivos prá sorrir!!!
***Para Maycon,Gabriela,Henrique e Vitória,Meus filhos meus verdadeiros amores!!!***
Quero ser o melhor Pai do mundo, para que um dia meu filho deixe de diferenciar as palavras Pai e Mãe. Pois um dia talvez eu tenha que ser Mãe e a Mãe do meu filho talvez um dia ser Pai..
Não existem diferenças, nem amor demais ou de menos...
Pois todos nós nascemos para amar e Deus não usou dosagem para destribuir amor entre as pessoas.
Ao Meu Filho!
Ao meu filho reservo o mundo: com altos e baixos; flores e espinhos; tristezas e alegrias; razão e emoção!
Ao meu filho ofereço o horizonte: com erros e acertos; com encantos e desencantos; com fracassos e sucessos!
Ao meu filho almejo a vida: com sabedoria; com discernimento; com sensatez; com amorozidade; com razão; com emoção!
Ao meu filho direciono força: para seguir em frente; buscar seus objetivos; abraçar suas conquistas; evidenciar suas diretrizes!
Para o meu filho: quero ser rocha; quero ser porto; quero ser apoio; quero ser encontro; alegria; quero acompanhar; participar; quero ser Mãe!
Escrevo para o meu filho(a)!
Sabe o que é alimentar um sonho, apanhar nos braços, acalentar e proteger de tudo e todos!
Escrevo para o meu filho(a), que apesar de um sonho, idealizo cada momento, cada pedacinho seu, seus olhos, seu cabelo, seu cheiro, seu sorriso. Ah! O seu sorriso pareço escutá-lo, tão harmônico e singelo, pura melodia.
Escrevo para o meu filho(a), versos sem rostos, palavras sem direção, cuidados sem foco.
Escrevo para o meu filho(a), luz para seus caminhos, oração para sua proteção, carisma em suas amizades.
Escrevo para o meu filho(a), conquistas sem horizontes, vitórias esbravejantes, sabedoria transcendente, cultura assistida.
Escrevo para o meu filho(a), pedaço de minha alma, oxigênio de minha vida, razão de minha razão, amor incondicional, vida de meus sentidos, orgulho de meus sonhos!
Meu filho(a), meu sonho, minha vida!
