Poesias de Gregorio de Matos Guerra
Vivemos numa guerra civil onde policiais e bandidos, oriundos do mesmo extrato social, lutam nas derradeiras brincadeiras de "polícia e ladrão" de suas vidas.
A fome, a enfermidade e a guerra vão ter fim quando os homens deixarem de competir para somarem forças.
Nos dias atuais, há uma certa exacerbação, uma lacração do horror, da tragédia e da guerra nas mídias e redes sociais.
Não compreendo a atração pela guerra, quando o amor se apresenta como uma opção mais positiva. Ambos são caminhos escolhidos pela humanidade, sendo que um promove vida abundante, enquanto o outro, em muitos casos, está associado à tragédia e ao terror.
Ao nos apegarmos a uma única batalha perdida, corremos o risco de esquecer que vencemos a guerra pelo conjunto das batalhas. A coragem de aprender com as derrotas, sem nos deslumbrarmos demasiadamente com as vitórias, é fundamental. Dessa maneira, não negamos o luto, tampouco a alegria e a festa, pois todas desempenham um papel crucial em nossa jornada.
Na guerra da vida, a razão é a melhor general das emoções, mas elas devem ser amigas em tempos de paz.
Deus nos renova como a águia todos os dias para estar em prontidão para a guerra. Bom dia na paz do Senhor.
Nessa guerra emocional, parar de sofrer com as perdas, não é esquecer o outro, mas lembrar-se de si mesmo.
O trânsito brasileiro é um campo de guerra onde a imprudência e a falta de educação são armas mortais.
A honra está na batalha e não na vitória. É mais honroso tombar na guerra que voltar para casa sem legado.
Guerra, em todos aspectos apenas são uma forma idiota que idiotas encontraram de resolver seus problemas idiotas.
Entendendo a lição do célebre entendimento de Heráclito a respeito dos 100 soldados na guerra, é correta a noção para a vida de que o fraco ou falso combatente não dá valor ao guerreiro. O que não milita de verdade, não dá valor ao que milita. O guerreiro luta pela sua pátria, mantendo o seu propósito, independente do resultado e do reconhecimento.
Quando o sangue começa a se espalhar, a guerra deixa de ser uma luta política. Ela se torna uma manifestação da alma humana, corrompida até o último fio de esperança. Não há mais redenção, apenas o fogo que purifica.
A guerra não é uma escolha. Ela é uma condenação. E eu sou o executor da sentença. Cada vida que se apaga, cada coração que se despedaça, é uma lágrima do destino que não pode ser detida.
Olha, eu sei que dói e que as vezes dá vontade de parar, de voltar atrás e largar tudo. Mas Deus te confiou uma missão, um chamado, um ministério. Você carrega muitas vidas nos seus ombros, no seu coração. O Senhor te deu pessoas para cuidar, entende? Já tem muita gente que se espelha em você. Então, mesmo em meio a dores e lágrimas, permaneça firme. Ate porque, para onde iremos nos? O envolvimento já está muito forte, é daqui pro Céu.
A questão não é a nossa eloquência e nem o quanto nos cantamos ou pregamos, o que faz a diferença é a intimidade com Cristo. É quem ele toca que toca os outros.
Às vezes, tudo em volta me parece cinza. A noite é escura e fria, e eu sinto a falta, a angústia. A lua se esconde e uma imensa escuridão se faz, e eu tateio no breu, na obscuridade da noite, em busca de algum contato. A distância se expande e o sentimento míngua. Então, sou tomado por uma enorme sensação de desamparo, de desassossego. É que eu carrego cicatrizes na alma, tatuagens na mente. Marcas de um passado presente e que insiste em me açoitar. Ninguém conhece os vales secos e sombrios por onde andei; Nunca conseguirão mensurar o tamanho da dor, do vazio, da solidão e da saudade, cortam feito navalha. O erro sempre dormiu na porta e eu lutando para não abrir, para não ceder, para não dar brecha. A Intimidade nunca regride; a tentação nunca dorme. Houve lágrimas que derramei e ninguém viu; momentos que gritei e ninguém quis ouvir; corri, cansei… doeu, viu! Mas existe em mim uma resiliência que vem de dentro, e que me move, me impulsiona, e é maior que a dor. Não é fácil me quedar; minha estrutura é forte. Então, quando me dei conta, eu estava de pé outra vez. Se eu temi? Claro que sim, é da minha humanidade. Se eu achei que não fosse dar conta? Muitas vezes. Mas a manhã chegou, o Sol brilhou novamente e a salvação se fez. Eu já sinto no ar o perfume, o cheiro, eu percebo a presença. Está vindo, eu ouço o som, eis que já está a porta.
Deus não tem interesse em nos tornar famosos. Pode ate vir a ser consequência, mas não é a prioridade Dele. A fama e o sucesso serão simplesmente o resultado do quanto há Dele em nós. Muitas pessoas querem o topo. A pergunta é: Para que eu quero? Qual a minha real motivação? Se for para ostentar e ingressar na geração das aparências, dos que se regozijam quando se mostram, lamento, este perfil não passa nem da porta do santuário. Não é errado ter poder e dinheiro, mas é condenado quem os deixa subir a cabeça. Deus nos leva a lugares altos pra que a gente enxergue melhor as necessidades. Há muita sede, há muita fome, por que estamos parados e indiferentes? É muita gente querendo o crédito e pouca gente produzindo. No Reino de Deus, pra viver o sobrenatural, tem que morrer o carnal. É um encontro real com ele; é sair moído, quebrado, mas renovado, transformado.
É que liderança não se impõe, liderança se conquista. O líder é diferente do chefe. O soco na mesa não é sinônimo de autoridade O líder ensina, se dispõe e dá exemplo. Você ouve, você cuida, você corrige, e eis o respeito. O chefe exige tudo dos outros e o povo o serve por temor, e apenas na presença. O líder exige tudo de si, e o povo o serve com prazer, e o honra, inclusive na ausência. O líder é aquele que exorta sempre no particular. Ele é humilde e tem cheiro de gente. O líder é uma autoridade, mas não deve ser um autoritário. A liderança é parente da paternidade. Um líder sozinho é um líder estéril. O maior selo da liderança são seus discípulos, seus filhos.
Se você está sendo provado, caluniado, perseguido e tentado, não pare, não desanime, isto te tornará mais forte. Ninguém sai de uma luta com as mãos vazias. Deserto é lugar de passagem, e não de morada. Então, aquieta-te nos braços do Senhor, isso vai passar, o Sol vai brilhar novamente, está vindo o novo de Deus. Se a fúria do inimigo é grande, é sinal que você incomoda. Sabe, ninguém joga pedra em árvore que não dá fruto. Então, escolhido(a), você não pode voltar atrás, já tem muita gente se espelhando em você. O vale é uma escola e Deus está na sala. A lágrima de hoje é o sorriso de amanhã; a luta de hoje é o testemunho de amanhã. Prepara o culto em ação de graças, eu sinto no ar o perfume da vitória.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp