Poesias de Gregorio de Matos Guerra
"Deus sacrificou Jesus,o fruto do seu amor,para livra da perdição eterna você e eu, o fruto da sua bondade!".
Quando mais conscientes nos tornamos e entendemos nossa real condição, maior será a probabilidade de acertar.
Não incentivo o uso da bebida alcoólica, mas a embriaguez com a ambição de mando ou poder é bem pior do que a embriaguez etílica.(21.06.18)
Ter a capacidade de poder entender o sofrimento, saber o porque está doendo, isto é sinônimo de amadurecimento.
" Muitos querem por a suas vidas nas mãos de Deus,mas esquecem de limpar as suas proprias mãos antes de oferecê-la."
Dogmas religiosos são uma prova gorada da igreja; pois a própria Bíblia disse que se possível fosse enganariam até os eleitos.
Deus é complexo demais para ser limitado por conceitos ou definições, então vamos apenas nomeá-Lo como indefinível, inconceituável e inconcebível. Dar-Lhe esses nosso atributos de criatura, faz dEle um de nós, pois é isso que os homens da religião querem: brincar de ser Deus.
O que é a vida sem ser iludida? A realidade dura e cruel assusta os anos vividos, portanto, vive melhor quem segue iludido.
Isolado no deserto do meu eu, por vezes elevado ao alto de uma montanha, ou mergulhado no vazio do acaso.
Teu amor me pegou de vez e me pus a compartilhar desse apego.Agora só sei viver do nosso amor pegajoso.(23.06.18)
Estabilidade e a curtição são ilusões meus irmãos, o mais importante é deixar o nome na história e ser lembrado eternamente.
Julgar palavras e atitudes de alguém, compreensível; só não é legal, emitir juízo dos sentimentos intrínsecos de outrem.
Você pode ser um bom filósofo sem nunca ter estudado lógica ou qualquer 'técnica de argumentação', mas não pode sequer ser um filósofo de segunda categoria se não souber MEDITAR, isto é, rastrear as suas idéias até a sua raiz mais profunda -- às vezes totalmente oculta -- na experiência real. Um esforço análogo ao que é o exame de consciência na religião. TODO o platonismo é uma sondagem desse tipo, e o platonismo é o modelo imortal de toda filosofia. Não conheço nenhuma escola de filosofia, no mundo, que ensine a praticar isso. O estudante aprende a argumentar, mas não adquire a menor idéia do que é meditar. Considero um escândalo que um filósofo profissional como Sir Michael Dummett defina a filosofia como uma atividade 'para quem gosta de argumentos abstratos'. TODA argumentação é filosofia de segunda-mão. Só um cretino, lendo Sto. Tomás ou Duns Scott, imagina que eles passassem o tempo todo buscando argumentos. Eles eram homens de formação monástica, para os quais a prece era TUDO. Seu esforço era todo interior. Alcançada a necessária concentração espiritual, os argumentos vinham sozinhos, sem esforço.
Se existe consciência fora do corpo, sem qualquer atividade cerebral concomitante – e está cada vez mais difícil negar que existe –, e se, por outro lado, há inumeráveis estados de consciência que são inconcebíveis sem corpo e cérebro, então é forçoso concluir que o cérebro não cria a possibilidade da consciência mas limita, enquadra e determina o seu exercício dentro das condições do espaço-tempo terrestre. TER um corpo é uma modalidade de consciência.
A 'ética laica', a 'educação para a cidadania' é o que sobra no exterior quando a consciência interior se cala e quando as ações do homem já nada significam além de infrações ou obediências a um código de convencionalismos e de interesses casuais.
A finalidade ultima da solidão, é existir para o filosofo, para o sábio que pensa e lê, todos a temem e permanecem em temê-la, menos ele, o super homem habituado a encontrar dentro de si o mundo, e a sua solidão.
Em certa medida, fico incomodado com atitudes de muitos cristãos, ao atribuírem ao demônio todas as coisas que porventura dão errado em suas vidas, até mesmo no cotidiano. Não é que estou desconsiderando o poder do mal agir nas nossas vidas, todavia sabemos que Deus nos dotou com imensa capacidade e nos deixou o livre-arbítrio. De tal sorte que muitas das coisas erradas que nos ocorrem, dependem em grande parte das nossas atitudes e decisões equivocadas. Devemos sempre buscar intimidade com Deus e discernimento para vida neste mundo.
A razão de os mortos não louvarem a Deus,deve ser a mesma do deixe que os mortos enterrem os mortos ou vivos comem os vivos.
Se os doidos tivessem concessão divina,não teriam sequelas ruins,todos são responsáveis por si segundo as leis naturais.
Você pode até não saber escrever bem, mas é indispensável o modo que você expressa suas palavras; pois são elas que definirão se você será empregado ou patrão
