Poesias de Gregorio de Matos Guerra
A natureza e a dádiva concedida pelo criador e que deve ser apreciada nos mínimos detalhes. Ela e a essência de Deus, no planeta terra.
"Certa vez me perguntaram: Como medir o imensurável? Eu respondi de forma simples, dizendo que se você quer saber o tamanho de tal coisa, olhe para o céu a noite, veja como é repleto de milagres sem fim. Medir o imensurável é conhecer unicamente uma coisa, O Cosmos".
Domingo é a monotonia sentimental. É quando a saudade de quem partiu se faz mais presente. É quando o vazio no peito grita.
É imprescindível discernir quando um relacionamento chega ao fim para que possamos iniciar o trabalho de luto. Ao insistirmos em algo que não há mais reciprocidade, ao tentarmos a todo custo permanecermos em uma situação que findou, seja porque você não se sente mais envolvido na relação ou porque o outro foi embora, é prolongar o sofrimento em prol de uma ilusão.
O dia que inventarem uma vacina que apague da memória das pessoas a sensação de poder, de querer e se sentir superior, o mundo será melhor.
O ser humano pela instrumentalização da razão tende a entificar tudo, sobretudo o fundamento a que se reduziu a realidade. Toda conceituação é representação e entificação. A realidade é sem fundamento. Ela funda os fundamentos, os suportes, mas sem se fundamentar. Realidade é o vigorar e acontecer do fundar.
As palavras pedem muito pouco: um papel que as sustente e um grafite sobre suas cabeças, e assim a eternidade...
Deve-se procurar somente pensar e falar com acerto, sem querem sujeitar os outros ao nosso gosto e a nossos sentimentos. É uma empresa demasiado grande.
“O galo tem um peculiar orgulho: porque, além de “comer” todas as galinhas; ainda acorda a vizinhança”.
Brigaria com o mundo para lhe defender. Sangraria até a morte para ajudá-la. Daria minha vida para salva-la. E faria o que fosse possível até as ultimas conseqüências para você... Sorrir
Não adianta eu escrever bem se não tenho coração que ama; basta ver no fundo dos meus olhos que verá meu coração em chamas
A Alma e o coração são como um diamante, só brilhará se for bem lapidado, e isso se adquire o machucando e deixando mais belo e brilhante.
“O que restou daquele longo beijo, das doces palavras olho no olho em uma única direção, não mais; Queria você, mais agora eu quero a mim “
"Os defeitos e falhas da mente são como feridas no corpo. Depois de todo o cuidado possível para curá-los, mesmo assim, uma cicatriz ficará."
O coração da mulher, como muitos instrumentos depende de quem o toca, pois o solo do amor só pode ser tocado com os sussurros da paixão.
“Devo me deixar levar pelo vento do tempo, arrastado por sua brisa, que ergue nossa vela em um mar desconhecido por nossa racionalidade, ou simplesmente nossa realidade que tanto nos limita e nos diz até onde podemos ir...”.
Existirei até o dia que as palavras não serão ditas, ou ouvidas... serão levadas ao vento, no tempo, onde as partículas da realidade serão como vestígios do passado que sequer restará... voltará... existirá.
A conquista de novos horizontes é dificultada não pelas limitações humanas, mas pela incapacidade dos que não sabem lutar e acreditar nos seus sonhos!
"É complicado esse sentir e não sentir, é esse meio-termo que acaba comigo. Prefiro a dor da tristeza à esse marasmo; um sorriso, uma música, uma lembrança. Mas não! O morno insiste em permanecer aqui, dentro de mim. Vai embora! Não te quero mais aqui! E por favor, leva com você toda essa coisa de cor-pastel que paira por essas bandas do meu coração, porque ele tem que pulsar forte, não importa, mas tem que esboçar alguma reação, senão enlouqueço."
