Poesias de Gregorio de Matos Guerra
" Os ricos fazem a guerra;e os pobres é quem pagam por ela,nunca vi um presidente...ir ao campo de batalha,o que vejo sempre é pai de familias inocente,morrendo por algo que não provocou!!!
O mundo está a perder para a guerra, não porque o material bélico tenha melhor expressão, mas, porque os humanos perderam a sua essência de bondade.
Mas não repare nos meus olhos cansados, tenho uma guerra infinita dentro de mim, sou como um soldado ferido lutando contra si mesmo.
Não devemos normalizar a guerra, pois, ela não é apenas um mal que destrói o planeta e os seres que nele habitam, ela é também o inferno que dilacera a felicidade dos homens e mulheres que passam pelo mundo.
Lá em cima as cotas são diferentes, e cada um escolhe a guerra que deseja batalhar por um dia ou uma vida.
Percebe-se que há nos dias atuais uma verdadeira guerra contra as Leis como forma de uma nação, grupo de nações ou qualquer outro poder dominante, seja de natureza política, econômica, ideológica, etc, dominar uma outra nação, e isto sem a necessidade de uma invasão territorial por meio de uma força armada.
A Guerra Cultural não visa apenas conquistar bens e territórios, mas, sobretudo, a mente, a consciência e o espírito dos seres humanos.
Como a guerra cultural é sobre crenças irreconciliáveis sobre Deus e o homem, certo e errado, bem e mal, e é, na raiz, uma guerra religiosa, ela estará conosco enquanto os homens forem livres para agir de acordo com suas crenças.
Moçambique hoje vive os seus piores momentos após a guerra civil que durou quase 16 anos entre o Governo da FRELIMO e da RENAMO. E muitos não compreendem que o sistema democrático Moçambicano foi mal pensado em todas as suas vertentes. Hoje exige-se algo que devia ser exigido no momento da assinatura do acordo geral de paz, a desigualdade social, política e econômica que hoje se vive em Moçambique é fruto de uma Democracia mal estruturada e mal pensada. Furucuto, 2024
Esta é a visão do comunismo sobre a guerra. A guerra é necessária. A guerra é um instrumento para atingir um objetivo (...) Quando uma guerra aberta é impossível, a opressão pode continuar silenciosamente nos bastidores. Terrorismo. Guerrilha, violência, prisões, campos de concentração.
Sei que estamos em guerra, mas nossa guerra começa por sermos negras. E lutamos em todas as frentes.
Ser autêntico é um ato de guerra num mundo que nos ensina a ser cópias. Desde cedo, somos moldados para caber, para agradar, para seguir padrões. Mas romper com isso exige mais do que coragem — exige aceitar que ser você mesmo é, muitas vezes, ser sozinho.
No meu país, Brasil, diferentemente dos conflitos tradicionais, a guerra não se dá com armas e soldados, mas com estratégias silenciosas de dominação, exploração e controle. Ela se manifesta nas desigualdades estruturais, na violência institucional e na manipulação do sistema de justiça para proteger os interesses de poucos em detrimento de muitos.
Não sou orador nem político. Sou um soldado. Vi bravura em homens e mulheres durante a guerra. E certa vez nesta arena. Se pedirem algo aos deuses, peçam essa mesma bravura.
A guerra sempre fará parte das nossas vidas, o que conta é se você vai se render, ou procurar mais munições!
Hipocrisia é quando o diabo - após sua guerra matar milhares de crianças - discute os termos para um acordo de paz.
A guerra contra a desinformação é uma guerra tão perdida quanto a guerra contra a corrupção sistêmica e a guerra às drogas.
"Enquanto existirem pessoas, conflitos existirão. Seja em épocas de guerra ou de paz, nós não passamos de soldados para nossos países."
