Poesia sobre Sabedoria

Cerca de 33911 poesia sobre Sabedoria

⁠Paciência é o tempo vestido de esperança,
É flor que desabrocha na calma da confiança.
É saber que o fruto não nasce ao gritar,
Mas no silêncio de quem escolhe esperar.

É arte de ouvir o relógio do universo,
Mesmo quando o coração grita em verso.
Paciência é ponte entre o querer e o chegar,
É saber que o caminho também faz o caminhar.

Ela não para, apenas desacelera,
Dá espaço para a vida, sem pressa ou espera.
É atitude nobre de alma madura,
Que entende: o processo também é a cura.

Inserida por ronaldo_jose_damaceno

⁠Liderar deixou de ser apenas sobre saber fazer. É sobre compreender, conectar, servir e transformar. E CHARA traduz essa jornada com alma.
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Resultado
- Amor

Inserida por ronaldo_jose_damaceno

⁠Sem dúvida, garanto-vos que saber demais
É como tapar os ouvidos, e não saber nada.
Se eu adoecesse, reconheceria isso:
Quem realmente deseja entender também escolhe sofrer.
O que sei sobre os conceitos e as ideias?
De que vale o conhecimento que nasce do fenômeno,
E de que serve a intuição sensível
Em relação ao conceito do intelecto?
É uma razão incondicionada das coisas,
Mas que razão há nos animais e nos homens (que também são animais)?
Não podemos conhecer ou experimentar o mundo todo,
Mas ele é real e existe, como uma totalidade metafísica.
Entre todos os filósofos, creio que tudo isso é falso,
E há razão suficiente no não saber.

Inserida por GabrieldeArruda


Quem tudo quer, nada tem. É importante saber o que se quer, focar nisso, concentrar todas as energias nesse propósito, para quando o alvo da oportunidade estiver na mira a flecha ser exata e certeira.

Inserida por ednafrigato

⁠O livro As Misérias do Processo Penal é fundamental para compreender o Direito Penal — saber como se constrói a punição do crime. Fala da toga, seu primeiro capítulo, e o último, Além do Direito.
É uma explicação do sistema judiciário — nos ensina que o magistrado deve ser um historiador, para analisar todo o processo. Os advogados de defesa e acusação devem produzir suas histórias, para saber quem ganhará ou perderá. A miséria do processo começa nesses atos, que condenarão ou não um homem. Esse homem pode ser inocente ou culpado. A miséria se dá desde o início do processo, ao tentar culpar o inocente. Quando é o culpado, ele só tem a perder — tiram sua humanização, o deixam moribundo. Mesmo após pagar pelos seus crimes, a sociedade é racional, e nunca o aceitará de volta.
Quando é condenado, há três formas de punição: a liberdade é o fim do processo; a morte, a incompetência do processo; e a pena capital, que mostra o problema que os legisladores criam — por não elaborarem projetos que transformem a sociedade por meios que a tornem mais amorosa. O crime, ou a delinquência, é a falta de amor social e próprio.
A prisão é o início do fim da dignidade do homem. Ela encerra o processo penal, mas tira a dignidade de viver em sociedade.

Inserida por TarinMichael

⁠Esse olhar apaixonado de um cão, que me cuida…
Gruda em mim, sempre atento, para saber se estou bem.
Não é apenas cuidado, é amor que transborda em mim…
Incondicional, puro, sem pedir nada em troca.
Talvez seja simples, mas é profundo e verdadeiro…
Um olhar que diz ‘eu te amo’, sem precisar de palavras.
É o amor que flui livremente, sem barreiras…
Um sentimento que me envolve, me aquece e me completa.

Inserida por Roberta_Bastos

⁠nunca desista de seus sonhos, por mais que eles pareçam impossíveis. o mais importante é saber acordar e fazer do novo dia um instrumento de fé e conquistas. Sem luta não há vitória. Desejo à todos vocês uma quarta-feira super abençoada. Lembre-se Deus colocou esse dia em suas mãos.
Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel.
Hebreus 10:23
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.
1 João 1:9

Inserida por eugenia

⁠Nada traz mais calma do que saber que a própria consciência está limpa.
A serenidade verdadeira nasce da coerência entre o que sentimos, pensamos e fazemos.
Caráter!

Inserida por fabiane_galhano_1

Só em pensar em você me sinto feliz.....
Saber que tenho você é sempre está feliz .
Então você é e sempre será a razão da minha felicidade 💗.
Te amo Douglas Silva ⁠

⁠ESTRELAS

Devia contar as estrelas...
E saber a quantidade que há
E quando quisesse revê-las?
Ter nomes para as chamar...

Devia o amor ser estrela...
Pra vida ser luz de partilhar
Acesa por dentro... Mantê-la
À força do bem e do olhar...

Queria no céu mais estrelas...
Na noite em que se nublar
Pairadas sobre minhas telhas
E cintiladas ao escuro mar...

Queria de bem perto vê-las...
E sentí-las, quando as tocar
Então, viraria as centelhas
Partidas ao me despencar...
(ESTRELAS - Edilon Moreira, Dezembro/2017)

Inserida por moreiraedilon_1100186

⁠Viver pelos Outros

Será o homem lembrado com louvor
Pelo saber ou pelo seu poder?
Ou será o legado o verdadeiro valor,
Aquilo que o faz permanecer?

Os vindouros talvez me admirem,
Mas pouco proveito tirei desta estrada.
Se deixei legado e inspiração,
Foi às custas da minha jornada.

Nesta batalha, que lado escolherei?
Pensar em mim ou dar-me aos outros por bem?
Se é razão que guia, por que é o coração quem nos sustém?

Sofri nesta vida, mas nela aprendi.
Da reflexão brotou decisão serena:
Deixar meu egoísmo e viver pelos que valem a pena.

Inserida por Digss

⁠Máximas da minha vida!

Não me importo se me compreenderam.
Me importa saber, que passei por aqui.

Inserida por AbioyeBrown

⁠Tão importante quanto, você saber onde pretende ir!?

"É" você está preparado para o caminho e consciente que ao longo da estrada talvez você precise mudar de direção...

Sem perder o foco na chegada.

⁠Estou aprendendo a manter meu coração em paz, aquela paz onde não preciso saber tudo, nem controlar as coisas.
Falei com Deus, num daqueles momentos em que a alma se derrama sem filtro. Disse: Se o que quero não for o que o senhor quer, tudo bem. De verdade. Eu vou ficar bem. Porque, no fundo, sei que o Senhor enxerga mais longe. Vê o que não vejo e sabe o que é melhor, mesmo quando não entendo. Não quero bater em portas que o Senhor já fechou. Nem insistir em sonhos que, talvez, só existam para me ensinar a soltar. Não quero nada que esteja fora dos seus planos. Ainda me pego imaginando como seria se tudo acontecesse do jeito que planejei. Mas aí vem a vida, sempre com os seus caminhos tortos, as pausas que parecem fins, seus encontros que vêm vestidos de caos. E, no meio disso tudo, vou crescendo. Vai doendo, mas, ao mesmo tempo, moldando. É nesse intervalo entre o que desejo e o que acontece que tenho aprendido a me tratar com mais gentileza. A respeitar os meus próprios limites.
É nessa espera que aprendo a ser paciente comigo mesmo, a me perdoar pelas imperfeições, a aceitar que nem tudo está sob o meu controle. Compreendendo que aquilo que não controlo também me transforma. E talvez crescer seja isso: desprender das urgências. Deixar o tempo acontecer sem apressar nada. Aceitar que há uma sabedoria maior guiando cada propósito.

Inserida por roberioamorim

⁠Diz que me ama

Você diz que me ama, porém logo mente,
Mente em não saber qual é minha cor favorita.
Você diz que me ama, porém logo mente,
Mente em não saber qual a minha música favorita.
Você diz que me ama, porém logo mente,
Mente em não saber o que me faz bem.
Você diz que me ama, porém logo mente,
Mente em insistir em me omitir, achando que me fará forte.
Na verdade, você nunca me amou.
Apenas me tornou aquilo que você mesmo sempre criticou.

Inserida por carmiguele

⁠Sair da zona de conforto, confrontar seus medos, aprender a valorizar a pessoa que você é, saber que errar faz parte do aprendizado.
Respeitar seus limites, mas jamais desistir!
A vida é feita de escolhas, uma delas é querer se conhecer e se tornar uma pessoa melhor por você.
O outro não vai entender, lembre-se que a opinião dos são dos outros.
A vida é sua , se pitacos oferecessem soluções sensatas, a vida de todos seria perfeita.
Cuide do seu coração e não se esqueça do seu mental, autonhecimento é vida.

Inserida por ISLENESOUZA

⁠Onde Nasce o Amanhã

Você não precisa ter todas as respostas,
nem saber o caminho inteiro.
Basta dar um passo, só um
o resto vem, ligeiro ou derradeiro.

Há beleza em não saber,
em se perder por um instante,
pois é no tropeço, no silêncio,
que a alma se torna gigante.

O que hoje dói, amanhã ensina.
O que agora parece fim,
pode ser só a dobra do começo
que ainda pulsa dentro de mim.

Respira, Espera, Confia,
A vida não falha em surpreender.
Onde tudo parece vazio,
é ali que o sol volta a nascer.

Inserida por reinaldohilario

⁠Deus, se estou indo por caminhos que não são meus, redirecione-me. Porque às vezes é difícil saber. Alguns momentos há um descompasso, como se a vida estivesse tentando mudar o ritmo sem me avisar. Abre, por favor, as portas certas. Mas, se não for pedir muito, fecha com força as erradas. Fecha mesmo. Com estalo, com vento, com sinal claro, porque tenho mania de insistir. De me machucar na tranca tentando ver beleza onde não há. Afasta o que pesa, o que suga. Leva embora as energias ruins, os olhares carregados e os sorrisos que querem ferir. E se tiver que deixar algo, que seja fé. Porque já vi as coisas dando errado antes e ainda assim encontrei um jeito de me refazer, as coisas acabam encontrando o seu caminho de volta. Só te peço, abençoe a minha jornada. Se o caminho tiver mais perguntas do que respostas, que eu aprenda a caminhar mesmo sem saber. Que eu aceite o mistério como companhia, e não como uma ameaça.
Porque, apesar de haver em mim uma certa vontade de compreender as coisas como se a verdade tivesse que vir explicada, que eu compreenda de fato que ela chega no momento certo. É no Teu tempo Deus, e nunca no meu.

Inserida por roberioamorim

⁠Quem busca saber com humildade expande sua mente. O conhecimento abraça quem se entrega à semente. Coragem requer o arrependimento e o perdão. Para o orgulhoso, humildade é uma lição.

Livro: O Respiro da Inspiração

Inserida por carlos_aguiar

"⁠Assim também na corrida cristã temos a preciosa águapara matar a nossa sede, a saber, o Espírito Santo. Aolongo da nossa jornada cristã o Espírito vem como águarevigorar nossas energias no ajudando a estar conectados
continualmente a Cristo. Operando do início ao fim noprocesso de santificação nos convencendo do pecado." Justificação para Principiantes, pag. 173.

Inserida por Vitor_Hugo_Cruz