Poesia sobre Lagrimas
Soneto de Montevidéu
Não te rias de mim, que as minhas lágrimas
São água para as flores que plantaste
No meu ser infeliz, e isso lhe baste
Para querer-te sempre mais e mais.
Não te esqueças de mim, que desvendaste
A calma ao meu olhar ermo de paz
Nem te ausentes de mim quando se gaste
Em ti esse carinho em que te esvais.
Não me ocultes jamais teu rosto; dize-me
Sempre esse manso adeus de quem aguarda
Um novo manso adeus que nunca tarda
Ao amante dulcíssimo que fiz-me
À tua pura imagem, ó anjo da guarda
Que não dás tempo a que a distância cisme.
Não te rias de mim, que as minhas lágrimas
São água para as flores que plantaste
No meu ser infeliz, e isso lhe baste
Para querer-te sempre mais e mais.
Não te esqueças de mim, que desvendaste
A calma ao meu olhar ermo de paz
Nem te ausentes de mim quando se gaste
Em ti esse carinho em que te esvais.
Não me ocultes jamais teu rosto; dize-me
Sempre esse manso adeus de quem aguarda
Um novo manso adeus que nunca tarda
Ao amante dulcíssimo que fiz-me
À tua pura imagem, ó anjo da guarda
Que não dás tempo a que a distância cisme.
De que adianta?
De que adianta ter amigos e se sentir sozinho.
De que adianta nascer, sem receber carinho.
De que adianta acordar e não se sentir vivo.
De que adianta ter saúde e tudo ser cansativo.
De que adianta crer em Deus e se sentir ignorado.
De que adianta ter um coração e não ser amado.
De que adianta pensar e não ter coragem de agir.
De que adianta ter tempo, sem vontade de sair.
De que adianta lágrimas, se uso somente na tristeza.
De que adianta ter uma base e não ter firmeza.
De que adianta receber conselhos, se ninguém me entende.
De que adianta uma surpresa, se nada mais me surpreende.
Que ninguém me honre com lágrimas e homenagens fúnebres. Por quê? Permanecerei bem vivo na boca dos homens.
este é o meu coração...
De tantos amores e por tanto amor, esqueci-me de todo seu significado.
Me perdi, no encanto, no sabor, e no odor. O amor que tanto abateu meu coração hoje partiu, pra um lugar distante e nunca mais irá voltar.
Trilhei muitos caminhos, os quais a vida me ofereceu, e me sentei na pedra existente no meio do cominho, não consegui ir adiante, me apavorei em voltar, nas desilusões que me foram impostas ali permaneci. Esperando o nada, o mesmo nada que compoe estas palavras.
Hoje mais velho, e quanto mais velho vou ficando, vejo que não só em mim o amor definha, mas definha nas promiscuidades daqueles que se aventura nas trilhas do amor, sem nem mesmo amar.
O amor que morre hoje, em meu coração, não existe nas novas gerações, está morrendo sem deixar legado.
Talvez pouco me resta, talvez um ultimo gole de wisk, um ultimo cigarro, talvez toque a ultima música no player.
Neste momento, tudo pode ser o último, embora esperaças padecem em leitos terminais, tudo que se pode parecer o ultimo, na ultima hora, pode se tornar o começo de tudo. E o nome disso se chama VIDA.
Portanto ame apenas uma vez, ame intensamente, ame com amor, ame com carinho, ame com respeito, ame com vida, porque o verdadeiro amor se apresenta somente uma vez, na vida de cada um, fora isso, tudo é ilusão, e o gosto que voce irá sentir é o amargo gosto da decepção.
Busco força onde não existe.
Busco sorrisos em meio às lágrimas.
Tenho esperança, mesmo no final do túnel.
Levanto, ainda que seja para cair de novo.
Amo, inclusive aqueles que me odeiam.
Posso parecer um pouco ingênua,
mas, é assim que estou conquistando os meus objetivos.
É, o mundo tá fosco, os sábios terão o mesmo final que os loucos, as lágrimas e o sorrisos se confundem no rosto
E a história se repete entre uns e outros.
Eu quero ser a razão do seu sorriso, após você limpar suas lágrimas e secar seus olhos. (…) Podíamos começar do zero, aprenda a controlar seu temperamento e observe de fato. Nós planejamos ser platônicos com nossos corações intactos. (…) Sempre que não estou do seu lado, e você estiver para baixo, deixe os pensamentos sobre mim serem a razão do seu sorriso. Eu quero trazer a você alegria e ser a razão do seu sorriso. (…) Nós passamos por altos e baixos, tivemos drama por um tempo, estou tão feliz, estou por perto para ser a razão do seu sorriso. Eu quero ser a razão do seu sorriso, após você limpar suas lágrimas e secar seus olhos.
Hoje acordei de bem com a vida, as lágrimas ficaram no travesseiro e o sorriso voltou pro meu rosto. Acordei me amando tanto que percebi que não vale ficar mal por causa de qualquer porcaria.
Enjoei desse negócio de lágrimas no travesseiro, de desperdício de tempo chorando por quem não merece meu sorriso, quanto mais minhas lágrimas. Meu coração vale bem mais que isso, meu travesseiro também.
E eu sei que, talvez, eu tivesse que ficar triste. Talvez eu tivesse que continuar secando lágrimas, abraçando o vento e rindo no vácuo, mas o fato é que eu não consigo. Eu não consigo mais ser triste só para mostrar que um dia eu fui - ou achei que tivesse sido - feliz. Aprendi com os meus próprios erros que sofrer não torna mais poético, chorar não deixa mais aliviado e implorar não traz ninguém de volta. Aprendi também que por mais que você queria muito alguém, ninguém vale tanto a pena a ponto de você deixar de se querer.
Todos nós, em algum momento, já dissemos entre lágrimas: “estou sofrendo por um amor que não vale a pena”. Sofremos porque achamos que damos mais do que recebemos.
[...] Não refreie as lágrimas; chore tantas vezes quantas desejar, mas não lamente desesperadamente sua perda. Ao contrário, honre-o vivendo com maturidade. [...] Não tenha medo do caminho, tenha medo de não caminhar.
Às vezes temos tanto a dizer, a demonstrar, que olhos marejados de lágrimas dizem mais do que páginas e mais páginas de textos.
Eu não sei o que o amor significa para você. Mas, para mim, não se trata de estar feliz e de sussurrar palavras doces. Amor é quando os dois suportam a dor juntos. Quando escolhem ficar em vez de fugir. Mesmo que o outro tenha uma dívida ou algo além disso, vocês ainda permanecem juntos. Isso é amor.
Teremos momentos difíceis. Mas podemos desfrutar das boas lembranças como se fossem doces em um pote e superar esses momentos. Por isso devemos criar o máximo de boas lembranças possível.
O tempo vai passar, e não há nada que possamos fazer. E assim viveremos todos os dias de nossas vidas. Vamos desfrutar de toda felicidade que a vida nos conceder.
Aprendemos a sobreviver na água quando somos crianças. Depois, passamos décadas sem nadar. Mesmo se acabarmos na água de novo, ainda vamos flutuar. Você pode achar que esqueceu tudo, mas seu corpo se lembra. É a mesma coisa com o amor. Você pode achar que esqueceu como se ama, mas seu coração se lembra quando você começa a amar alguém.
Eu me sinto miserável. Mas só consigo suportar isso por causa da felicidade mínima que sinto de vez em quando. Isso é o casamento. Isso é a vida.
É estranho, não é? Nós nos casamos porque estamos apaixonados. Então por que esse amor desaparece?
