Poesia sobre Educação
As vezes os melhores alunos não são os que acertam todas as respostas, mas os que continuam fazendo novas perguntas!
“Há certos professores com cujos métodos simplesmente não concordo. Malgrado sejam tidos e havidos por mestres, nem este nem aquele substantivo lhes são bem empregados, vez que embora se jactem de sê-los, em verdade clarividente, sequer se aproximam de tal emprego.”
“Reuniões inócuas, sem qualquer sentido prático, que saem de lugar nenhum e sempre chegam a lugar algum”
“Como se consegue dourar, com tamanhas tergiversações, os problemas reais e fingir que estes, a rigor, não existem? Deus! Que tipo funesto de insensatez é esta que não os permite ver o fulcro da questão, sob o pretexto falacioso de estar se protegendo o aluno, impinge-se toda sorte de retórica baldia e inóxia.”
“Tenho a espinhosa tarefa de manter minha espinha ereta frente aos descalabros promovidos pela hipocrisia e demagogia advindas da educação.
Acredito que o certo seria gentileza gerar gentileza, e violência gerar violência, porém isso nem sempre acontece, porque as pessoas são diferentes e também cada um teve um paradigma de educação.
A cultura de um povo, deve perpetuar para que não se esqueçam de sua própria história e importância. Inclui-la na educação de suas crianças, garante que essa história não se perca em meio ao "novo", que muitas vezes, sufoca e extermina a identidade cultural dessas pessoas.
De que adianta tanta informação digital se ainda sou menos produtivo do que os que apenas tinham as canetas esferográficas e poucas obras para suas pesquisas. Temos muitas opções mas como humanos não vamos a lugar nenhum. Há algo de errado!
Ensinar para inspirar envolve algo a mais que reproduzir o conteúdo, envolve colocar-se em condição de igualdade com o educando, ao seu lado, sem hierarquias, sem padrões estereotipados de alguém que sabe e de alguém que não sabe.
Ensinar por ensinar se refere quanto ao agente educador se concentrar fortemente no método, no conteúdo e nas horas-aula em detrimento da sintonia com o estudante, do fato de fornecer sentido para a aula.
O mal de alguns estudantes brasileiros, é ouvir e aceitar tudo o que o orientador/educador fala. Ao invés de ouvir e analisar sua própria opinião.
Gozado! O filho de Deus pôde sofrer e se lascar, mas o mau educado e reizinho da mamãe aí, não pode tocar, e ela já diz:Se não gosta de meu filho, é porque não gosta de mim.
Então... No jantar a moça era tão linda, mas a cada palavrão que ela proferia,a sua maquiagem e o encanto dela caia.
A falta de articulação intelectual e bom senso, gera transtornos ou inimigos. Portanto antes de falar, seja sábio.
“Como a água, que sacia a sede e dá vida, o saber é um manancial que aniquila a ignorância e vivifica o oprimido.”
Você não amadurece quando a água bate na bunda, mas sim, quando tem consciência de suas responsabilidades.
Pode ser que o seu "obrigado" seja justamente o que uma pessoa precisa para aguentar mais dia neste mundo cheio de pessoas ingratas.
O primeiro passo para mudar realidades é compreender que o erro pode (e deve) ser visto como oportunidade de aprendizado.
Você não precisa de muito para atrair os olhares, basta estar presente. Todos vêem como trata bem o garçom, cumprimenta o porteiro, e ao terminar, sorri e diz "Obrigado, tenha uma boa noite". Eles vêem e se dão conta de que anjos existem e tem com eles a certeza de que você é um deles
