Poesia Morena Flor de Morais

Cerca de 110731 frases e pensamentos: Poesia Morena Flor de Morais

⁠Aprendi a não julgar ninguém. Cada um faz o que pode, de acordo com seu grau de consciência. Aprendi a cuidar de mim, que a responsabilidade por mim está em mim.

Nunca perguntei 'quem liga' para as opiniões deste ou daquele, mas se essas opiniões são verdadeiras ou falsas. Não sou um medidor de popularidade, mas um examinador doa fatos.

Mesmo quando andastes desiludido, sem motivos para sorrir, levante a cabeça, pois tudo que acontece em tua vida faz parte dos planos de Deus. Este sempre traça melhor caminho para você.

Se você não é capaz de reconhecer seus próprios erros, não ouse em apontar o erro dos outros. Esteja focado em corrigir suas falhas, melhorando sua conduta e seus pensamentos, ao invés de acusar o próximo.

"No Brasil denomina-se 'ordem jurídica' a proteção estatal dos criminosos contra suas vítimas."

Existem pessoas na Europa que, confundindo os diversos atributos dos sexos, afirmam tornar o homem e a mulher não apenas seres parecidos, mas idênticos…degradando os dois, e criando apenas homens fracos e mulheres indecentes.

Durante nossa existência, sofremos inúmeras transmutações, perdas, conquistas e ganhos que foram formando a nossa personalidade, construindo o que somos hoje. O maior presente da vida é a oportunidade de termos muitas vidas em uma única vida, basta estar disposto a recomeçar.

Amizade não tem nada a ver com ajuda. Tem a ver com uma comunhão de almas, com o amor aos mesmos valores.

Muitas pessoas agirão como se se importassem conosco, são poucas as que, de fato, não só falarão, mas terão atitudes de quem se importa. Quanta a essas últimas, não as deixe ir embora... Quem perde os que verdadeiramente importam, fica apenas com o vazio porque pessoas vazias nada podem nos oferecer além de palavras...

A bebedice parece desenvolver-se entre nós, já em tal escala que a taberna é o pórtico da sepultura.

Machado de Assis
Machado de Assis: Obra Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2021.

Nota: Escrito em 1 de setembro de 1877.

...Mais

Bem-vindos a raça humana. Onde todos os seus sonhos serão destruídos, onde há aparelhos inteligentes e pessoas burras. Onde a sanidade é horrível e onde a verdade é hostil. De onde eu vim, e isso é o pior de tudo.

Só no topo da experiência conjugal pode surgir o pleno e genuíno Amor, em seu sentido total. Com o impulso firme, constante e irrevogável de tudo sacrificar pela pessoa amada, de perdoar sempre e incondicionalmente os seus defeitos e pecados, de protegê-la contra todo mal e toda tristeza, ainda que às custas da própria vida, e de conservá-la como maior bem não só nessa vida terrestre como por toda eternidade.

Minha mãe dizia que as exigências na vida nos obrigam a não escolher os polos. Quem nasce no polo norte, se puder viver melhor no polo sul, então deve viajar para os locais onde a vida seja mais amena.

As pessoas não são mais avaliadas e valorizadas pelo valor em si, mas naquilo que podem servir e proporcionar. Atingimos o ápice da desvalorização humana.

Você me contou a história da guerra, quando o chão tremeu e o céu queimou. Aqueles que sobreviveram, acordaram num mundo diferente, onde os poderosos podem atacar. Mas não é assim que tem que ser.

Sem amor, no entanto, a vida é arrastada, cinza, em preto e branco, e é preciso esperar a semana inteira para que um novo e entediante final de semana separe a desgraça da semana anterior da desgraça da próxima semana.

Não devemos nos irritar com quem esconde a verdade da gente quando frequentemente escondemos a verdade de nós mesmos.

"E lá estamos nós, perdidos em um pequeno planeta, na vastidão infinita e escura do cosmos".

Que são minutos e que são meses? Paixões de largos anos, chegando ao casamento, acabam muitas vezes pela separação ou pelo ódio, quando menos pela indiferença. O amor não é mais que um instrumento de escolha; amar é eleger a criatura que há de ser companheira na vida, não é afiançar a perpétua felicidade de duas pessoas, porque essa pode esvair-se ou corrompe-se.

Machado de Assis
Helena (1876).

Era uma paixão da última hora, um ocaso ardente e abrasado entre o dia que lá ia, e a noite que não tardava a sombrear tudo.

Machado de Assis
Iaiá Garcia (1878).

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp