Poesia Matemática
No entanto, apesar da reconhecida importância dessa disciplina, muitas vezes ela é percebida pelos alunos como uma disciplina complexa, abstrata, chata, divorciada da realidade. Isso leva a uma falta de motivação nos alunos e faz da matemática uma das disciplinas com menor desempenho na escola. Quando os alunos se deparam com problemas de matemática, eles podem experimentar sentimentos de tensão ou medo de não conseguir completar a tarefa ou de falhar. Se esse sentimento persistir por muito tempo, cria um bloqueio mental. Esse sentimento de medo desproporcional da matemática e da resolução de problemas foi definido como ansiedade matemática e pode causar uma atitude de evitação de tarefas que interfere no aprendizado.
Em sociedade, vivemos em um conjunto numérico; cada indivíduo representa um elemento, com valores e aspectos peculiares.
Todas as pessoas são diferentes e especiais, cada uma com as suas dificuldades e habilidades. A inclusão é necessária com todos os alunos. Nós adultos, escondemos as nossas falhas, mas a inclusão também é feita com a gente e, na maioria das vezes, nem percebemos. Todos nós temos dificuldade
Em cálculo diferencial o conceito de limite descreve uma função à medida que o seu argumento se aproxima de um valor, ou seja, o seu índice tende para infinito, definir derivadas e a continuidade de funções.
O amor é uma variável incerta no cálculo da vida, onde o homem pensante probabilístico, mesmo usando a razão, não pode evitar os erros emocionais que distorcem a reflexão e a sabedoria.
"O uso consciente das tecnologias digitais possibilita o desenvolvimento de capacidades e atitudes formativas face à matemática e à vida"
E assim o parâmetro trigonométrico deixa de ser frequente, tornando-o em uma assíntota tangencial - que passa uma vez e nunca mais passará.
"Parece que a existência ou a não-existência de uma inteligência superior tem sido o grande problema da equação. O que não se leva em consideração é que talvez a Inteligência Superior seja não somente uma parte da equação, mas a própria essência da matemática."
A filosofia encontra-se escrita neste grande livro que continuamente se abre perante nossos olhos (isto é, o universo), que não se pode compreender antes de entender a língua e conhecer os caracteres com os quais está escrito. Ele está escrito em língua matemática, os caracteres são triângulos, circunferências e outras figuras geométricas, sem cujos meios é impossível entender humanamente as palavras; sem eles nós vagamos perdidos dentro de um obscuro labirinto.
Ainda que eu conte até dez, até cem, até mil e até dez mil... continuarei contando! A vida é uma eterna matemática.
Na vida existem pessoas que são como PONTOS que formam parte de nossa história. Outras são RETAS PARALELAS, nunca farão parte de nós. E outras são RETAS CONCORRENTES passando por nossas vidas deixando um pontinho chamado "nós dois", nossa história; foi só um encontro porque ambos tinham jornadas diferentes. Mas, o interessante de toda essa matemática da vida é que tudo acontece no PLANO, no plano de Deus!
O segredo da vida é que estamos todos perdidos no espaço mas não fazemos a menor ideia disso. Calculando isso, dá 42.
O movimento entre recursos diversos é elemento fundante para uma didática para a diversidade. Matemática, para além da grade e matriz curricular; a matemática na concepção do desenho curricular precisa de criatividade para criação de procedimentos. Logo, a lógica da matemática para contemporaneidade tem como base: observação, problematização, diálogo, experimentação, criação de procedimento e representação simbólica por meio do domínio da linguagem matemática.
Deixe os cálculos matemáticos com a câmera! A hora certa do click irá fluir através através do seu sentir.
"Emagrecimento é consumir menos calorias diárias do que se gasta durante o dia, uma lógica matemática óbvia"
“Não estudei para ser astronauta para lhe resgatar do mundo da lua, não estudei para ser professor de matemática para resolver seus problemas, não estudei para ser gerente de banco para lhe emprestar dinheiro, mas a vida me ensinou a reconhecer um sem vergonha de longe”.
Pegando ônibus você utiliza geografia; lavando roupas, química; indo a um museu ou passeando, história; assistindo um filme ou teatro, arte; indo ao mercado, matemática; lendo um livro ou escrevendo um texto, línguas, leitura ou português; caminhando e cuidando da saúde, física corporal; fazendo um café, ciência; utilizando um celular, informática. A escola comum não te torna especialista em nada, mas encaminha e instrui para o dia a dia comum. Ninguém vira avançado sem antes ser comum.
Toda vez que ouvir uma opinião taxativa muito exata sobre uma obra de arte, muito cuidado, pois todo aquele que assim o faz deve ter muito mais interesses de cunho matemáticos e financeiros que principalmente artísticos e históricos sobre a arte.
O autismo e a genialidade tem muito em comum. Na verdade nos dois casos os portadores devem ser considerados desde cedo, como seres com uma aptidão a mais de concentração, interesse e foco. São pessoas especiais super dotadas. Cabendo aos pais, responsáveis e educadores, proporcionarem uma pedagogia diferenciada, visando o desenvolvimento de tais capacidades e a inclusão no mundo comum.
