Poesia de Líder
Este conceito de que o líder precisa estar “no comando” e “ter todas as respostas” é ultrapassado e paralisante. Ele causa um impacto prejudicial sobre as pessoas ao arraigar a ideia de que elas são bem menos e são inferiores.E a receita para o fracasso é: a vergonha se transforma em medo, o medo conduz a aversão ao risco; a aversão ao risco aniquila a inovação.
Um líder jamais pode liderar sua equipe unicamente pela força do poder exercido. Na verdade, deve exercer a liderança pelo poder do seu exemplo semeado e, assim, ser um influenciador de seus liderados.
Eu sei que é difícil arcar com a responsabilidade, mas um líder faz mais do que só pescar. Você tem que dar motivação para as pessoas. E o avatar é isso, é esperança. E isso é tão essencial quanto comida e abrigo.
Um líder que não cuida de suas próprias finanças não pode ter a audácia de querer ter seguidores, haja vista que, se um incompetente guiar outro incompetente, ambos alcançaram o mesmo destino final, a saber: o fracasso.
Se suas ações criam um legado que inspira outros a sonharem mais, aprenderem mais, fazerem mais e tornarem-se mais, então, você é um excelente líder.
Nota: Breve adaptação do pensamento de Dolly Parton.
É no mínimo contraditório ensinar liderança para quem sequer domina as próprias emoções. Você saberá que é capaz de desenvolver-se como líder quando contiver o próprio ímpeto.
Valorizar pessoas, promover o sucesso e crescimento de outros é a missão dos líderes e pessoas de sucesso...
Enfim, brindemos. Brindemos, que tal? Brindemos pela raça humana. Em toda e qualquer era, haverá humanos bons e humanos maus. Nesta espiral do tempo, a vida humana é longa demais para a reprodução. Já ao aprendizado é curta. Talvez por isso que os humanos sucumbam aos desejos e anseiem o desapego. Sendo que a vida se completa sob o Sol, sobre a terra e junta à poesia.
Grandes líderes devem ter duas coisas: uma visão do mundo que ninguém tem ainda e a capacidade de comunicar claramente essa visão.
“A verdadeira sustentabilidade organizacional acontecerá somente quando seus esforços estiverem concentrados em eliminar os desperdícios do seu potencial humano.”
Quando alguém reprime a verdade sobre si, ele se torna um impostor. E o impostor é apreciado pela sociedade. O impostor se transforma em santo, o impostor se torna o grande líder. E todos começam a seguir o impostor. O impostor passa a ser o ideal de todos. (O Livro dos Homens)
Nenhum empreendedor tem sucesso em um negócio sendo um generalista, tem sucesso sendo um especialista.
"Não espere que sua equipe faça o melhor pela sua empresa se você não faz o melhor pela sua equipe".
Em meio à vida, percebo que há uma profusão de alfas para uma alcateia limitada. Cabe a cada um decifrar seu papel, navegando entre as nuances dessa complexa realidade.
As coisas podem mudarem, quando as pessoas conquistam o seu poder de transformarem. E esse deve ser o papel do bom líder.
Ou seja mostrar nelas, os seus valores humano. Sendo assim, poderão se tornarem líderes marcantes, tanto seus relacionamentos em família, trabalho, casamento, namoro, amizade, etc...
A imagem que, para nós, melhor ilustra o papel do líder servidor é aquela dos pássaros voando em formato de V (formação em Delta), tendo à frente um líder que é incentivado pelos demais a vencer aforça do vento contrário e, quando cansado, tem sempre outro pássaro para substituí-lo no vértice do V, e ele volta para o último lugar e continua incentivando quem o substituiu.
Que belo exemplo para nós, humanos!
Ser líder de si mesmo
consiste em controlar as emoções
e saber reagir às situações
que muitas vezes
não estavam programadas.
O que é um líder sem seus seguidores?
Parece que a pergunta não é se existiremos sem você, mas se você existirá sem nós
Escolhendo um bom líder
Me imite, assim como eu também imito a Cristo. - 1 Coríntios 11: 1
Eu estava tomando café no McDonald's quando notei um homem entrando segurando uma bengala branca. Ele estava com a mão no ombro de um garoto e parecia ter total confiança em sua capacidade de guiá-lo.
Jesus falou sobre líderes em quem não se podia confiar. Ele chamou os líderes religiosos de Seus dias de "hipócritas" e "líderes cegos dos cegos" (Mt 15: 7-14). Os escribas e fariseus estavam ensinando tradições feitas pelo homem, não os mandamentos de Deus (vv.3-9).
Hoje, muitas vozes clamam do rádio, da TV e do púlpito: “Siga-me! Eu tenho a verdade. ”É uma cacofonia de confusão que muitas vezes leva as pessoas a se desviarem. O apóstolo João antecipou um momento em que escreveu: "Não acredite em todo espírito, mas teste os espíritos, sejam eles de Deus" (1 João 4: 1).
Como "testamos os espíritos"? Ao fazer estas perguntas: A vida do professor reflete a vida de Cristo? O professor proclama a salvação pela graça através da fé - não pelas obras? Professores e líderes confiáveis sempre nos apontam para Jesus, o caminho, a verdade e a vida (João 14: 6), e não para si mesmos. Caso contrário, eles são apenas líderes cegos dos cegos.
Vamos escolher com muito cuidado os líderes que seguimos.
Para Estudo Adicional
Leia 1 João 2: 4; 3: 18-19; 4: 2-3.
Como podemos ter certeza de conhecer a verdade do erro?
Como Deus nos ajuda? (4: 4).
Um bom líder conhece o caminho, mostra o caminho e segue o caminho. Dennis J. DeHaan
