Poesia do Preconceito Vinicius de Morais
EU NÃO GUARDO RANCOR.
Eu aceito de volta antigos amigos que me magoaram. Sou capaz de sorrir para eles, tratar bem, dar uma nova chance.
Eu não guardo rancor.
Eu já perdoei traições. Já tentei recomeçar segundas, terceiras, quartas vezes.
Eu não guardo rancor.
Eu esqueço sentimentos ruins que senti na hora da raiva, deixo pra lá, toco a bola pra frente.
Eu não guardo rancor. Definitivamente.
Mas eu lembro de mágoas. Aquelas que passam com o tempo. Lembro dos acontecimentos, das palavras, das situações. Mas nunca deixo que sejam motivações para nada, absolutamente nada.
Magoa é diferente de rancor. O rancor persiste, resiste ao tempo. A mágoa passa com um esforço mínimo, esfria junto com a raiva no passar das horas, dos dias, dos meses... Eu também não guardo mágoas, apenas lembro. E é importante lembrar, pra que nos sirva de exemplo daquilo que não queremos para os outros, portanto, nem para nós mesmos. É importante saber de como é ser magoado, pra que não magoemos.
Eu não guardo mágoas. Mas lembro de como não quero me sentir. Jogo fora o mau sentimento, aceito de volta quem me fez sentir, desde que venha de boa fé, e aceito de coração, sem rancor.
Eu não guardo rancor.
Eu não guardo mágoa.
Eu faço da dor uma lembrança distante, não influente, inofensiva, pra que eu entenda o quanto eu cresci a partir do momento em que perdoei quem a causou.
Não existe isso de pessoa certa, perfeita ou momento certo,
ou você está disposto a amar ou não está e ponto final, é simples.
eu sempre estive sozinho.
hoje eu parei e concluí: a solidão foi a única coisa que sempre esteve comigo durante esses anos todos.
É como se fosse um dia chuvoso e tudo estivesse cinza ao meu redor.
Tudo a minha volta, lembra você, o seu cheiro, o nosso amor, as boas recordações.
Eu coloquei uma foto sua na cabeceira da minha cama para que você possa estar junto de mim ate mesmo nos meus sonhos.
Mesmo que a distancia nos mantêm afastados, não tem porque eu deixar de te amar, porque o meu amor esta alem de qualquer distancia e qualquer contratempo.
Você é o destino da minha alma e por onde eu for irei levar você. Seja na mente ou no coração.
É como se fosse o lápis e o papel, a lua e o sol. O nosso amor se completa quando estamos juntos.
Não importa o tempo que iremos viver, não importar se terá dias de sol, ou dias de chuva. Nosso amor vai durar para sempre, como o sol nunca para de brilhar.
E sei que esteja aonde estivermos, dentro de nos algo ira falar mais forte que nos mesmos. E assim poderemos gritar pra todos que o amor não tem hora pra acontecer.
Soneto XXXVIII
Quando a chuva cessava e um vento fino
franzia a tarde tímida e lavada,
eu saía a brincar, pela calçada,
nos meus tempos felizes de menino.
Fazia, de papel, toda uma armada,
e estendendo meu braço pequenino,
eu soltava os barquinhos, sem destino.
ao longo das sarjetas, na enxurrada...
Fiquei moço. E hoje sei, pensando neles,
que não são barcos de ouro os meus ideais:
são de papel, são como aqueles,
perfeitamente, exatamente iguais...
_Que meus barquinhos, lá se foram eles!
Foram-se embora e não voltaram mais!
Deus, nada mais é do que um artista.
Fez a natureza como a mais bela pintura.
Criou tintas que compõem a vida, dar luz à vida.
Da música tirou a harmonia das notas, criando a melodia perfeita do Ser com o mundo.
Da literatura criou o roteiro, na qual fazemos parte como personagens principais.
Nunca precisei fingir estar amando um outro alguém, até porque eu não conseguiria fingir estar feliz quando na verdade há uma dor dentro de mim, choro por não te ter... E seria em vão viver uma felicidade que não existe. Atuar! Não é comigo.
*Exatamente pela luta do meu sonho de ser feliz que resolvi deixar pra trás tudo entre nós. Você está enxergando em mim, uma felicidade que não existe... (Você sempre consegue errar duas vezes pelo o mesmo motivo).
meu caminho
tem folhas de outono
tem noite escura
tem cores quentes
tem dias frios
tem chuva intensa
tem coracao destemido
tem sussurro e gemido
tem dor desmedida
tem chão de estrelas
tem mel de abelhas
tem abrigo e aconchego
tem amor aos pedaços
tem pensamentos ocultos
tem segredos e juras
tem memória intensa
tem pés calejados
tem corpo cansado
tem mente esgotada
tem alma iluminada
tem asas de anjo
tem a luz de Jesus
tem as mãos de Deus!!!
" Permita-me te amar,
E te amarei com tanta intensidade,
Que não poderei mensurar esse amor...
Senão como infinito...
Permita-me sonhar,
E viverei os maiores e melhores sonhos
Reinventando o amor,
Como as nuvens se reinventam no céu.
...Permita-me criar,
e ai sim fracassarei,
...Pois a criação pertence a ti. mulher,,,
...
Nessa luta desigual.
Achei que podia tudo,
Mas descobri que só posso,
Quando me permito completamente a você...”
(Oscar).
Voce já teve a vontade de Mudar? Uma vontade que nem você direito sabe explicar, mas que se Define em Pessoas Novas, ambiente de vida novo, ideias novas, parece que tudo que esta a sua volta não te satisfaz como um dia já fez.É como uma casa bagunçada, você sabe que tem que arrumar mas não sabe por onde começar. Renovar seu circulo de amizade? Sair para lugares diferentes? O que te prende a esse momento? Nem você sabe! Mas, sabe que tem que mudar, mudar que digo se renovar, ver vida novamente em coisas que já viraram rotina.
Então você começa por você mesmo. Nem você sabia mas, deixar seu desejos de lado muitas vezes também viraram rotina, então você começa a se cuidar mais, se amar mais. E quando digo se amar é se aceitar, rever suas atitudes, dar um tempo pra você mesmo, refletir. E você mesmo não aceitando percebe que aquele mundo que um dia era sua cama , hoje não passa de um colchonete velho no sótão .
E você vai buscando cada vez mais dentro de si ,tentando achar uma resposta para sua insatisfação momentânea. Hoje o ser humano não sabe mais aceitar que terá momentos ruins , ele acha que pode “comprar” a felicidade a todo momento, tentando trocar o velho por um novo.
E é quando você percebe que seu maior erro Foi querer tirar algo da sua vida ao invés de Agregar.
Que o dia seja
suave como uma brisa,
tão leve como uma pluma,
festivo como o retumbar de uma vitória,
colorido como o arco-íris,
encantado como uma história de amor,
alegre como as flores,
iluminado como o sol...
E que se prolongue para amanhã,
depois de amanhã, depois e depois...
Um pouco melancólica porque é domingo
Suavizada pelo vinho seco
Pensativa e sentindo falta de alguma
coisa que ainda não tem nome...
Talvez seja de uma voz, não sei.
Reticente, reticente, reticente,
Preguiçosa pra amar
Salpicada de aspereza...
Só sorri 3 vezes durante todo o dia... e de nervoso.
Uma completa desorganização
Inapetência, inabilidade, inconstância...
Melancolia é uma palavra muito bonita.
Faz de conta que eu não publiquei isto.
(Hoje eu almocei caraminholas.)
Eu odeio me sentir assim. Odeio me sentir triste, desanimada. Odeio ler coisas que me deixam mal. Odeio quando as pessoas têm atitudes que me deixam com raiva. Eu queria que tudo mudasse por um instante, que tudo se acalmasse e encontrasse paz. Queria que as brigas cessassem, essas brigas que tanto detesto, que me fazem pensar em decisões precipitadas, que machucam meu coração de forma furiosa. Às vezes, as palavras machucam profundamente, trazendo lágrimas e nos fazendo sentir como um verdadeiro nada. Mesmo desejando ser tudo, é inevitável não se magoar com as pequenas palavras que dizem tanto, expondo tudo o que preferiríamos não ouvir daquela pessoa, aquela que tanto apreciamos, que tanto desejamos ter por perto.
As feridas provenientes de brigas e mágoas anteriores estavam começando a cicatrizar, até que algo aconteceu novamente, algo que fez você chorar, sentir tudo aquilo que evitava a todo custo. E então, as feridas se reabrem, deixando um vazio imenso, um aperto insuportável que traz uma tristeza que invade o coração, quebrando cada pedaço dele, permitindo que a dor se instale naquele momento. Naquele instante, você anseia por sorrisos em vez de lágrimas, por abraços em vez de distância. Porém, isso não é uma opção, pois o desejo não é compartilhado igualmente, depende daquela pessoa que mencionou antes, a pessoa especial, que você gosta tanto, que tanto deseja ter por perto. Mas ela permanece distante, presa em sua própria tormenta, aguardando a paz voltar a envolvê-la novamente.
A paixão é para os tolos, assim como o amor é para os idiotas e a esperança é uma mentira. A gente só acredita no que a gente quer acreditar, mas ninguém acredita na gente!
A vida é uma ilusão, parece até pesadelo.
Eu queria acordar e descobrir que tudo não passou de um terrível sonho, mas a angústia e a solidão bombardeiam meu coração com a mais pura depressão.
Tenho vontade de deitar na cama e ficar ali até envelhecer e apodrecer.
Mas luto todos os dias para isso não acontecer!!!
Só tenho um método de estudo: Se estou lendo algo e percebo que não tenho a menor intenção de guardar aquilo na memória para sempre, paro de ler no mesmo instante.
Também nunca permito que me ensinem algo que não quero saber.
DÊ UM SUSPIRO
A vida não é fácil, dê um suspiro e conte até 10 ou 1.000 se for preciso. Você se sente esgotado? Não sabe o que fazer e por onde começar? Respire. Pense. Se não conseguir resolver o problema, dê um suspiro e pense novamente. Escolhas erradas todo mundo faz, mas você pode mudar isso se tirar 1 minuto para respirar e pensar. Falar para alguém se acalmar não é uma boa opção, então respire. Vai dar tudo certo se você souber esperar. A vida é passageira, devemos nos controlar. Esse é meu conselho para acabar com sua ansiedade e com o seu desespero. Ultimamente o suspiro está sendo a solução de um problema, já que o mundo não para, já que o mundo está agitado demais para entender. O suspiro é a mente se aliviando, a alma se purificando, o sentimento de tristeza em desespero tentando se controlar. Se você não der um suspiro, assim como a panela de pressão, você pode estourar. Dê um suspiro!
Tinham o rosto aberto a quem passava.
Tinham lendas e mitos
e frio no coração.
Tinham jardins onde a lua passeava
de mãos dadas com a água
e um anjo de pedra por irmão.
Tinham como toda a gente
o milagre de cada dia
escorrendo pelos telhados;
e olhos de ouro
onde ardiam
os sonhos mais três malhados.
Tinham fome e sede como os bichos,
e silêncio
à roda dos seus passos.
Mas a cada gesto que faziam
um pássaro nascia dos seus dedos
e deslumbrado penetrava nos espaços.
"O sofrimento é um dos supostos motivos para existência do medo. Supõe-se que para vencê-lo, o otimismo é empregado e apelidado de sonho. Visto que o que se sonha é o ideal - e o ideal não existe - resta-nos o medo da decepção, como a alternativa única, virando uma premissa básica para o ato de sonhar. O que se sonha então, é pura ilusão! O que potencializa de fato, a causa da dor.
Todavia, o resultado a curto prazo é impressionante! A verdade é que ninguém quer sofrer. E acredita-se que nos sonhos, alcançamos abrigo seguro; mesmo que sumam no primeiro abrir dos olhos...
Porém, utiliza-se dessa frustração premeditada e pré-programada apenas quem quer. Acima de tudo, somos racionais e somos conscientes. Nós é quem decidimos o que sonhar! E acreditar no inesperado, sabemos que é sempre decepcionante.
A verdade está na sua frente, e a decisão está em suas mãos. Portanto, antes de agir lembre-se:
- A dor é inevitável. Não tenha medo de sofrer...certifique-se apenas de não ter mais coragem de sonhar!"
Ciranda
Meu coração andarilho
vagou por tanto caminho.
Tanta curva, tanto trilho,
tanta rota em desalinho.
Tanta luz de pouco brilho,
tanta flor de muito espinho.
Tanto beijo maltrapilho,
tanta cama sem carinho.
Tanta gente ao derredor,
tantas vezes eu tão só
te chamei desesperado.
Até que num belo dia
fez-se a mais louca magia
e eu acordei do seu lado.
O Deus Brincalhão
Ninguém pede para nascer.
A vida nos é dada por um ato de amor.
Os românticos o afirmam.
Será ? Indagam outros.
Castigo cruel, replicam outros mais.
Mas o que é a vida ?.
Aos simplistas, uma corrida cujo final
já sabemos desde que essa
aventura fantástica se inicia,
ao chorarmos nos braços de nossa mãe, extasiada.
Morrer é fácil; viver é difícil, já o disse o Filóso.
Seguir vivendo, esse o nosso destino.
E vivemos, vivemos, vivemos.
Há momentos em que pensamos possível seguir
continuamente adiante. Afinal, não pedimos
a vida. Agora que nos afeiçoamos a ela , retirá-la
sem o nosso consentimento seria injusto, cogitamos .
No fundo, sabemos que garantias não há. Melhor não nos iludir.
Aceitar, é o que nos resta. Mesmo que, por algum capricho,
muito longe já estivermos.
Pois o tempo, que é a medida de todas as coisas,
não se esquecerá de você, meu amigo, e, como um Deus brincalhão, chegará sorrateiro para lembrá-lo que outros aguardam para ocupar o seu lugar e também enfrentar esse inominável desafio que é viver, sem ter pedido.
Mas, o que é a vida ?
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Poesia de amigas para sempre
- Poesias de Amor de Vinícius de Moraes
- Poesia Felicidade de Fernando Pessoa
- Poemas de amizade verdadeira que falam dessa união de almas
- Frases de Raul Seixas para quem ama rock e poesia
- Poemas de Amizade de Vinícius de Moraes
- Poesias para o Dia dos Pais repletas de amor e carinho