Poesia do Preconceito Vinicius de Morais
O que eu acho mais ridículo nos diálogos, são aqueles que se dizem intelectuais. Estes querem apenas estar certos para erguer um troféu. Esqueceram o significado da palavra Filosofia: amor pela sabedoria.
Tudo que dizemos para alguém é o que a consciência quer nos dizer, mas em vez de refletirmos, externamos, projetando para outra pessoa.
Tenha um propósito de vida claro e definido, assim, as pedras no caminho parecerão pequenos cascalhos.
Jamais guarde para si um problema ou angústia não resolvido, transcreva-o para um papel, compartilhe-o com alguém de sua confiança e vá a um(a) psicólogo(a). Assim, certamente aconteceram duas coisas: sua situação será resolvida ou se tornará bem menor do que aparenta.
Quero sentir o gosto do beijo sem me preocupar com o depois. Sentir a sensação de estar dentro do corpo. Vida que me impulsiona a querer ser livre, voar pelos quatro cantos do mundo sem precisar de documentos. Sentir o vento que toca os poros. No orvalho, a lágrima de Deus. “Por que fizeste a vida para que sofram?” Pergunta o velho desolado olhando pra cima. A vida já havia lhe tirado tudo. Da onde Deus se escondia soavam notas musicais, cada som um significado, ele era o maestro que conduzia o espetáculo. O sofrimento era parte do enredo, dava sentido a alegria. Dias daqueles que qualquer um sonha, céu azul, sol penetrante… os olhos eram dois diamantes, a boca revelava os segredos que guiavam… o enredo.
"O dinheiro nunca vai mentir pra você, e o amor nunca vai pagar suas contas. Então foque em dinheiro que jamais lhe faltará mulheres, foque em mulheres que sempre faltará dinheiro."
Haverá realismo nas redes quando cada indivíduo baixar a máscara da vaidade para divulgar suas dores e fracassos.
Mesmo criando leis, não impedimos aqueles que querem fazer o mal, focamos em sobrevivência e bem estar. Como se manter seguro num ambiente de controle psíquico que nos induz a nossos instintos mais primitivos pela sobrevivência?
Quero a sutileza que separa o sensual do vulgar, contemplar a existência com os olhos de quem olha por dentro. Me desmistificar de tentativas de decifrar o indecifrável. Admirei o horizonte como quem vê o inalcançável, plantar a semente, regar e colher seus frutos durante toda minha vida, sonhar com o dia que não precisarei almejar, tudo já me pertence em algum lugar. Destroços no jardim ao redor do pomar. Linhas presas aos meus membros me movimentam no ar. Só quero respirar, beber a água que vem do céu, sorrir com facilidade como quem rasga uma folha de papel. Suportar a dor como quem deseja resistir. Se eu fosse Deus começaria tudo de novo.
O ser humano realmente é terrível, por puro egoísmo e interesse ele mente e fere descaradamente o outro, por autopreservação, não há quem não tenha um ponto fraco capaz de despertar a sombra oculta: o próprio horror, a brutalidade... Nesse mundo insano, se limitar a pureza pode ser a autocondenação, é preciso ser sempre esperto, se manter em alerta, conhecer as possibilidades do perigo, desconfiar do que pode acontecer e se precaver, se armar. Agora, quanto vale a sua vida? Por ela, você está disposto a ter vigilância? Você é predador ou presa? Você é lobo ou cordeiro? Mesmo se auto definindo uma pessoa boa, saia da ilusão que você só vai encontrar pela estrada pessoas com intensões boas, flores e arco-íris. E assim, cumprindo as escrituras, a maldade do mundo tem se multiplicado a cada dia e por autoproteção o ser humano frustrado se rendeu a frieza, se tornou receoso, medroso, fechado, desconfiado, desinteressado, descrente e por fim, um lobo solitário, um ser machucado e revoltado predador. É raro encontrar um ingênuo perdido, geralmente ele já foi abatido pela realidade dura, nua e crua; cruel. É triste? Só há uma escapatória: olhe para cima, olhe para O Redentor.
A técnica é o meio que possibilita o sucesso, quando a lógica se esgota, não como um meio final mas como um complemento que permeia todo o processo.
Não espere muito dos outros, muito menos de você mesmo, ademais, nunca espere, e sim, faça acontecer.
Torna-se notório os preceitos para o êxito da evolução dos indivíduos: Ser capaz de manter e melhorar seu próprio corpo, pois o que nos sustenta necessita de uma boa alimentação, exercícios constante, e desafios, como também transitar em meio a luz solar para nos revigorar as células e socializar para revigorar a mente. Ser referência para outros, por atos de caráter e exemplos de um líder com virtudes. Ser um exemplo a si mesmo, não esperando e nem ligando para julgamentos de outros e sim para fazer por si próprio e não para impressionar. Ser independente, buscando fazer mais coisas sozinho e enfrentar seus medos, além de ser crítico e duvidar do comum. Ser realizado, buscando realizar seus sonhos, aproveitando o processo e buscando a felicidade em meio a obstáculos. Ser sagaz, e além disso arriscar-se, para assim ter histórias a contar. Ser mutável, e se adequar a momentos, além de saber que tudo muda constantemente, mas nunca perder seus princípios. Ser requisitado, fazer com que outros dependam de você, e proporcionar motivos para isso, não como algo que te deteriore, mas como algo que te proporcione momentos e vínculos. Ser complacente, e sempre buscar evoluir espiritualmente, sendo alguém melhor e fazendo o mundo um lugar melhor, não se importando de mais com os baixos da vida e nem situações indesejadas, mas buscando ser superior nos testes da vida. Ser você mesmo, mesmo quando não conseguir ser tudo isso, seja quem você quer ser, ame, dance, cante, lute, fique feliz, fique triste, faça o que nunca fez antes, faça tudo de novo e de novo, até cansar, e tenha certeza que a vida não pode ser regida por preceitos, mas serve para lembrar, pois o caminho para eternidade é cheio de curvas e as vezes nos encontramos perdidos, no fim só precisamos viver a vida!
A loucura já arrastava lentamente cada grão de incerteza que havia em consoante do eu próprio. Diante perfeita escuridão tão longínqua fazia luz o sorriso próximo da própria alma. Pois diante os infinitos pequenos pedaços do tempo, nem mesmo tal eternidade daria fim ao caos que trazia tamanha e bela felicidade. E de tantos fins, inefável era o sentimento ilustre de afinidade com o raro e incomum senso de libertação, não do externo, mas de si mesmo. De tudo que restou, fazia-me completo em meu ser a crescente inexistência de tudo que já não havia mais razão, e dessa forma, veio-me a tão simples e singular plenitude que transcendia o real valor da vida, a incompletude.
Negeralizo, contabilizo, esses tempos estava mentindo, usei a ocasião para aplicar, o oportunismo, igual ao mister M revelando qual o truque, abra cadabra, vida moderna que me impulsiona pros memes, nunca li o genisis, outra forma de preencher o vazio de não nos conhecermos, igual um prato vazio a espera do alimento, massa sem fermento, alimento no deserto, sendo esperto antes de ser um feto dentro do ovário, o significado da vida está no dicionário, pretenção mais ação, ficção, ficçaçao, demonstração, demonstra-a-ação, faço minhas suas palavras, correntes, vírus que trava, alergia que escarra, da colheita a praga, faca afiada, olho que olha pra dentro, sensibilidade, contato com o vento, livre do tormento, profundidade jamais alcançada, fiz das palavras uma escada, vejo tudo de cima, inveja, alegria e minhas manias, imagine aquele que revela o mistério, desde a época do caderno, agora no brilho da tela, luz que vem de dentro, chuva que penetra no cimento, magos do passado me entristecendo, ações que envergonham quem tá vivendo, sou o brilho do reflexo do que eu tô vendo. Escrevi pra acalmar meu peito.
Independente do que façamos, seja algo bom ou ruim, nosso tempo de vida está indo embora, logo surgirão outros que ocuparão nosso lugar.
Descronstruindo a mente, olhares que desmentem, máscaras que caem, distrações pra que o mais valioso na vida não seja notado, o predador que mira no alvo, o sistema que privilegia e escraviza por saldo. Dizem que estou nervoso, mas to calmo, nunca viram a fúria da presa que por ódio se transforma no monstro. Na selva tem que ter à coragem pra ser mais que um ator, valor é amor, o resto é consequência da sobrevivência. Eu quero a excelência na vivência mais do que aparência antes da falência. Se a casca dilui, eu quero a essência. Ciência de povos escravizados, ignorados pelo passado, a visão do futuro tem nos guiado, olhares atentos ao que tem nos cercado, estou vivo quando respiro, me inspiro com o sol e a lua, estrelas que do céu nos observam vendo seres minúsculos, trafego no espaço sendo existência ilimitada, tenho passe livre pra me espalhar pelo todo, sou a metamorfose da matéria, são tentativas de estabelecer conexão com o interior do coração, entender os porquês que te guiam a orar, frisei a parte digna da vida, vida que passa enquanto nos preocupamos em curar feridas, procurei respostas além dos discursos dos profetas, o caminho é cheio de inclinações e curvas, na vida, a morte é a única linha reta.
Palavras são caminhos que percorremos, tô descansando porque quase sempre tô correndo. Desfiz do que pensava ser, sou momento, atitude, histórias a serem apagadas, um filtro que capta e detecta, estou preso entre o erro e a escolha correta, perfeita execução, quando eu me for quero que minha passagem faça sentido.
Palavras guardadas em garrafas e transportas pelas águas, aventuras que estimulam, liberdade aprisionada a sete chaves, olhares congelados em miragens, ilusões pra todos os gostos, sabor de morte na prato, no altar, há esperança, na inocência da criança reside a essência que será modificada, bisturi, tesouras, no teclado do faturamento a sujeiras do seus dedos, a bala que sai da arma protege o direito de matar pra não morrer, somos bárbaros, nossa espécie consome todo as as fontes de energia natural, na rotação do planeta existem almas procurando sentido. Na existência do cosmo as respostas estão contidas, curei feridas expostas, analisei propostas das mais diversas esferas.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Poesia de amigas para sempre
- Poesias de Amor de Vinícius de Moraes
- Poesia Felicidade de Fernando Pessoa
- Poemas de amizade verdadeira que falam dessa união de almas
- Frases de Raul Seixas para quem ama rock e poesia
- Poemas de Amizade de Vinícius de Moraes
- Poesias para o Dia dos Pais repletas de amor e carinho