Poesia de Sören Aabye Kierkegaard

Cerca de 55 poesia de Sören Aabye Kierkegaard

Mas quando alguém prega o cristianismo de tal forma que o eco responde: "Fora com esse homem, ele não merece viver", saiba que esse é o cristianismo do Novo Testamento.

Aquele que se amou a si próprio foi grande pela sua pessoa; quem amou a outrem foi grande dando-se. Mas o que amou a Deus foi o maior de todos.

Não importuno Deus com mesquinhas inquietações; fixo os olhos unicamente no meu amor, cuja chama clara e virginal, guardo dentro de mim. Confia a fé em que Deus cuida das mínimas coisas.

A mulher é sonho. Ela apenas desperta ao contato do amor. Mas nessa existência do sonho, podemos distinguir dois tempos; Primeiro o amor sonha com ela, depois ela sonha com amor.

O "eu"é uma relação que não se estabelece com qualquer coisa alheia de si, mas consigo própria. Mais e melhor do que na relação propriamente dita, ele consiste no orientar-se dessa relação para própria interioridade. O "eu" não é uma relação em si, mas sim o voltar-se sobre si própria depois de estabelecida.

⁠Qual é mais difícil, despertar alguém que dorme ou despertar alguém que, acordado, sonha que está acordado?"

⁠Deus cria do nada. Maravilhoso, você diz. Sim, com certeza, mas Ele faz algo ainda mais maravilhoso: ele transforma pecadores em santos."

⁠ As pessoas me entendem tão mal que nem mesmo compreendem minha queixa sobre elas não me entenderem.

Louvado seja o casamento, louvado seja todo aquele que o exalte! O que afirmo não é nenhuma nova descoberta, pois seria bastante difícil encontrar novidade que se refira à mais velha instituição do mundo.

⁠É um golpe de sorte encontrar alguém que mereça ser seduzido. (...) A maioria das pessoas sai correndo na frente…

Soren Kierkegaard
Diário de um sedutor.

⁠O que é um poeta? Uma pessoa infeliz que esconde uma angústia profunda em seu coração, mas cujos lábios são formados de tal forma que, à medida que suspiros e lágrimas passam por eles, soam como uma bela música.

O amor é a expressão daquele que ama, não daquele que é amado. Aqueles que pensam que só podem amar as pessoas que preferem, na verdade não amam. O amor descobre verdades sobre os indivíduos que outros não podem ver.

⁠Nunca deixe de amar uma pessoa e nunca desista da esperança por ela, pois até mesmo o filho pródigo que caiu mais baixo ainda pode ser salvo; o inimigo mais amargo e também aquele que era seu amigo pode ser seu amigo novamente; o amor que esfriou ainda pode se acender.

⁠Desde minha mais tenra infância, uma farpa de tristeza se alojou em meu coração. Enquanto ela permanece, sou irônico - se for retirada, morrerei.

⁠A raça humana, ao longo do tempo, tomou a liberdade de suavizar e suavizar o Cristianismo até que, finalmente, conseguimos transformá-lo exatamente no oposto do que está no Novo Testamento.

⁠Aquele que tem autoconfiança como crente é um maior pecador aos olhos de Deus do que o incrédulo perturbado.

⁠Há entre o céu e a terra apenas um único caminho: seguir após Cristo; tanto no tempo quanto na eternidade só há uma escolha, uma única escolha: escolher este caminho; só há na terra uma única esperança eterna: seguir após Cristo até o céu. Há na vida uma única alegria bem-aventurada: seguir após Cristo; e na morte uma única última alegria bem-aventurada: seguir após Cristo para a vida.

Soren Kierkegaard
Søren Kierkegaard: Discourses and Writings on Spirituality (2019).

⁠Escolha isso ou aquilo, você irá se arrepender. Ame ou não ame, chore ou não chore, se enforque ou não. Dá na mesma. Você irá se arrepender de qualquer forma.

Soren Kierkegaard

Nota: Trecho modificado do livro "Either / Or" (1843).

⁠Há um incêndio no interior de um teatro. O palhaço sobe ao palco para avisar o público. Eles pensam que é uma piada e aplaudem. O palhaço repete e é aplaudido com mais entusiasmo. É como eu penso que o mundo chegará ao seu fim: sendo aplaudido por testemunhas que acreditam que tudo não passa de uma piada.

Soren Kierkegaard
Either/Or A Fragment of Life (1992).

Enganar-se a respeito do amor é a perda mais terrível; é um dano eterno, para o qual não há compensação nem no tempo nem na eternidade!

Inserida por LEandRO_ALissON