Poesia de Reflexão

Cerca de 26651 poesia reflexao Poesia de Reflexão

Reflexão sobre a vida

Durante muitos anos, o povo do Egito viveu como escravo e construiu o império do faraó. Clamaram a Deus pela libertação dessa terrível escravidão. E, de tanto clamarem, Ele atendeu e libertou seu povo.

Após a libertação tão desejada, o que aconteceu? O povo voltou ao faraó, pedindo para ser escravo novamente e ter uma carteira assinada...

O que este povo aprendeu?
Nada!

Inserida por oeversondv

⁠*Bom dia.*

Hoje, quero compartilhar uma reflexão que surgiu de uma conversa com um grande amigo, o Dr. Carvalhaes, um médico que dispensa comentários.

Falávamos sobre como a estrada para o inferno é muitas vezes pavimentada com boas intenções.

Quantas vezes vemos pessoas com o coração cheio de vontade de ajudar, mas sem a preparação necessária, acabam atrapalhando mais do que auxiliando?

Isso nos leva a pensar sobre a importância de agirmos com sabedoria e discernimento.

Que Deus nos conceda a clareza para entender quando e como agir, a humildade para reconhecer nossos limites, e o respeito para valorizar o conhecimento e a experiência dos outros.

A verdadeira amizade não é apenas estar presente nos momentos de necessidade, mas também saber como ser uma presença positiva e edificante.

Que nossas intenções sejam guiadas pelo amor e pela verdade, sempre sob a bênção de Deus.

Inserida por MDP007

Reflexão sobre o Diálogo e a Importância das Relações !

Quando realmente nos importamos com alguém, as palavras fluem com facilidade. Conversamos sobre qualquer assunto, desde os mais profundos até os mais triviais, pois o que realmente importa é a oportunidade de estar em diálogo, de compartilhar pensamentos, sentimentos e experiências.

Mas, quando as palavras começam a rarear, e o silêncio se torna mais presente, é sinal de que algo mudou. Talvez a importância daquela relação esteja se perdendo, talvez o encanto dos momentos compartilhados esteja diminuindo.

O silêncio pode ser uma resposta para o que não sabemos como expressar, mas também pode ser um reflexo de que aquilo que antes nos conectava já não faz mais sentido. É nesse momento que precisamos parar e refletir: o que aconteceu com o nosso diálogo? Será que ainda há espaço para resgatar a importância daquela conexão? Porque, no final, é o diálogo que nos une, nos fortalece e nos faz sentir que, apesar de tudo, não estamos sozinhos.

Inserida por Pianco

⁠Uma semana de luz, de bençãos, de afetos, de reflexão, de compaixão, de solidariedade... e que seja de todas as cores.
Flávia Abib

Inserida por FlaviaAbib

⁠Frases, textos e citações by Josy Maria

Reflexão de hoje

É claro que o mal existe, é ingenuidade pensar que não, além de ser um risco. É claro que há pessoas que vivem de praticar maldades, mentir, manipular, usurpar, abusar da bondade e da boa fé alheias. Mas cada um oferece o que tem dentro de si. Eu tenho muitos defeitos, mas se tem uma coisa que eu definitivamente me recuso é alimentar o joio do meu peito, pelo contrário, quero arrancá-lo, curar-me das inferioridades que me habitam, claro, sem a pretensão de ser perfeita. Recuso-me a me tornar igual ao que abomino, a participar da dança das cadeiras para ver quem vai sentar na lama. Porque é assim que vejo as pessoas que vivem de maldades e intrigas. Elas esquecem de uma coisa, o mundo gira. E a lei do retorno existe, elas aceitando ou não. E o que eu lembro, diariamente, é que no final é tudo entre Deus e eu. Até lá, cada um que faça uso do seu livre arbítrio, fazendo o que lhe apetece. Depois, Deus sabe. E é por isso que eu entrego tudo a Ele, porque Ele vê o que não vejo e sabe do que não sei.


Josy Maria

Inserida por JosyMaria

⁠Bom dia...

Hoje, quero compartilhar uma reflexão que Deus tem colocado no meu coração.

Ao longo da minha caminhada, com muita humildade e aprendizado, consegui escrever o Guia do Vencedor, onde falo sobre como a fé e a perseverança nos conduzem à vitória.

Mas nada disso seria possível sem a presença constante de Deus em cada passo dado.

Que neste dia, possamos nos lembrar de que a verdadeira força vem Dele, e que com fé e humildade, somos capazes de superar qualquer obstáculo.

Que Deus abençoe o seu dia 🙏

Inserida por MDP007

⁠Pertencimento – Uma reflexão

O sentimento de verdadeiro pertencimento carrega compromisso
Que dispensa contratos; que dispensa os juramentos.
Com certeza, pertencimento é ser, enquanto estamos.
Nasce por desejo, vinga por pura paixão,
Mas se mantém aceso, vivo e forte
Maduro; presente na alma e no coração.
Alimentando a nossa necessidade de fazer parte.

Pertencimento não é perene, precisa de cuidados.
Pertencimento não é ”para sempre”, até a morte.
É um engajamento consciente de mão dupla
Nutrido por interesses mútuos, por visões iguais
Entre os desiguais que somos, todos nós.
Engana-se quem pensa que é sentimento vitalício
Pertencimento não é domínio; não é posse.

O pertencimento nos desafia a ser melhores.
Criamos mais qualidade em nossas vidas;
Colocamos mais qualidade em nossas ações;
Durante o percurso, entregamo-nos com mais empenho
Enquanto recebemos a qualidade plena dos demais,
Através de suas atitudes, do seu prestar.
O pertencimento é sentimento definido por muitos.

Para Carlos Santarem é “ser, enquanto estamos”.
Para Vinícius, é ser “infinito enquanto dure”
E, enquanto durar, estaremos amparados e protegidos.
Caminharemos, lado a lado, ajudando nossos pares.
Fortaleceremos os nossos laços, fazendo novas conquistas.
Seremos parte viva de um grande todo.

Carlos Santarem

Inserida por carlos_santarem

⁠Ao ouvir meus raps de reflexão, percebo minha imaturidade, sou muito racional em certos momentos, mas isso é errado, meço o mundo com minha régua, e esqueço que somos 7 bilhões de pensamentos.

Tenho que amadurecer emocionante, e, por incrível que pareça, tenho que ser mais flexível com as pessoas, principalmente com quem amo e gosto, a racionalidade só serve no mundo ideal que existe em minha cabeça psicótica, na vida real, o mundo ideal é uma ficção.

Inserida por tarinmichael

Reflexão de um Sábado à Noite

Foi num sábado à noite,
Em conversa com um amigo,
Falávamos da importância
De um objetivo bem definido.

Somos amantes das poesias,
Da arte e do saber,
E ele perguntou da academia,
Respondi que parei de fazer.

"Para onde queremos ir?",
Foi o ponto principal,
"Muitos querem tudo alcançar,
Mas no fim, não chegam ao final."

Refleti sobre o tempo,
As 24 horas do dia,
Com tantos afazeres,
Como manter a harmonia?

Dedicar tempo a Deus,
Arrumar a casa com fervor,
Cuidar dos filhos, estudar,
Trabalhar com amor.

Criar conteúdo, cuidar de nós,
Ir à igreja, à pizzaria,
E na churrascaria, relaxar,
Como encaixar tudo na rotina?

No final, concluímos juntos,
É questão de organizar,
Criar hábitos e cronogramas,
E a vida vai se encaixar.

Primeira regra da vida:
Mantenha a casa limpa e organizada,
Ensine aos filhos a ordem,
Isso trará benefícios.

Pessoas grandes e inteligentes,
Para o mundo, isso será presente,
Seja sempre uma pessoa boa,
Mesmo que ninguém valorize isso.

Deseje o bem até a quem não merece,
Mesmo que se irrite, continue praticando,
Mantenha um bom coração,
Sempre o bem, espalhando.

Lembre-se do jovem Davi,
Que Deus notou, mesmo sem ninguém ver,
Mesmo que ninguém te note,
Viva de forma que a Deus agrade, até o amanhecer.

Ele te fará lembrado,
No momento certo, sem alarde,
Viva o tempo fazendo o bem,
E seu esforço será notado, sem alarde.

Inserida por beatriz_pinheiro_4

⁠Reflexão sobre a Reciprocidade por Aline Kayra.

A vida é um sopro, leve e fugaz.
Buscamos na essência, uma conexão.
Expectativa de dar e receber,
Mas a cegueira emocional nos cega.
Pessoas caladas, surdas ao amor,
Escondendo riquezas de afeto profundo.
Sentimentos surgem, confusos e inseguros.
Como um campo minado, evitamos nos aproximar.
Sentindo-nos indesejados, em nossa dor.
O joio cresce, confundindo a alma.
E o amor se torna um terreno estranho.
Mas não devemos aceitar essa sombra.
Convivemos com o mal, ao nosso redor.
Normalizar o sofrimento não é a opção.
Devemos lutar pelo cultivo do amor.
E nunca esquecer que somos filhos de Deus.
A luz deve brilhar, dissipa a treva.
Que a reciprocidade resplandeça novamente.

Inserida por AlineCairaG

⁠Se a vida nos empurra para momentos de reflexão, o que podemos esperar é que, o caminho a escolher, não seja o mais fácil mas sim o correto.
Porque a vida não é escrita a lápis e não existe borracha para apagar erros passados ou novos erros.
Então, tentemos apenas, errar menos...

Inserida por miguelparenteneto

⁠REFLEXÃO PATERNA

Demétrio Sena - Magé

Ninguém escolhe o pai que terá. Ser filho é uma sorte favorável para uns, desfavorável para outros... na verdade, para maioria, sobre ter pai. Aliás, o número de filhos que nunca teve um pai, de fato nem de mentirinha, consanguíneo nem adotivo, é imenso. Infelizmente, há casos em que não ter a presença de um pai é melhor do que ter. É aí que tantas mães viram pais, o que não é comum vice-versa.

Ser pai é uma escolha. Essa escolha não pode ser apenas a de fazer uma filha, um filho. Ela deve ser intensa e verdadeira, do fazer ao criar, com afeto; provisão; orientação; acompanhamento presente, com todas as responsabilidades que acompanham o amor. Não entendo como alguém escolhe ter filho e não ser pai; "modelar" simplesmente, um ser humano, e não cuidar. Deixar de lado, abandonar ou ser presença negligente. Muitas vezes brutal; violenta; opressora.

Não chamo de abandono a separação da mãe, e sim, ao tornar essa essa mãe sua ex-mulher, também transformar o filho, a filha em ex-filho; ex-filha. O mundo está cheio de órfãos de pais vivos. Também há mãe que abandona, mas o número de pessoas criadas apenas pela mãe é incontável. São milhões que não têm ao lado nem nos registros de nascimento, a referência do pai. Só conhecem mãe.

Sonho com um tempo de mais filhos felizes. Mais pais presentes, em todos os contextos e sentidos. E de menos dias dos pais que só servem para muitos lamentarem ausências paternas ou presenças que seriam melhores como ausências. Espero que as minhas falhas como pai, até então, ainda estejam naquele grupo das que fazem um homem "passar raspando" em suas provas finais
...

Respeite autorias. É lei

Inserida por demetriosena

⁠Queridos alunos do curso de Libras,

Quero compartilhar uma reflexão importante com vocês: permitam-se ser os protagonistas da sua história. Aprender Libras é uma jornada cheia de significado e potencial, e cada um de vocês tem a capacidade de fazer a diferença, tanto na sua própria vida quanto na vida daqueles que se comunicam por meio dessa língua tão rica.

Ser protagonista é mais do que apenas aprender o conteúdo das aulas. É ter a coragem de seguir o seu próprio caminho, mesmo quando as opiniões dos outros parecem te desviar. É ouvir a sua voz interior, confiar na sua intuição e fazer escolhas que estejam alinhadas com os seus valores e sonhos.

Vocês estão se capacitando para serem pontes de comunicação e inclusão, e isso é um poder imenso. Não deixem que o medo de errar ou a necessidade de aprovação de outras pessoas os impeçam de avançar. O aprendizado de Libras não é apenas uma habilidade, mas um passo em direção a uma sociedade mais inclusiva e conectada.

Lembrem-se: a história que vocês escrevem é única e valiosa. Não deixem que as opiniões alheias ditem o ritmo ou o rumo que ela vai tomar. Sejam ousados, sejam protagonistas e tenham orgulho da jornada que estão trilhando. O mundo precisa de pessoas como vocês, que escolhem fazer a diferença! 🖊️09/08/2024. Iza lira.

Inserida por iza_lira

⁠Reflexão de hoje:
Quando o limite chega

Quando estamos no limite, as forças parecem se esgotar com coisas que talvez em outro momento seriam mais fáceis de lidar. É como se as camadas de sofrimento se acumulassem, e qualquer nova exigência fosse a gota que faz tudo transbordar. Às vezes não conseguimos lidar com as necessidades do outro, diante de nossas próprias dores. É importante reconhecermos que não estamos em condições de oferecer o que as pessoas pedem. E quando não queremos que os outros saibam o peso que carregamos, por motivos nossos, que só nós sabemos, às vezes por já ter ouvido palavras erradas em momentos excruciantes, que foram ditas por falta de conhecimento, ou de empatia, mas que nos feriram, e ao mesmo tempo nos sentimos culpados por parecer distantes ou negligentes, a sensação de impotência só aumenta. Mas, é importante lembrarmos de que temos o direito de priorizar nossa saúde mental e emocional. A culpa muitas vezes nos impede de fazer isso, mas é importante reconhecer que cuidar de nós mesmos não é negligência, é autocuidado. Tentar equilibrar o sentimento de responsabilidade com nossas próprias limitações emocionais é extremamente difícil. E pode aumentar o peso de nossas angústias, porém, ninguém é capaz de dar o que não tem, e se estamos em um momento em que nossas reservas emocionais estão esgotadas, atender a essa demanda pode nos machucar ainda mais. Que possamos nos permitir colocar nossas necessidades em primeiro lugar, especialmente quando nosso mundo parece estar desmoronando. Talvez seja o momento de aceitar que, nesse instante, nossas energias precisam ser direcionadas para sobreviver e nos fortalecermos, e que é impossível carregar o peso do mundo em nossas costas.

Josy Maria

Frases, textos e citações by Josy Maria

Inserida por JosyMaria

Bom dia, queridos amigos!

Hoje quero compartilhar com vocês uma reflexão sobre o que eu chamo de Jesuscidência.

Sabe quando você planeja algo com todo cuidado e, de repente, as coisas saem do controle, mas o inesperado acaba sendo muito melhor do que o que você havia imaginado?

Pois é, eu acredito que esses momentos não são meras coincidências, mas sim a mão de Deus agindo em nossa vida de forma surpreendente.

Quando confiamos nossos planos e caminhos a Ele, mesmo os desvios se transformam em bençãos.

Talvez o que planejamos não era o melhor para nós, e é então que acontece a Jesuscidência, quando Ele nos conduz para algo muito maior e melhor do que nossos próprios sonhos.

Que hoje seja um dia de confiar no que a vida traz, sabendo que, se algo não sair como planejado, pode ser a ação divina nos guiando para algo ainda mais grandioso.

Tenha um dia abençoado e cheio de Jesuscidências!

Inserida por MDP007

⁠Reflexão

Imperfeito é tudo, nem há poente tão belo que o não pudesse ser mais, ou brisa leve que nos dê sono que não pudesse dar-nos um sono mais calmo ainda. E assim, contempladores iguais das montanhas e das estátuas, gozando os dias como os livros, sonhando tudo, sobretudo, para o converter na nossa íntima substância, faremos também descrições e análises, que, uma vez feitas, passarão a ser coisas alheias, que podemos gozar como se viessem na tarde.

Nilo Deyson Monteiro

⁠__✍️__

Meu coração
sempre mergulhado em reflexão!
Meu pé
lentamente na estrada da vida,
caminhando pela fé,
pensando na ida e na vinda,
pra descansar tomando o meu café
e preparando as minhas refeições,
sem perder de vista o poder das orações!
***
💚🙏💙

Inserida por ostra

Uma reflexão profunda sobre o poder da ilusão nos leva a questionar: não seria o maior triunfo do maligno não a falsa crença de sua inexistência, mas sim o fato de ter enredado Deus nas amarras da religião, fazendo com que muitos vejam o divino como refém das instituições, quando, na verdade, o ser humano deveria compreender que sua dependência de Deus transcende qualquer sistema religioso?
Deus está além de qualquer sistema, e a verdadeira dependência deveria ser do ser humano para com Deus, independente de doutrinas ou crenças.⁠

Inserida por danielmachadotalk

⁠POEMINHA DE REFLEXÃO

Construimos pontes
desviamos rios
criamos vidas
tiramos vidas
reformamos deuses
a inamovível certeza de sermos
senhores, donos e reis do Universo.
Bactérias dissolutas
tsunamis, efeito estufa
vírus devastadores
rios e represas secando
desastres catastróficos
realçam o ridículo de sermos
senhores e donos do Universo.

Autor Benedito Morais de Carvalho (Benê)

Inserida por BeneditoMorais

⁠Bom dia!

A vida é um constante convite à reflexão.

Valorizar a família é um dos maiores gestos de sabedoria que podemos ter, pois, em meio às ilusões do mundo, é ela que nos sustenta com amor verdadeiro.

Quando nos deixamos levar pela traição e falta de respeito, as consequências são dolorosas, atingindo não só nossas vidas, mas as de todos que amamos.

Deus, em Sua infinita bondade, nos chama a cuidar daquilo que é essencial.

E é na amizade verdadeira, baseada no respeito, que encontramos forças para nos manter firmes e conscientes do que realmente importa.

Hoje, que possamos refletir sobre as escolhas que fazemos e lembrar sempre de valorizar aqueles que nos cercam com amor e lealdade.

Que Deus ilumine seu dia com sabedoria e paz!

Inserida por MDP007

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp