Poesia de Perdão
A culpa petrifica mas a responsabilidade mobiliza a se reparar o erro. A culpa pode ser considerada uma auto-condenação sem perdão que justifica e muitas vezes reafirma que não existe nada mais a fazer mas enquanto não nos movimentarmos para amenizar o erro, não haverá diminuição da pena e muito menos absorvição. O inferno começa em vida para todo aquele que erra e não reconhece a culpa.
Hoje limpando minha casa, vieram pensamentos tão fortes, quase palpáveis, limpar as coisas aparentes pode ser cansativo, mas é fácil. Então percebi o quanto é difícil limpar por dentro tudo que está arraigado em nossa alma, em nosso coração. Existem coisas até mesmo esquecidas, mas de repente você se sente oprimido, uma dor profunda inexplicável, aí que temos de buscar em nós uma força maior que a dor para superar e arrancar as raízes de todo mal. Não vale a pena guardar nada que não seja para nosso crescimento e para sermos livres de culpas ou dor na alma. Sejamos fortes o bastante para perdoar e amar, assim como Jesus nos ensinou, amar e perdoar mesmo aqueles que nos mágoa, que nos persegue. Não há maior e mais lindo sentimento que que o AMOR.
Em algum momento na vida teremos que perdoar, não pelo passado ou presente mas para garantir o brilho Divino e Eterno de um Espírito...
Quando perdoamos, lamentavelmente equivocados, achamos que refere-se a alguém. Aos poucos percebemos que, na verdade, nós que fomos libertos de nosso próprio cárcere mental
A maior morte em vida é conduzida pelo esquecimento dos injustos diante do imaginável que não fizemos, de tão grave e abominável, a ninguém e a nada.
Ela parece imperturbável. Tem o olhar de uma mulher que pode compreender e perdoar tudo. Seu rosto é como um mar calmo, de cujos abismos ninguém poderia suspeitar.
" Nessa noite triste eu penso o porque eu magoei você, vem uma dor que parte meu coração e fico inquieto querendo achar uma forma de ser merecedor do seu perdão"
Sou daquele tempo bom em que a gente tinha medo de ferir a quem amávamos. Pais, cônjuge, irmãos de sangue e de fé... A gratidão não era seletiva mas obrigatória a todo que nos fizesse bem: 'Como é que se diz?' Indagava mainha. 'Obrigado.' Eu respondia. As palavras eram medidas, o perdão era lógico.Hoje, me esforço pra não esquecer, pra não ficar igual a maioria.
Você não esta aqui pela primeira vez. Esteja preparado para se redimir com as pessoas, de todo mal que praticou nas existências passadas. Uma dose de perdão faz uma enorme limpeza no seu interior.
Perdoar é um ato de libertação e amor por si mesmo, pois se compreende que o mal sofrido é ruim de fato para o seu próprio agente.
“Culpar é muito fácil, não seja apressado. O mais difícil é desculpar. Então peça desculpas e seja desculpado”.
"Não há maior acusador que nossa consciência. Da mesma forma e intensidade que acusa, liberta. A diferença está no ouvir; a nossa, ou a das massas. Uma vez retratada, liberta está."
O fato de perdoar não obriga você a comer lavagem o resto da vida! Você não precisa pagar por um erro que não cometeu.
A culpa costuma andar ao lado da autopiedade. Quem sente culpa e não consegue se perdoar, desenvolve em si mesmo a autopunição e, então, começa a sentir piedade de si mesmo, por estar nesta situação. Sentir culpa e piedade de si mesmo é, muitas vezes, um movimento de fuga. É mais fácil sofrer e se sentir um coitado, do que tomar nas mãos a responsabilidade por construir a própria felicidade, pois isto só acontece com esforço pessoal.
Se você não sabe perdoar, renunciar, refletir, escutar, ser presente, dialogar... Você nunca saberá o que é amar.
Que a magia do Natal, o sentimento de libertação, amor e compaixão de Jesus invada os lares irradiando amor, perdão, harmonia, felicidade e gratidão pelo dom da vida!
Suas ofensas representam a luta no seu íntimo e por isso não as reconheço como sua verdade para mim.
Quando aqueles que lhe amam ou lhe respeitam te vêem confortavelmente lhes ofendendo, elas então podem decidir se continuam ou não lhe querendo bem. Se optarem pelo bem, então elas são mais fortes que você.
Não ter medo de reiniciar quantas vezes forem necessárias e sempre aprendendo cada vez mais, isso é maturidade e humildade dando enfase a simplicidade de vida e nunca se deixar envolver pelo orgulho, arrogância, avareza e vaidade, ter em mente seus limites e ter responsabilidade, aceitar a verdade dos demais e dar o devido valor de um perdão e ter gratidão no coração. Só um bom aprendizado ministrados pela experiencia, persistência e fé fazem e tornam um homem digno de verdade e o faz crescer de fato em todos os aspectos.
O nosso propósito aqui na Terra é amar não odiar, perdoar não guardar rancor. Estamos aqui numa grande escola que chamamos de Vida.
