Poesia de Alegria
Soneto 3
Amor que queima em chama incandescente,
Que traz alegria, cuidado e tanto zelo,
Adrenalina intensa e um doce apelo,
Mas falta paz no peito, permanente.
És tudo o que desejo, fogo ardente,
Carinho que me envolve em terno selo,
Porém, não tenho paz no nosso enredo,
E a alma se debate, descontente.
Parto, pois preciso do sossego,
Embora meu amor por ti me inflame,
Sem paz, não há futuro que prospere.
Que o tempo cure a dor deste desapego,
E, em memórias, reste só o que é sublime,
Pois o amor, sem paz, não se profere.
Percurso
pelo caminho, há chegadas e partidas
o fim é só o fruto do presente
buscar alegria no futuro ausente
é como partir
e nunca perceber os pedaços do caminho
tão importante quanto chegar no ponto final
é desfrutar cada instante, tão somente
ir coletando as pistas na beira da estrada
sobrevoando as alturas
as descidas
as pisadas
uma a uma
dançando como se não houvesse outra música
porque não há
se reconhecer na multidão
é como juntar as palavras de um poema.
do livro 'Entre' de Bianca Rufino.
Na infância a alegria de brincar me contagiava.
Eu ria ,caía ,corria e chorava
Eu brincava com tudo que achava
O sorriso saia e a felicidade brotava
Com os pés descalços, na terra pisava
Brincava de pega pega e ninguém me pegava
Com os brinquedos brincava
Bagunças fazia e depois apanhava
A noite chegava e logo eu dormia
Ansioso ficava para a chegada de um novo dia.
Agora eu não sei o que me aconteceu, me tornei frio, infeliz.
O que me aconteceu?
Minhas incertezas e confusões tem machucado pessoas importantes na minha vida. Além de afastá-las e deixá-las com dúvida de o por que eu ser e agir assim.
Eu não quero mais magoar ninguém, quero ser alguém que espalha alegria, que contagia, provindo atitudes positivas de coração.
Uma coisa eu tenho certeza, é que sou um menino sonhador que quer ser o reflexo de muita gente, espalhando a boa magia da infância.
Quero ser alto astral e espalhar gargalhadas de felicidade.
DIONE:
D- Dia de muita alegria
I- Imbuída de maestria
O- Originalíssima em simpatia. N- Neste novo ciclo e nova passagem,
E- Eis aqui minha homenagem.
WIVIANNY:
V- Vivificante na missão,
I- Intensa de coração;
V- Vivência de alegria,
I- Indispensável sua companhia;
A- Amiga de caminhada,
N- Não cansa na jornada;
N- Notável na liderança,
I- Incrível sua perseverança.
Bom dia minha pessoa favorita, desejo um excelente dia pra você cheio de alegria e harmonia.
Te amo meu bem.
Hoje se encerra um ciclo de 365 dias e amanhã começa um novo, novo ciclo de alegria, amor, esperança e tranquilidade.
Renasce uma nova versão minha com novas metas e objetivos.
Com um novo brilho no olhar aprendendo com as outras versões do passado e do futuro que continuam por vim.
Celebrando a Vida: A Alegria de um Aniversário
Aniversários são marcos especiais na jornada da vida, uma oportunidade para refletir sobre o passado, celebrar o presente e se preparar para o futuro. É um dia que nos lembra do dom precioso que é a vida e das infinitas possibilidades que ela oferece. Para muitos, é também um momento de gratidão, uma chance de agradecer por mais um ano de experiências, aprendizados e memórias.
A celebração de um aniversário pode ser tão única quanto a pessoa que está sendo homenageada. Algumas pessoas preferem uma festa grande com amigos e familiares, enquanto outras escolhem uma comemoração mais íntima ou até mesmo um tempo para si mesmas. Não importa como escolhemos celebrar, o importante é reconhecer e apreciar o caminho que percorremos e as pessoas que tornaram nossa jornada valiosa.
Ao olhar para trás, podemos ver como crescemos e mudamos, como superamos desafios e como nossas experiências moldaram quem somos hoje. E ao olhar para frente, podemos sonhar com o que ainda está por vir, estabelecer novos objetivos e aspirações e continuar a escrever nossa própria história.
Então, aqui está um brinde à vida, à alegria e à esperança que cada aniversário traz. Que este novo capítulo seja repleto de amor, felicidade e sucesso.
Feliz aniversário!
Triste
Eles diziam, Basta viver, Um dia após outro dia.
Onde guardaram minha alegria?
Vivo a doer, de noite, e de dia.
No peito, o coração arde, quanto pesa a realidade?
Nos teus olhos, reencontrei o brilho das estrelas, outrora esquecidas;
No teu sorriso, a alegria que a vida me havia tirado;
Em teu abraço, o apoio firme de uma torre outrora caída;
E em teu amor completo, redescobri os motivos para amar a vida.
Fazemos da tristeza uma alegria, invertemos para não nos invertemos e viramos invertidos.
E deixamos os erros seguir em frente acumulando, décadas após décadas e gerações após gerações.
Fazemos do pior o nosso melhor sem se importar com o nosso melhor fazendo o pior.
Há dias de alegria,
E dias de frustração,
Dias de harmonia,
E dias de solidão.
Há dias coloridos,
E dias sem cor,
Dias bem vividos,
E dias de dor.
Há dias de sonho,
E dias de incerteza,
Dias de riso risonho,
E dias de tristeza.
Mas são apenas dias,
Passagens do coração,
Que não definem nossas vidas,
Nem moldam a nossa canção.
Nossa história é grandiosa,
Muito mais que uma parte,
Somos vida, somos prosa,
Somos pura obra de arte!
Por Edgar Magalhães, in tentativas.
Foto/ Imagem: J. CAMOTO.
04/09/2024.
Tem muito mais alegria
e no Alqueva um bom iate
quem assiste à cantoria
com mil sopas de tomate.
I
Vê-se o tempo a manobrar
nesta louca embriaguez,
vai-se o dia, chega um mês
e o tempo custa a passar...
Com a cabeça a divagar
nesta dura antinomia,
vai-se o mês, vem mais um dia
da nossa sobrevivência,
e quem come a paciência
tem muito mais alegria.
II
A medida do telhado
faz a porta da entrada,
e em cada assoalhada
o tamanho é limitado...
O sofá é mesmo ao lado
de onde havia chocolate,
num pequeno escaparate
resta o jogo dos milhões
onde compra as ilusões
e no Alqueva um bom iate.
III
Santas casas portuguesas
solidárias nas esmolas,
dão aos pobres das gaiolas
o que sobra das riquezas...
São luxúrias, são pobrezas
desta vã egolatria,
onde tudo se esvazia
numa ordem movediça,
e tolera a injustiça
quem assiste à cantoria.
IV
Todos cantam em voz alta
o que diz A Portuguesa,
vê-los juntos é uma beleza
nessas luzes da ribalta...
Que se anime toda a malta
sem princípios de debate,
e o convívio é um biscate
desigual e pouco humano,
que se farta todo o ano
com mil sopas de tomate.
Te amarei em cada reencarnação,
Na dor, na alegria e na escuridão.
Mesmo que a terra pare de girar,
Que as águas dos oceanos sequem,
Ou até mesmo que as estrelas parem de brilhar,
Eu nunca vou te esquecer
O JOVEM POETA
O poeta traz alegria,
O poeta traz a tristeza,
O poeta quando se expressa,
espanta até a fraqueza.
Quando se sinto só, se expresso
através de letras,
A cada palavra escrita, sinto uma
grande leveza.
Minha mãe sempre me disse,
meu filho não se esqueça,
Se expresse com amor, e esqueça a fraqueza.
Com um pouco de dificuldade,
Poeta se transformei,
E olha onde eu estou hoje,
rimando para vocês.
Por isso que eu te digo, siga
em frente com louvor,
Ultrapasse sua dificuldade,
e se torne um vencedor.
Onde alegria pereceu
Meu coração por ti bateu
Chuva nenhuma caiu
Mas meu amor por ti surgiu
Lugar em que sol nem cresceu
Meu romance nasceu
E contigo ele fugiu
Então meu coração triste se partiu.
SETEMBRO AMARELO
Mês que merece atenção
Muitos vivendo sem alegria
Caminham vagando na vida
Precisando de proteção.
Vidas amarguradas
Num silêncio vazio
Perdendo a vontade de lutar
Feito almas penadas.
Muitos seguindo sem norte
Angústia corroendo o pensamento
Necessitando de uma palavra
Do ombro de alguém mais forte.
Estenda as mãos tente ajudar
Muitos só encontram críticas
Vivendo a própria sorte
Acham que o caminho é se suicidar.
Pessoas caladas merecem atenção
Não deixe a angústia vencer
Uma boa conversa ajuda
Amor é a solução.
Autoria Irá Rodrigues
Fé, felicidade, sonho, esperança, acreditar, viver, amar, paz, risos, alegria... para nós!
Flávia Abib
e vendo meu sorriso pela manhã,
que eu percebo a noite...
que a alegria que sinto apenas esfria meu coração
e congela a minha alma
