Poemas Vinicius de Moraes Patria minha
Pra poupar meu coração sempre amei com minha mente, agora é diferente: penso em você com meu coração!
A minha maior confusão é amar sem saber por quê?
Se arriscar sem me convencer, mas ainda sim fazer tudo por você;
Me apego no conforto do silencia, onde deixo minha tumultuada vida suburbana. Deixo também meus desamores, que embora poucos, incomoda. Então, ponho aquele som avassalador do Led zeppelin e entro logo em transe, algo orgástico! Ai pego meu violão e faço um show a parte, somente eu e as moscas da cozinha que se acumularam depois de quase uma semana de vasilhas sujas! Vem então a primeira dose, aquela dose! Um cigarro aceso, pensamentos longes, coisas de infância mesmo! onde a responsabilidade nem existe, ainda longe de nascer! Mais tarde já nem existe mais o EU, e sim as viagens que me transcendem aos lugares visitados pelos pensamentos! Sono? nada, somente a saudade, por fim, estou embriagado e me sinto mais vivo, todas as minhas inibições bobas, coisas que nem precisavam ser ocultadas se libertam! Ai sim, sei que estou vivo, feliz e contente com as alegrias das pessoas que gosto, que por sinal são muitas viu! Agora mais que tudo me recolho totalmente entorpecido pelo álcool e regozijo meu corpo na quente cama enrolado em meus lençóis! Viver bem nunca foi meu lema mesmo! E sim viver!
Lembranças… Apenas lembranças… Mas que corroem minha mente e pegam a maioria do meu tempo. Lembranças de momentos que nunca mais irão acontecer novamente. São apenas lembranças que não consigo tirar da memória.
Tantas coisa pra dizer, mas não consigo dizer. Queria poder por um instante ficar cm a minha mente limpa
Não sei de que lugar vem esse vazio estranho, e que por vezes contamina a minha alma... Uma sensação de ser uma pessoa sozinha, que pesa, incomoda, dói... Um sentimento estranho de tentar ser tanto e não ser nada... De tentar alcançar tudo e ter braços curtos...
"Tu és a energia que dá sentido à minha vida. És o reflexo da beleza que potencializa a minha força. És a sensibilidade que complementa a minha inteligência. És a síntese da sedução que o universo me ofereceu como complemento. Em ti me realizo. Por ti todas as guerras. A ti todas as minhas oferendas" (O Mentor Virtual)
“Eu chorei porque precisava de colo, porque precisava te mostrar a minha fragilidade escondida no meu mau-humor.albergue de juventude”
Você esta longe mas talvez por estar sempre em minha mente, sempre ao me deitar, vou r te reencontrar nos meus sonhos. Talvez eu tenha transformado você em algo real em mim. Minha realidade ilusória. E apenas lá eu posso te ter, somente lá é onde posso te tocar mais do que com simples toques. Lá é onde meu coração alcança o teu, onde não há distância que nos separe. Antes de tudo gostaria de te pedir já que eu não posso te abraçar esta noite deixa eu sonhar com você? Pelo menos até poder te trazer dos meus sonhos, para minha vida.
Um dia me perguntaram qual era o beijo perfeito, foi simples a minha resposta; O beijo perfeito é aquele que ainda ei de realizar contigo.
Acredite minha cara jovem nada é para sempre, tudo irá se desgastar um dia. Não aceitar isso é como não ver o rumo da vida.
Meu corpo negro, a minha massa celebral cinzenta, meu sangui vermelho, meus cabelos curtos e com os meus olhos castanhos-escuro, consigo ver a vingança da pobreza na minha urbe
Jamais serei fiél na minha vida porque a fedelidade nas mulheres só faz-se sentir na primeira semana do namoro.
Tão é assim, no dia que você tiver moral para criticar a minha vida, as minhas acções, as minhas conversas e o que faço ou deixo de fazer, não se preocupe, eu te aviso! Até lá, pensa que talvez eu não digo nada a você, porque você não diz nada a mim. E isso não te dá o direito de me criticar, apenas de me esquecer.
Quero você por toda minha vida.. Quero mostar pra você o que tenho pra te falar.. Quero te amar, e viver com você uma história de amor.. Não é imaginação.. É um desejo do meu coração.. Quero você na minha vida, nos meus dias..
Você tem sua vida, eu tenho a minha, mas olha só a loucura, a gente tem a nossa vida também, paralela a tudo isso. Você fica com essas meninas sem graça por aí e continua sendo meu. Isso é bonito, mas é triste, porque não é fácil dividir você, como se fosse algo sem valor. Mas também não seria fácil a gente assumir um compromisso e se afundar nessas cobranças, mentiras e desconfianças dos namoros por aí. Faz falta uma certeza sobre nós, mas não sei ao certo se isso ia ser melhor pra nossa relação. A gente se vê quando dá tempo, quando dá pra ser, fala o que conseguir. E é isso que todo mundo vê, a gente se vendo num fim de noite, num fim de mês, sem trocar confidências. Mas se eles pudessem sentir meu corpo quando tá perto do teu, se fossem invadidos pelos seus olhos como eu sou, também não iriam conseguir falar muito ou tirar maiores conclusões. Iam só sorrir e entender porque, apesar dos pesares, eu continuo sendo sua, quando a vida me deixa te ter um pouquinho. E esse pouquinho, pode acreditar, me faz mais feliz do que todo o resto do tempo que eu passo sem você. Sem gaiola, sem coleira, só você, eu e uns carinhos.
Quando eu transbordar, traga-me papel e caneta para enxugar minha verborragia em linhas e pontuação informal.
Pois é via escrita que estanco o que já não cabe em mim, então deixe meu coração sangrar.
Em cada parte da minha casa há pedaços flutuantes do que me compõe, ao sair, unifico em mim cada objeto que me decora, formando-me na neurose ambulante que a vizinha ver passar.
Na minha concepção todo mundo faz freestyle, todo mundo faz improviso todos os dias, não necessariamente rimando as palavras, mas "rimando" as atitudes, porque todos os dias você tem de se dobrar e desdobrar pra levar a vida bem, pra escapar das armadilhas e situações que podem te prejudicar, na minha opinião mais sincera freestyle de verdade é VIVER.
