Poemas sobre Tolerância

Cerca de 725 poemas sobre Tolerância

Aquele que não pratica tolerância, só ouviu falar de amor, ainda não o conhece.

Inserida por AmeliaMariPassos

Uma das características fundamentais do amor é a tolerância, nem tudo aceitamos no outro, nem tudo o outro aceita em nós, mas no final da contas o que fica do amor é a soma.

Inserida por netomontana

Quando o assunto perde a graça, ultrapassa o nível de tolerância e sobe o nível de seriedade, eles correm! Ridículos!

Inserida por kamorra

⁠Um gesto de tolerância por dia se torna hábito. A tolerância torna você numa pessoa pacífica. Ser pacífico torna você uma pessoa forte.

Inserida por anna_flavia_schmitt

A tolerância depende de todas as vias e alturas, e sobretudo, do entendimento do espaço e aceitação que outro não tem o mesmo grau de compreensão que o teu

Inserida por anna_flavia_schmitt

A tolerância não era o que deve ser: a virtude revolucionária que consiste na convivência com os diferentes para que se possa melhor lutar contra os antagônicos.

Paulo Freire
Pedagogia da esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
Inserida por Heriberto

Sem certas qualidades ou virtudes como amorosidade, respeito aos outros, tolerância, humildade, gosto pela alegria, gosto pela vida, abertura ao novo, disponibilidade à mudança, persistência na luta, recusa aos fatalismos, identificação com a esperança, abertura à justiça, não é possível a prática pedagógico-progressista, que não se faz apenas com ciência e técnica.

Paulo Freire
Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

Quem tem a inclinação e o hábito de submeter secretamente a conduta dos outros e em geral também as suas ações e omissões a uma atenta e severa crítica, trabalha na verdade em prol da própria melhoria e do próprio aperfeiçoamento, pois possui o suficiente de justiça, ou de orgulho e vaidade, para evitar o que amiude censura com tanto vigor. Em relação aos tolerantes, vale o oposto, como diz Horácio: HANC VENIAM DAMUS PETIMUSQUE VICISSIM, quer dizer, "concedemos esta liberdade e a solicitamos igualmente. (218)

As democracias funcionam melhor – e sobrevivem mais tempo – onde as constituições são reforçadas por normas democráticas não escritas (...): a tolerância mútua, ou o entendimento de que partes concorrentes se aceitem umas às outras como rivais legítimas, e a contenção, ou a ideia de que os políticos devem ser comedidos ao fazerem uso de suas prerrogativas institucionais.

Se sua consciência for de uma pessoa tolerante, então suas ações no mundo físico refletirão essa tolerância.

O fato de estarmos com a razão não nos dá o direito de atacarmos e sermos cruéis.

"Ao passo que uma seita intolerante não possui pretexto para reclamar de intolerância, sua liberdade deve ser restringida somente quanto os tolerantes, sinceramente e com razão, acreditam que sua própria segurança, e daquelas instituições da liberdade, estão em perigo."

É preciso encontrar a fonte da energia que transforma, valoriza, entusiasma e nos dá alegria de viver.

Tenho observado um verdadeiro paradoxo na lutas das minorias da sociedade e de seus simpatizantes : usa-se da intolerância em defesa da tolerância às suas causas.

Tudo passa. As razões são as mais diversas na dança da vida. Tire um bom proveito de cada situação e tente tolerar os acontecimentos adversos.

"Quando passamos a tolerar os defeitos alheios, as qualidades destes nos parecem a cada dia mais reluzentes."

O que melhor define a lei de Cristo é a caridade, e esta caridade a praticamos de verdade quando toleramos por amor o peso dos irmãos.

Gratidão não é simplesmente o fato de agradecer. A gratidão é o ato de reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe trouxe algum benefício para o seu bem. A gratidão é uma emoção, que envolve um sentimento de dívida emotiva por outra pessoa. Aprendi o silêncio com os faladores, a tolerância com os intolerantes, a bondade com os maldosos e, por estranho que pareça, sou grato a esses professores.
Quem acolhe um benefício com gratidão, paga a primeira prestação da sua dívida.

O mundo jamais vai pensar igual. E também não precisa pensar igual para viver em paz. Basta que os desiguais concluam que a diversidade é que os torna mais ricos, pois que só assim cada parte acrescenta o entendimento que a outra ainda não tem.

“Suporto a adversidade e sou tolerante a ela, mas não admito àqueles que insistem na ignorância”.

Inserida por cassia_guimaraes