Poemas sobre Virtude
Existem certos momentos em que reconhecer um erro, é a maior de todas as virtudes...O acerto tras o sucesso ... o erro tras a evolução
Oportunidades para fazer o bem encontramos dezenas de vezes ao dia. Fazes o que deves; terás o que procura. Qual é o limite da sua virtude? Para refletir!
Ser surpreendido é conhecer metade do mundo e encontrar a pessoa mais repugnante e peçonhenta em sua própria família. Uma pessoa pode dissimular bons hábitos e ter outros ainda muito piores. Uma lição. Evite a afoiteza, pois a prudência é o olho de todas as virtudes.
As pessoas que se esforçam para exercitar as virtudes estão sempre buscando analisar as questões da vida de uma forma profunda, existencial, tendo como resultado maior produtividade, esperança, entusiasmo e realização, pois sabem como se comportar diante das experiências-desafio da vida.
Tudo quanto o ser humano realize produz efeitos morais. Quando ele está bloqueado pela força do ego, os efeitos morais não alcançam a profunda realização e ele, então, não sente o sentido da vontade de Deus. Aprofunda, com isso, a ausência de sentido existencial.
Somos convidados a transmutar os sentimentos egoicos gradualmente, por meio do exercício das virtudes que trazemos ínsitas no Ser Essencial que somos, de modo a produzir sentido em nossas vidas.
A prática das virtudes é fruto da vontade do Ser Consciente que decide por se entregar amorosamente à verdade que traz em si mesmo, que o convida a agir, cumprindo o código moral de leis que existe em sua consciência.
Sujeitos a errar, todos nós estamos e consequentemente cometemos erros, mas reconhecer e o erro e adquirir aprendizado, é uma virtude.
A evolução do ser humano acontece a partir de um processo de autoconsciência, no qual ele toma a decisão de praticar virtudes que lhe tornam a vida repleta de sentido existencial.
Quando você toma a decisão consciencial de evoluir pela prática das virtudes mobiliza a vontade e abre espaço para emergir em si o Ser Consciencial, ou seja, o Ser que resolve por se tornar plenamente consciente de que a sua felicidade será construída por ele mesmo.
Apresentamos como modelo de virtudes para todos nós Jesus Cristo. Jesus é um pensador incomum, um homem de conduta transcendente. A sua posição no conceito da Psicologia Consciencial ultrapassa questões dogmáticas, teológicas, transitórias e territoriais.
Livro: Inteligência Consciencial - a conquista da autonomia da consciência
O CARATER “vem de berço”, pois desde os primeiros dias de vida demonstramos sinais de nosso caráter, sendo ele a base de nossa personalidade. A junção de todas as virtudes incorporadas resultam de certa forma no aperfeiçoamento do nosso caráter. O ideal é irmos nos apossando dessas virtudes desde cedo.
A fama e a infâmia são igualmente horriveis; pois quem tem fama teme perde-lá, e quem é infame sofre vexação. Quando o sábio compreende a virtude do Caminho do Meio, nisso ele se deleita.
O bom não precisa provar que é bom. O honesto, da mesma maneira, não precisa provar que é honesto. A autopropaganda enganosa cai bem ao sem a virtude da autenticidade.
Viver e sobreviver qualquer animal irracional consegue tal proeza, entretanto, desenvolver-se é uma capacidade anômala do homem. Todavia a realidade é que apenas alguns utilizam dessa virtude.
Intensidade extremada pode gerar danos e se tornar defeito, mas se controlar e usá-la de forma direcionada para cada momento, torna-se virtude.
Apesar das deficiências na moral e nas virtudes o homem tem um lado divino que precisa ser despertado.
A vontade de Deus emana ininterruptamente em todos os átomos da criação. Então, em nós existe a força da vontade de Deus e essa força está em nossa consciência, ínsita no código moral de leis a nos convidar a evoluir.
Livro: Inteligência Consciencial - a conquista da autonomia da consciência
Com o tempo aprendemos que reclamar não resolve, e que agradecer mesmo em meio às tormentas, é virtude
Os encrenqueiros normalmente são aqueles que têm resistido aos meios naturais que a vida providência para a estruturação da virtude, do equilíbrio libertador.
